Eu pessoalmente não conheco nada do gênero para joomla, mas creio que seria bem interessante ter algo desse tipo. Só não sei o quanto trabalhoso seria, mas, se for pensar que é um TCC, e TCC são pesados mesmo, acho que é válida a idéia.
Talvez ajude antes ver alguns algorítimos de conversão de UML para php, e só fazer a adaptação para joomla. Isso pode exigir um bom conhecimento da API, e, também um pouco de documentação, que certamente seu programa não será tão intuitivo ao ponto de qualquer um saber fazer um componente se mal sabe desenhar diagramas no word, e talvez nem tudo que você fazer no UML vai poder ser convertido, algo que é natural. Por isso que o desenvolvedor também tem que entender da ferramenta que você projetaria para poder usar melhor ela, e, caso necessário, só fazer os ajustes finos depois no código já gerado.
Só aconcelharia a usar dar uma estudada em como fazer componentes para API da versão 1.5 e posteriores, pois se for se basear na 1.0.x até o final do seu projeto essa geração já pode não ser a bola da vez.
rodrigospillere wrote:
O que acham? Legal? Já existe? Não vale a pena?
Qualquer joomleiro interessado em programação mais séria, certamente acharia legal isso. Aqui e na china =D
Não duvido que consiga até uma ajuda do pessoal, quem sabe até mesmo do
core team do joomla!