Amigos, finalmente funcionou. Como comunidade que somos, vou partilhar a solução.
Ainda não sei porque é que seguindo unicamente os passos do tutorial me dava o erro jtableuser::falha na gravação .
O que fiz foi o seguinte:
1º Instalei o componente joomMyAdmin que basicamente é uma adaptação para o Joomla do conhecidíssimo phpMyAdmin
Link de download:
http://extensions.joomla.org/component/ ... Itemid,35/ATENÇÃO: Antes de instalar este componente tem que ter o plugin de compatibilidade activado (Na administração ir a Extensões - Gestor de plugins e colocar Activado o plugin Sistema - Compatibilidade)
2º Depois de instalar o componente, na administração ir a Componentes - joomMyAdmin - PHPMyAdmin Control Panel
3º No menu da esquerda clicar na tabela jos_users e depois no menu que aparece na direita clicar em SQL.
4º Aparecerá uma janela com "SELECT * FROM 'jos_users' WHERE 1" . Apagar isto e escrever: alter table jos_users add column NOMEDOCAMPO varchar (20) NOT NULL;
Por exemplo, para testar fiz o seguinte:
alter table jos_users add column apelido varchar (20) NOT NULL;
alter table jos_users add column localizacao varchar (20) NOT NULL;
alter table jos_users add column pais varchar (20) NOT NULL;
alter table jos_users add column idade varchar (20) NOT NULL;
De seguida clicar no botão executa.Desta forma criou-se directamente os campos apelido, localizacao,pais e idade na tabela de usuários do joomla.
5º Seguir os passos descritos pelo tutorial:
1) Acrescente os campos (html) em:
\componentes\com_user\views\register\tmpl\default.php
2) Acrescente uma variavel para cada campo criado no item 1, no arquivo:
\libraries\joomla\user\user.php.
3) As mesmas variaveis que criou no item 2, crie no arquivo:
\libraries\joomla\database\table\user.php
4) Para os campos serem recuperados no formulario de alteracao, edite o arquivo:
/components/com_user/views/user/tmpl/form.php, acrescentando os campos html.
5) Para os campos serem alterados pelo Administrator, adicione os campos html no arquivo:
\administrator\components\com_users\views\user\tmpl\form.php
Isto resolveu o meu problema e assim consegui aumentar o numero de campos no formulario de defeito de registo do joomla.
Já agora, apesar de ainda não o ter explorado muito,estou a achar o componente joomMyAdmin fantástico. Permite fazer operações nas tabelas de dados e na base de dados do joomla, alterações nos campos, alterar prefixos, operações de manutenção directamente, sem mexer directamente nos ficheiros.Bastante útil.
Qualquer coisa, disponham.
Cumprimentos