ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Moderator: ariadneduvessa

Locked
overspeedy
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 7
Joined: Fri May 22, 2009 2:22 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by overspeedy » Fri May 22, 2009 2:48 pm

Boas,

Antes de mais parabéns pelo componente.
Instalei o componente e não deu erros.
O problema é que já dei todas as voltas que achei possível e por mais permissoes que meta todos os utilizadores registados veem o conteúdo.

Alguém me pode ajudar por favor?
Já vi mais gente com o mesmo problema mas nenhuma resolução.

obrigado

Vanio Fortes
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 36
Joined: Thu Mar 19, 2009 7:12 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by Vanio Fortes » Fri May 22, 2009 2:56 pm

Olá,

Não sei se entendi bem ou se esse componente serve pra algo que preciso. Preciso:

No meu site Joomla 1.5.10 tenho várias sessões e categorias. Elas são disponíveis pra todos verem no site. Todos os usuários precisam visualizar o conteúdo do site.

O conteúdo do site é separado por sessões e categoria para notícias e artigos dos departamentos da escola. Tudo precisa ser visível pro usuário.

Mas pra atualizar o site, preciso de uma opção que somente o usuário do departamento responsável pela categoria inclua novos artigos ou edite algum artigo, isto é, ele não pode fazer isso em outras categorias, só na qual ele é responsável.

Esse noixACL faz isso?

overspeedy
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 7
Joined: Fri May 22, 2009 2:22 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by overspeedy » Fri May 22, 2009 3:08 pm

overspeedy wrote:Boas,

Antes de mais parabéns pelo componente.
Instalei o componente e não deu erros.
O problema é que já dei todas as voltas que achei possível e por mais permissoes que meta todos os utilizadores registados veem o conteúdo.

Alguém me pode ajudar por favor?
Já vi mais gente com o mesmo problema mas nenhuma resolução.

obrigado

ou haverá uma forma manual de instalar o componente pq não vejo ficheiros no /components/com_noixacl


obrigado

sbruni
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Thu May 21, 2009 7:37 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by sbruni » Tue May 26, 2009 6:16 pm

Vocês sabem me dizer se esse componente permite acesso apenas a visualização e não edição?

Meu site terá 4 tipos básicos de usuários:
> admin (o administrador que existe no JOOMLA!)
> visitantes (acesso a todos os artigos públicos)
> alunos (acesso a todos os artigos públicos + artigos para alunos sem permissão de edição)
> professores (acesso a todos os artigos públicos + artigos para professores sem permissão de edição + artigos para alunos sem permissão de edição)

frdelucia
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Tue May 26, 2009 6:37 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by frdelucia » Tue May 26, 2009 7:01 pm

Amigos,

Estou entrando em "parafuso" e já não sei o que fazer para funcionar corretamente o NOIXACL e sendo assim, venho pedir ajuda de vocês. Eu acredito que este seja uma excelente extensão e que complementa e dá mais força para a utilização do joomla, mas acho que o placar está:

NoixACL2.5beta 1 x 0 Frdelucia

Eu criei a seguinte estrutura:

|-Seção 1
|---- Categoria 1
|-Seção 2
|---- Categoria 2

Criei os seguintes usuarios:
|-user1
|-user2

No Noix criei em Manage Groups:
|-grupo1 (composto pelo user1)
----disse que este grupo só pode acessar a seção1 / categoria1
|-grupo2 (composto pelo user2)
----disse que este grupo só pode acessar a seção2 / categoria2

Porém nos testes que realizei, o user2 consegue postar artigos tanto na seção1 quanto na seção2 e no meu entender isso não deveria acontecer. O mesmo acontece com o user2.

Eu já tentei de tudo!!! Há quase uma semana estou instalando e desintalando diversas vezes tanto o joomla quanto o noixacl-2.0.5beta e não obtive resultado. Já não sei mais o que fazer e não sei onde estou errando.

Estão instalados:
- com_noixacl2.0.5beta.zip
- plg_system_noixACL.2.0.8.zip
- AdapterAccess1.5.1.zip

Algumas informações adicionais:

- Database Version: 5.0.67-community
- Database Collation: latin1_swedish_ci
- PHP Version: 5.2.5
- Web Server: Apache/1.3.41 (Unix) PHP/4.4.8 mod_log_bytes/1.2 mod_bwlimited/1.4 mod_auth_passthrough/1.8 FrontPage/5.0.2.2635 mod_ssl/2.8.31 OpenSSL/0.9.7a
- Web Server to PHP interface: cgi
- Joomla! Version: Joomla! 1.5.10 Production/Stable [ Wohmamni ] 27-March-2009 23:00 GMT
- User Agent: Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 7.0; Windows NT 5.1; .NET CLR 1.1.4322; .NET CLR 2.0.50727; InfoPath.1)

Desde já muitissimo obrigado por qualquer dica.
Frdelucia

OBS: alguém sabe me dizer se este tipo de funcionalidade (determinação de acesso com níveis de permissão) será nativo no J! 1.6???

User avatar
wasilva
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Thu Apr 30, 2009 2:15 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by wasilva » Tue May 26, 2009 7:18 pm

frdelucia,

Primeiro verifique se os plugins "plg_user_noixacl" e "plg_system_noixacl" estão ativos.
Depois modifique as categorias e secões que voce quer controlar para tipo "registrado".

Lembre-se que os usuarios irão ver os artigos na tela de administração, mas terão seus acessos restringidos a esses artigos.

frdelucia
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Tue May 26, 2009 6:37 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by frdelucia » Tue May 26, 2009 7:45 pm

Olá wasilva.

Obrigado pela dica.. certifiquei-me de ter habilitado ambos os plugins "plg_user_noixacl" e "plg_system_noixacl".

Mudei a seção e categoria para "registrado" pois isso realmente não estava conforme indicou.

Fiz novo teste acessando o user1 e tentando incluir um novo arquivo no grupo2 e o sistema aceitou... para mim, user1 so pode incluir artigo no grupo1.

Veja algumas telas para ilustra a situação.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

frdelucia
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Tue May 26, 2009 6:37 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by frdelucia » Tue May 26, 2009 7:49 pm

opsss... faltaram 3 imagens...

Então wasilva.... analisando todas estas imagens e com toda sua experiência, onde posso estar pecando???? :'( :eek:
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by joomila » Tue May 26, 2009 10:22 pm

Oi pessoal, hoje postei novas versoes:

Adapater Access 1.5.2, AdapterContent 1.5.6 e plugin_system_2.0.9
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by pedrorenan » Wed May 27, 2009 5:44 am

Primeiramente, meus parabéns pela inciativa e pelo trabalho. Não cheguei a testar, mas é realmente pelo que vi faz o que promete.
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
wasilva
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Thu Apr 30, 2009 2:15 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by wasilva » Wed May 27, 2009 11:35 am

Bom dia joomila,
Oi pessoal, hoje postei novas versoes:

Adapater Access 1.5.2, AdapterContent 1.5.6 e plugin_system_2.0.9
Eu não consegui encontrar o AdapterContent 1.5.6
Last edited by wasilva on Wed May 27, 2009 11:42 am, edited 1 time in total.

User avatar
wasilva
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Thu Apr 30, 2009 2:15 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by wasilva » Wed May 27, 2009 11:41 am

frdelucia,
Olá wasilva.

Obrigado pela dica.. certifiquei-me de ter habilitado ambos os plugins "plg_user_noixacl" e "plg_system_noixacl".

Mudei a seção e categoria para "registrado" pois isso realmente não estava conforme indicou.

Fiz novo teste acessando o user1 e tentando incluir um novo arquivo no grupo2 e o sistema aceitou... para mim, user1 so pode incluir artigo no grupo1.

Veja algumas telas para ilustra a situação....
Tente apagar os grupos que você criou e os recrie com outro nome já com o tipo "registrado"

frdelucia
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Tue May 26, 2009 6:37 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by frdelucia » Wed May 27, 2009 12:53 pm

wasilva wrote:frdelucia,
Tente apagar os grupos que você criou e os recrie com outro nome já com o tipo "registrado"
Olá Wasilva,

Fiz isso e não deu certo. Vendo o post do Julio fui além, ou seja, fiz uma nova instalação do J! (1.5,10) com as novas extensões indicadas por ele ontem (26/05/09), exceto o AdapterContent 1.5.6 que também não consegui localizar.

Com esta nova instalação testei uma outra coisa e observei o seguite:
Agora me deparei com uma situação... notei que:
1- o user1 cria novo conteudo da secao1/categoria1 (isso está correto)
2- o user2 cria novo conteudo da secao2/categoria2 (isso estácorreto)
3- o user1 vê um artigo criado pelo user2 na secao2/categoria2 mas nao consegue editar (isso estácorreto)
4- o user2 vê um artigo criado pelo user2 na secao2/categoria2 mas nao consegue editar (isso estácorreto)
5 - o user2 CONSEGUE criar novo conteúdo na seção1/categoria1 (isso NÃO está correto pois somente user1 somente poderia publicar na seção1/categoria1).

Alguma sugestão? Será que o problema pode estar na atribuiçao do "parente group"? Vejam algumas imagens.

Abraços
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

User avatar
wasilva
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Thu Apr 30, 2009 2:15 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by wasilva » Wed May 27, 2009 1:06 pm

frdelucia,

Para encontrar o arquivo AdapterContent 1.5.6 acesse o link
http://extensions.joomla.org/extensions ... 10/details

Clique em "Download"
Clique no item de menu "Files"
Na lista de pacotes clique em "Adapters"

Eu vou tentar replicar os mesmos testes que você informou.

frdelucia
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Tue May 26, 2009 6:37 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by frdelucia » Fri May 29, 2009 6:05 pm

Olá wasilva,

Você teve tempo para replicar os mesmos testes que eu realizei? Se positivo, teve sucesso?

Abraços

User avatar
wasilva
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Thu Apr 30, 2009 2:15 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by wasilva » Fri May 29, 2009 6:12 pm

frdelucia wrote:Olá wasilva,
Você teve tempo para replicar os mesmos testes que eu realizei? Se positivo, teve sucesso?
Abraços
frdelucia,

Me desculpe mas não tive tempo; final de mês e ainda trocando sistema crítico, as coisas estão infernais por aqui.

Vanio Fortes
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 36
Joined: Thu Mar 19, 2009 7:12 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by Vanio Fortes » Tue Jun 02, 2009 1:41 pm

wasilva wrote:frdelucia,
Olá wasilva.

Obrigado pela dica.. certifiquei-me de ter habilitado ambos os plugins "plg_user_noixacl" e "plg_system_noixacl".

Mudei a seção e categoria para "registrado" pois isso realmente não estava conforme indicou.

Fiz novo teste acessando o user1 e tentando incluir um novo arquivo no grupo2 e o sistema aceitou... para mim, user1 so pode incluir artigo no grupo1.

Veja algumas telas para ilustra a situação....
Tente apagar os grupos que você criou e os recrie com outro nome já com o tipo "registrado"
Estou acompanhando para ver se atende o que preciso. Entendi que as categorias precisam ser registradas. Ok, mas os meus usuarios precisam ser registrados para lerem o conteudo. Existe alguma forma de todos os que acessam o site conseguirem ler o conteudo.

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by joomila » Thu Jun 04, 2009 9:55 pm

Postei um adapter novo. :) adapter de modulo
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by joomila » Thu Jun 04, 2009 9:56 pm

pedrorenan wrote:Primeiramente, meus parabéns pela inciativa e pelo trabalho. Não cheguei a testar, mas é realmente pelo que vi faz o que promete.
Valeu :)
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by joomila » Thu Jun 04, 2009 9:58 pm

Se alguem encontrar algum bug favor mandar email para [email protected]

lançarei uma versao nova do componente noixacl2.0.6 com alguns fixes..

acho que essa semana posto essa nova versão.
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

Vanio Fortes
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 36
Joined: Thu Mar 19, 2009 7:12 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by Vanio Fortes » Mon Jun 08, 2009 7:35 pm

Existe algum tutorial ou manual de instalação, configuração ou até mesmo um exemplo que mostre tudo o que pode ser feito com o componente.

Até o momento não obtive resposta sobre um item que preciso saber.

Ex: Tenho categorias e sessões que são todas no modo public para todos os internautas acessarem, mas no momento de adminitração, preciso apenas que determinado grupo de internautas conigam logar e realizar alteração em determinadas categorias do site, mas não em todo o site.

Atenciosamente,

User avatar
gnumax
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 42
Joined: Thu Aug 14, 2008 2:21 pm
Location: Salvador - Bahia
Contact:

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by gnumax » Fri Jun 12, 2009 2:46 pm

Olá,

Felicito a criação deste componente , pois um sistema de granulação de permissões aos conteúdos muito bom, a falta dos que nos trazem a versão 1.6 de Joomla.

Gostaria de saber se tem disponível os arquivos:

pt-BR.com_noixacl.ini
pt-BR.com_noixacl.menu

E aonde eu poderia baixar, pois não encontrei na web do projeto em JoomlaCode.org, por que eu gostaria de traduzir ao castellano (Espanhol).

Abraços

P.D.: Felicidades a Ronildo pela entrevista com Júlio, gostei de saber mais deste desenvolvedor de Joomla!

User avatar
wasilva
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Thu Apr 30, 2009 2:15 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by wasilva » Mon Jun 22, 2009 6:18 pm

Gnumax,
Você pode baixar os arquivos de link abaixo:

http://forum.joomla.org/download/file.php?id=58384

brunlopes
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 15
Joined: Fri Apr 24, 2009 5:49 am

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by brunlopes » Mon Jun 22, 2009 7:00 pm

Olá pessoal, estou com pequeno problema. Não estou conseguindo Adcionar Iten de Menu,quando tento aparece a mensagem: "You dont have permission to access", estranho se estou logado como Super Adm, já aconteceu isso com alguém?

Vanio Fortes
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 36
Joined: Thu Mar 19, 2009 7:12 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by Vanio Fortes » Tue Jun 23, 2009 5:57 pm

Oi, Julio

Vou testar pela primeira vez o NoixACL. Já escrevi antes aqui no forum, mas não obtive resposta. Não importa se é via front ou back, mas preciso que um determinado grupo de usuários atualize setores específicos do site. Ex: Julio atualiza a categoria notícias e o Vanio atualiza a categoria artigos da semana.

Só que a nível de front, tanto os artigos que o Vanio atualiza como as notícias do Julio são visualizadas pelo internauta, isto é, usuário não precisaria logar pra visualizar o conteúdo (não pode ser conteúdo restrito pra visualização do internauta).

Isso o NoixACL faz? Onde encontro tutorias e materiais.
Encontrei o site da NOIX e percebi que vocês são Brasileiros e dos vermelhos :) então bem que poderíamos como Brasileiros ter manuais e tutoriais em portugues.

Se o componente funcionar para o que preciso, posso ajudar fazendo os manuais, pois terei que fazer isso para alguns instutores que também irão usar a mesma solução.

Fico no aguardo de uma resposta.

Parabéns e obrigado.

marprado
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Fri Apr 10, 2009 9:46 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by marprado » Wed Jun 24, 2009 12:11 am

O noixACL é compatível com Joomla! 1.5.9?

marprado
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Fri Apr 10, 2009 9:46 pm

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by marprado » Wed Jun 24, 2009 12:41 am

Olá, instalei noixACL na versão 1.5.9 do Joomla com sucesso. Os pulgins e components estão habilitados.

1. Criei grupos para teste restringindo os direitos de cada grupo a uma categoria.
2. Na categoria dei acesso a tadas as opções de permission (trash,copy,move,unarchive,archive,unpublish,publish,save,edit,add).
3. Defini o parent group como public backend.
4. Associei um usuário diferente a cada grupo.

Dúvida: Quando o usuário acessa o backend ele consegue publicar artigos para qq categoria. Eu esperava apenas para categoria que o grupo do usuário tem direito. O mesmo problema já foi postado mais de uma vez, mas pelo que verifiquei (e entendi) já fiz o esperado e nada. Alguma dica?

Grato, Marcelo

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by joomila » Wed Jun 24, 2009 3:04 pm

Essa semana estou tendo muito trabalho, mas vou tentar melhorar o suporte do noixACL. Estou testando na medida do possivel algumas funcionalidades da nova versão.. e já corrigi alguns bugs da 2.0.5 irei lançar a 2.0.6 breve.. vou tentar lançar essa semana.
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by joomila » Wed Jun 24, 2009 3:10 pm

brunlopes wrote:Olá pessoal, estou com pequeno problema. Não estou conseguindo Adcionar Iten de Menu,quando tento aparece a mensagem: "You dont have permission to access", estranho se estou logado como Super Adm, já aconteceu isso com alguém?
Voce tem que dar permissoes inclusive para o grupo Super Admin.
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

gtsantos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 8
Joined: Tue Apr 14, 2009 9:05 pm
Location: São Paulo, Brasil
Contact:

Re: ACL - Controle de Acesso para Joomla 1.5

Post by gtsantos » Wed Jun 24, 2009 9:01 pm

Olá!

O componente é realmente bastante poderoso no sentido de incrementar os potenciais de utilização do sistema Joomla. É um pouco difícil de usar, mas já estou pegando a manha.

No entanto, estou enfrentando um problema, que creio ser um bug.

Criei dois itens de menu restrito a usuários registrados. Criei dois grupos novos de usuários.

Cada um dos itens de menu deve ser visível a um grupo apenas. Configurei dessa forma no componente. Mas no frontend dava umas coisas caóticas, como sumir outros itens que não tinham nada a ver com isso.

E depois via backend, logado como Super Administrador, não conseguia editar os itens de menu, pois o sistema avisava que eu não tinha permissão para tal ação. Se eu entro no formulário de edição do nome e descrição do menu , depois não conseguia mais sair, pois dava erro tanto ao salvar quanto ao cancelar. E nessa tela os menus principais do backend ficam desabilitados. Consegui sair pela barra de navegação do Firefox. Ufa!

A solução foi desabilitar o adapter Menu. Creio que eu nem vá precisar usá-lo. Mas aproveito para reportar esse bug.

Um salve!
Abraço.
Mantenha a mente aberta...


Locked

Return to “Componentes, módulos e mambots”