[RESOLVIDO] InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Moderator: ariadneduvessa

Locked
User avatar
Belini
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 354
Joined: Fri Nov 18, 2005 6:44 pm

[RESOLVIDO] InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by Belini » Mon May 22, 2006 12:32 pm

Seguinte pessoal, estou para implantar uma InTRAnet com Joomla e prontamente minha idéia era ter uma instalação separada, sem acesso externo, provavelmente atrás de um firewall, etc...

Mas, pra variar  >:( , o que eles querem é algo um pouco diferente.

A idéia é ter tudo num mesmo site, ou seja, utilizar nosso site da inTERnet para as duas coisas. A diferença é que se o usuário fizer logon mostra a inTRAnet. Na verdade mostraria as notícias e conteúdo da inTERnet, juntamente com as da inTRAnet.

Bom, como Analista, programador, usuário e afins  ;) sinto que podería fazer algo para não deixar tão vulnerável, pois um problema no site iría parar tudo, imaginem o stress.

Pensei em colocar os sites separados e através do logon da inTErnet redirecionar para a inTRAnet que estaria em outra instalação Joomla. O problema aqui é que eles não querem que os publicadores do site tenham que digitar os dados duas vezes, sim tem algumas informações que aparecem nos dois sites...

Então? Conseguiram perceber meu dilema? Dicas, idéias, confissões, etc.. serão bem vindos  :P
Last edited by Belini on Tue Jun 19, 2007 8:20 pm, edited 1 time in total.

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by pedrorenan » Mon May 22, 2006 1:12 pm

Accho que usando a Jacl vc vai conseguir facilmente fazer isso, estou terminado um tutorial sobre ela. E não precisa de mais de um JOOMLA!
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by pchardnet » Mon May 22, 2006 1:25 pm

Bom, aqui no meu trampo fizemos duas instalações. Mas não ocorre de ter noticias iguais para Intra e Inter.

User avatar
FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 611
Joined: Fri Aug 19, 2005 1:59 am
Location: Brasil
Contact:

Re: InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by FaBMak » Mon May 22, 2006 2:10 pm

Do jeito que vc quer isso daria um dor-de-cabeça infernal. Eu particularmente manteria só um site e usaria o JACL para setar as permissões.

FaBMak
Fabricio Elias Costa - Moderador do Joomla.org e Coordenador da Tradução Brasileira do Joomla!
Katipsoi Zunontee - http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com/

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by pedrorenan » Mon May 22, 2006 2:19 pm

concordo plenamente. um só, sem bagunça sem confusão
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
Belini
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 354
Joined: Fri Nov 18, 2005 6:44 pm

Re: InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by Belini » Mon May 22, 2006 2:45 pm

Bom acho que é isso. Vou decidir utilizar um site setando as permissões no JACL. Eu já tinha pensado em fazer isso até porque já estou usando o JACL para alguns usuários editar somente o que compete a eles.

Agora o negócio e bolar um esquema de grupos de usuário que não tenha muitas permissões repetidas e que englobe os dois universos (inTRAnet e inTERnet)

Inicialmente eu imaginei deixar tudo que é público para inTERnet e criar um ACL especial para inTRAnet. Mas daí lembrei que podem ocorrer situações em que algumas informações da inTERnet não devam aparecer na inTRAnet, então pensei ACL para ela também. Resumindo, ficaría assim:

ACL
Publico -> Para conteúdos que apareçam em ambos sites
inTERnet -> Para conteúdos que apareçam somente na InTERnet, este deve ficar junto com o grupo "Public FrontEnd" para que não seja necessário fazer logon na Web para ver.
inTRAnet - > Para conteúdos que apareçam somente na InTRAnet

Acho que é isso, o que acham?

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by pedrorenan » Mon May 22, 2006 2:51 pm

é isso ae mesmo!
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
Belini
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 354
Joined: Fri Nov 18, 2005 6:44 pm

Re: InTERnet/InTRAnet Junto ou Separado?

Post by Belini » Mon May 22, 2006 5:29 pm

OK acho que já tá resolvido, é isso mesmo.

Nada como a opinião de pessoas que usam e tem experiência, para ajudar na tomada de decisão..heheheh  ;)

Valeu....


Locked

Return to “Portuguese Forum”