Joomla! Discussion Forums



It is currently Sun Nov 08, 2009 8:09 am (All times are UTC )

 





Post new topic Reply to topic  [ 6 posts ] 
Author Message
Posted: Tue Jun 19, 2007 2:51 am 
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Offline

Joined: Sat Aug 05, 2006 7:45 pm
Posts: 147
Bom, estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.


Tudo o que aprendi até hoje de FTP, Criação de Banco de Dados, instalação de CMS, Fóruns, alterar css e etc, foi mexendo e tirando dúvidas em fóruns como esse daqui.


Bom a minha dúvida agora é:

Tem como eu mandar o arquivo de instalação do Joomla zipado (ou nas extensões tar.gz ou tar.bz2 ou zip), e descompactar dentro do servdor.

Pergunto isso, porque estou intalando o Joomla 1.5, para ir me habituando com ele, porém o "bicho" descompactado é 10 mb. Bastante perto do 1.0.12 que são apenas +ou- 5 mb.
Via Filezilla, vai demorar "pra dedel" descompactar no micro e depois mandar descompactado, mais se não tiver outro jeito....

Na verdade já estou upando para o servidor descompactado mesmo, mais seria mais uma coisa que irei, ou iremos aprender.


Aguardo Respostas.
Obrigado. :)


Last edited by bigodines on Tue Jun 19, 2007 10:24 pm, edited 1 time in total.

Top
  E-mail  
 
Posted: Tue Jun 19, 2007 4:39 am 
User avatar
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Offline

Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Posts: 1676
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
O modo mais prático e mais seguro, sem sombra de dúvidas, é realmente fazer o upload de um arquivo ÚNICO para o servidor, e, então, descompactar dentro desse. Fazer o upload de arquivo por arquivo, separadamente é complicado. E explico. Quer você tenha uma discada  de 56k e ache que sua conecção é ruim, não vá acreditanto fielmente que é só com uma conecção de alta velocidade vai conseguir facilitar sua vida. Vou citar meu exemplo:

Tenho virtua 4mb, que apesar do downmload de 500kb/s, só upa a 60~70k, mas é custo benefício para quem tem a chance de morar em uma cidade que tem isso a menos de 100 reais/mês. Caso eu descompacte localmente, e o passe arquivo por arquivo, como o meu host, assim como da maioria dos mortais, fica nos EUA, a velocidade de banda é grande, conseguindo downloads de uns 300kb/s traquilo por tread, mas a latência do servidor é que tira um pouco a paciência. Por exemplo, é estupidamente mais rápido a conecção da minha casa direto com o servidor do Depnartamente de Eng. Química da UFRGS, que fica em PoA mesmo, e, mesmo não tendo uma banda tão violenta quanto um servidor fora do país, sua latência é estupidamente menor [ lógico] mas ainda assim, em, qualquer dos casos, tem-se essa latência, e isso tira do serio qualquer um. Aliás, se você faz várias treads, ou tem a sorte, pode ter alguns arquivos corrompidos, dai vai resolver bugs que você mesmo criou por besteira!

A melhor forma, ao meu ver, é upar um arquivo único, e descompacta-lo no servidor. Com isso a latência pouco imoporta, e, caso tenha algum erro na trasferência, o próprio descompactador pode acabar acusando, o que é uma segurança a mais.

Por SSH


Use um programa como o Puttypara acessar via SSH seu servidor. Com isso, você tera acesso completo via linha de comando. Isso é excelente, e vai suprir necessidades que não conseguiria por FTP. Nele, digite para arquivos com a extenção .tar.gz:

Code:
tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz

E ele vai descompactar automaticamente o conteúdo. Prefiro tar.gz por questões de boa velociadade de descompressão e tamanho mais eficiente que zip. Use um programa como o Izarc para compactar nesse formato

Via Cpanel

O Cpanel tem uma função de descompactar ZIPs. Dê uma procurada. Ela eventualmente dá erros para arquivos grandes.


Obs.: Tenho a impressão que tem alguns sites ou scripts que fazem um programa de ftp rodar dentro no navegador, só que como cpanel podem dar erros ao descompactar arquivos grandes, ou simplesmente parar no meio do caminho e não dar mensagem de erro. Use por conta e risco, mas é uma alternativa para quem não tem acesso via SSH ao servidor.

_________________
Emerson da Rocha Luiz - Moderador do Fórum
http://twitter.com/fititnt
FÓRUM PT: FAQ Joomla: #144443 | Regras: #3603
Blog para desenvolvedores Joomla!: http://www.fititnt.org


Top
  E-mail  
 
Posted: Tue Jun 19, 2007 6:39 am 
User avatar
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Offline

Joined: Sat Sep 03, 2005 5:58 am
Posts: 501
Location: Sao Paulo, Brazil
além de tudo que o fititnt disse, o mais importante: o seu servidor deve oferecer a opção de descompactar no servidor.

_________________
Quem não deve.... não teme! ;)


Top
  E-mail  
 
Posted: Tue Jun 19, 2007 2:04 pm 
User avatar
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Offline

Joined: Thu Aug 18, 2005 11:10 am
Posts: 2135
Location: Floripa, Brazil
resumindo:
se teu servidor der acesso ssh (e rodar linux) vc pode enviar pra lá (usando ftp ou o próprio scp) e usar "tar xzvf arquivo.tar.gz" e pronto.

[ot]meu deus.. se eu tivesse 4mb de link e downloads a 500kb/s eu acho que morreria.[/ot]

_________________
Matheus Teixeira Mendes
http://www.bigodines.com/blog || http://www.joomla.com.br/


Top
  E-mail  
 
Posted: Tue Jun 19, 2007 5:12 pm 
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Offline

Joined: Sat Aug 05, 2006 7:45 pm
Posts: 147
Galera muito obrigado!!!!! :D

Olha, usar essa putty eu não consegui, mais deu certo pelo gerenciador de arquivos do próprio servidor.

Agora sim o serviço vai render.

Ontem fiquei 20 min para mandar os arquivos já descompactado.
Hoje fiz um teste mandando o zip e descompactando dentro do servidor, 3 min. eheheheheheh.

Obrigado por sanar minha dúvidas mas uma vez :laugh:

Qualquer coisa estou a disposição. 8)


Top
  E-mail  
 
Posted: Tue Jun 19, 2007 11:26 pm 
User avatar
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Offline

Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Posts: 1676
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Bem nessa. Acabei de upar dois joomla a8e por servidor arquivo por arquivo, e, independende da internet, demorou mais que 20 minutos, ainda que eu estivesse baixando outras coisas mas sem forçar no up.

Não fiz via ssh porque por algum motivo, depois que mexi em algumas coisas, parece que meu ip caiu em uma lista negra qualquer e eu não conzseguia NEM renovar um livro de GD da bilioteca. Só pro proxy pra acessar algo em abaixo de ufrgs.br. Vai entender. Por via das duvidas foi no jeito tradicional pq tenho algumas cosias que tem certa urgência de serem feitas.


[off]Cara, eu estudo, tenho dois ou mais empregos ao mesmo tempo ( acho que aprendi com o os medicos de um dos trabalhos) e não tenho tempo pra nada. Mas, uma das coisas que certamente gosto de PoA é a internet VIOLENTA. a Pouco mais de um ano atrás era só na discada e olhe lá. Pelo menos naquela época minha discada era boa. Conseguia maravilosos seeeeete cááááá de down!
bigodines wrote:
[ot]meu deus.. se eu tivesse 4mb de link e downloads a 500kb/s eu acho que morreria.[/ot]

Podem rir, mas, se tivesse que desistir de morar em PoA ( vide: internet violenta a menos de 100 reais) e ter que namorar ou casar com alguém de fora... bem, acho que eu ao menos pensaria duas vezes XD [/off]

_________________
Emerson da Rocha Luiz - Moderador do Fórum
http://twitter.com/fititnt
FÓRUM PT: FAQ Joomla: #144443 | Regras: #3603
Blog para desenvolvedores Joomla!: http://www.fititnt.org


Top
  E-mail  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 6 posts ] 

Quick reply

 



Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Jump to:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group