Joomla! Discussion Forums

It is currently Thu Nov 26, 2009 10:58 am (All times are UTC )

Post new topic Reply to topic  [ 5 posts ] 
Author Message
Posted: Wed Nov 07, 2007 5:43 pm 
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Meu componente permite que os usuário montem uma lista com os produtos que desejam adquirir e, assim que terminam a lista, solicito o preenchimento de alguns campos para dados cadastrais antes de enviar o pedido ao administrador do site (que então recebe um email formatado com esses dados e seus pedidos prontos para impressão). Até aí tranquilo, qualquer visitante tem acesso e pode realizar seu pedido.

Como estou ainda engatinhando na programação pro joomla, decidi ir avançando aos poucos na complexidade da extensão. Com isso, o próximo passo foi poder tornar seu acesso restrito para usuários registrados. Sim, poderia simplesmente setar o acesso para o menu correspondente, mas daí cairia na redundância de fazer o usuário já registrado informar todos os dados cadastrais a cada pedido realizado. Pesquisei aqui no fórum e no extension e encontrei alguns componentes para extender os campos de registro da conta de usuário, e daí utilizá-los para que o cliente não prescise informar todos seus dados a cada pedido (optei pelo User Extended - [thanks Thiago!]).

Pensei ter chegado a uma solução perfeita, mas me deparei com o seguinte: o usuário registrado (dependendo do que o site da empresa oferece) poderia ter acesso a outros conteúdos restritos para clientes. Ocorre que, não basta preencher um cadastro para ser cliente, é preciso que estes dados sejam avaliados/confirmados pela empresa, que então decidirá se o usuário é um cliente e se poderá ter acesso ao conteúdo restrito do site, certo? E aí está a atual questão do meu desenvolvimento: as opções de registro do joomla são o registro por confirmação (email) ou direto, e precisaria aqui que o administrador do site fosse notificado sobre novo cadastro e o liberásse (ou não) somente após a confirmação dos dados.
Não encontrei nenhuma extensão que oferecesse essa solução. Até pensei em testar o JACL e o CB para ver se encontrava algo parecido pois não vi essa funcionalidade descrita nas respectivas homepages, mas desisti pois ainda que tenha essa solução seria como adquirir um microondas só para esquentar a janta...rs.

Qualquer sugestão, sobre quaquer coisa relacionada..., qualquer link sobre uma discussão parecida, posta aí pra mim,pls.

Posted: Sat Nov 10, 2007 3:21 pm 
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Humm... você está realmente com um problema.

O tipo de coisa que você quer, de certa forma é complicado de se fazer. Ou você parte para programação no braço muiot afançada, ou pede ajuda a alguns componentes. O JaCL cuida tranquilo do serviço de permitir ou não acesso a certas páginas, ele é robusto, e se você vai usar isso seriamente, vai ter que usá-lo. Não tem muitas soluções para controlde de acesso a páginas no joomla.

O CB eu evitaria a todo custo. Dependendo do caso, deve haver componentes mais simples e amigáveis. Sei que estou sendo preconceituoso, mas brigo com ele e o fórum SMF. Aff.

O tipo de coisa que você quer é simples, mas pode exigir muito trabalho para fazer, realmente usar outros vários componentes para o SEU componente funcionar, é chato. Em especial se hoverem atualizações nesses outros componentes, que inutilizarem o seu, ou for descoberto falhas futuras de segurança, e o componente for descontinuado.

Quem sabe o pessal te da uma força, e diz algum número de tele entrega. Mas até aonde consigo imaginar, realmente vai dar trabalho fazer isso. Eu num primeiro momento procuraria todas as outras extenções do joomla e veria se alguma não faz algo parecido para tirar uma idéia de o quão complexo é isso, e até cortar atalhos e incluir um ou dois agradecimentos a mais no 'sobre  o componente'.

FÓRUM PT: FAQ Joomla: #144443 | Regras: #3603
Blog para desenvolvedores Joomla!: http://www.fititnt.org

Posted: Sun Nov 11, 2007 4:18 am 
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Consegui fazer parcialmente o que queria, mas foi tão simples que tô até desconfiada :P. Me diz o que acha, tá.

Seguinte, no com_registration/registration.php, (na 1.0.12 que tá na minha máquina a linha é a 199, mas no meu site mesmo que tá com a 13 me pareceu ser a 206, enfim tá no meio da função saveRegistration)
só troquei a variável com o e-mail do user e repeti a do admin

Code:
(original)
   // Send email to user
   mosMail($adminEmail2, $adminName2, $email, $subject, $message);

(modificado)
mosMail($adminEmail2, $adminName2, $adminEmail2, $subject, $message);

Funcionou blz.
Daí é só adequar os textos do email e da página de confirmação.

Até aí então tudo bem (eu acho 8)).
Agora, com relação aos campos adicionais no registro estou com dúvidas. Minha primeira idéia foi modificar o core e incluir os campos na unha mesmo. Até que ponto isso não é recomendado? Enfim, se criar a base para os novos dados e declarar tudo certinho nos componentes registration e users, tá tudo certo, ou não? :P

Por outro lado, ainda que esteja tudo ok nesse esquema, a idéia de criar um componente para compartilhar com a comunidade vai pro brejo, ou pelo menos perde o grande lance que seria justamente oferecer solução sem distinguir entre o público 'leigo' e o com público com conhecimento de programação.

Bom, acho melhor me concentrar nas funções básicas do componente que já tá virando a página de dúvidas que ainda nem busquei solução...

Vlw pelos toques Fititnt!

Posted: Sun Nov 11, 2007 2:09 pm 
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso

Quote:
Agora, com relação aos campos adicionais no registro estou com dúvidas. Minha primeira idéia foi modificar o core e incluir os campos na unha mesmo. Até que ponto isso não é recomendado? Enfim, se criar a base para os novos dados e declarar tudo certinho nos componentes registration e users, tá tudo certo, ou não? Tongue

O único  problema que eu vejo é a atualização do joomla.
Recentemente fiz isso num projeto. alterei o registration do joomla.

Se não fosse algo tão específico até comportilhava porém eram muitos campos, muito mesmo. E foi tudo bem hard-code.

Posted: Mon Nov 19, 2007 12:33 pm 
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer

Não vislumbrei todos problemas inerentes a tua aplicação, mas pelo que eu pude entender até agora, porque não tenta fazer uma tabela onde deve conter todos campos adicionais e use o id da tabela users como chave?
Depois faça um componente de registro que contemple isso, pode usar como base o com_registration mesmo.

Talvez ajude e não altere tanto o núcleo...

Last edited by Belini on Mon Nov 19, 2007 12:35 pm, edited 1 time in total.

Post new topic Reply to topic  [ 5 posts ] 

Quick reply