Como Salvar alterações feitas no inspecionar elemento

Moderator: ariadneduvessa

Locked
Campolina
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 3
Joined: Fri Mar 27, 2015 12:07 pm

Como Salvar alterações feitas no inspecionar elemento

Post by Campolina » Fri Mar 27, 2015 12:19 pm

Boa noite pessoal,
Sou novo no Joomla, aprendi a usar o inspecionar elementos meio que na raça... só que só consigo salvar o css, preciso salvar uma div que inseri no código de um site que estou fazendo pelo "inspecionar elemento" como faço?
que arquivo devo procurar no fileZilla? agradeço a atenção..
abraço a todos

User avatar
djfeliz
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 04, 2009 5:37 pm
Location: Poços de Caldas - MG

Re: Como Salvar alterações feitas no inspecionar elemento

Post by djfeliz » Fri Apr 10, 2015 6:15 pm

O Joomla! não possui esta função "inspecionar elementos"... No caso de alterações no template, é só acessar o diretório (pasta) do template que você está utilizando como padrão... E se for preciso, também é possível fazer alterações diretamente no CSS do template, para isto, acessa o administrador, e em menu, vá em Administrar Extensões -> Administrar Template... Para visualizar os arquivos que compões o template, no menu da barra lateral, clique em Templates, e na lista de templates, clique no nome do Template para visualizar os arquivos. Se você deseja alterar alguma informações no CSS, clique na pasta /css e clique no arquivo desejado para editar (por padrão, provavelmente você vai precisar abrir o arquivo template.css !

Campolina
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 3
Joined: Fri Mar 27, 2015 12:07 pm

Re: Como Salvar alterações feitas no inspecionar elemento

Post by Campolina » Mon Apr 13, 2015 11:57 am

Obrigado pela resposta Djfeliz,
Consigo fazer algumas alterações no site pelo inspecionar elementos do firefox, só que não consigo salvar, faço alterações no css, mais tem algumas modificações que não estão no css e sim no código, e não sei como salvá-las... como faço?

User avatar
djfeliz
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 04, 2009 5:37 pm
Location: Poços de Caldas - MG

Re: Como Salvar alterações feitas no inspecionar elemento

Post by djfeliz » Mon Apr 13, 2015 8:54 pm

Não sei de onde você aprendeu a fazer verificação de códigos via "inspecionar elementos" do Firefox.. No entanto, uma breve explicação:

Quem gera a visualização das páginas, é o template. Este template, normalmente tem um template padrão que se encontra no diretório (pasta) /templates/system... O template "padrão" escolhido pelo usuário, também fica no diretório (pasta) /templates/padrão (padrão é o template utilizado pelo usuário), e é selecionado como padrão, via administrador, menu Extensões -> Administrar Templates.
Muitas das informações, também estão dentro de diretórios (pastas) /components, e não deve ser alterado para não ter problemas na utilização de outros templates. Ou seja, muitas das informações no .css do template, são utilizados pelos sistema, e qualquer alteração, pode afetar diretamente nas funcionalidades do Joomla!. Principalmente no componente que exibe os "artigos" nas páginas... os módulos, também funcionam com instruções do .css do template, possuindo pré-configurado, algumas informações na exibição dos módulos no front-end.
Se você quer alterar algumas instruções básicas no .css do template, você pode alterar cores, alterar tamanho de letras ou tido de font (letras), bordas, imagem de fundo, imagem de logotipo, e tudo o que se refere ao layout exibido no front-end.
No mais, é só trabalhar neste aspecto, que tudo funcionado como deve. ok ?

Campolina
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 3
Joined: Fri Mar 27, 2015 12:07 pm

Re: Como Salvar alterações feitas no inspecionar elemento

Post by Campolina » Mon Apr 13, 2015 9:52 pm

Ok, mais uma vez obrigado pela aula...
como te falei consigo ver e mudar algumas configurações no inspecionar elementos não só do firefox, mais de qualquer navegador, dou um clique com o botão direito do mouse onde quero mudar e escolho inspecionar elemento, é interessante pois você pode fazer as mudanças e já vê na hora como vai ficar e depois é só salvar a mudança ir no filezilla e "subir" a mudança feita para seu site.. até algumas linhas de comando já alterei e ou acrescentei no código, mais em relação a tamanho, cor ou espaço... a minha dúvida é que as vezes quero mudar alguma palavra ou até mesmo traduzir alguma palavra mais esse método não dá certo, pois está dentro de um código mais restrito e no "inspecionar elemento" não aparece o caminho ou pasta ou pelo menos não encontro..
Obrigado mais uma vez pela atenção..
Abraço!!

User avatar
djfeliz
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 04, 2009 5:37 pm
Location: Poços de Caldas - MG

Re: Como Salvar alterações feitas no inspecionar elemento

Post by djfeliz » Mon Apr 13, 2015 10:26 pm

Campolina wrote:... a minha dúvida é que as vezes quero mudar alguma palavra ou até mesmo traduzir alguma palavra mais esse método não dá certo
Agora sim, você foi mais específico... Instale o Pacote de Idioma para Joomla... Não é preciso traduzir, porque o Pacote de Idioma está 100% traduzido... Eu mesmo, disponibilizo Pacote de Idioma em Português (Brasil) pt-BR para Joomla e você pode utilizar, como possui diversas versões, utilize a versão mais adequada para você:

http://joomlacode.org/gf/project/joomlabr/frs/

Para instalar um Pacote de Idioma, é bem simples... Faça download do arquivo contendo o Pacote de Idioma, salve no seu computador. Depois, acesse o "administrador" e vá em Extensões -> Administrar Extensões, e faça uma instalação como você instala qualquer extensão (componentes - módulos - plugins - templates e idioma)... Depois, acesse o menu Extensões -> Administrar Idiomas (Language Manager) e coloco o idioma pt-BR como padrão (tanto para a administração como para o site)... Se estiver utilizando Joomla! 3.x, após selecionar o idioma padrão, precisará fazer "logout", e autenticar (login) novamente...

Por outro lado, os arquivos de idioma, estão nas respectivas pastas: Administrador /adminisitrator/language e para o site (front-end) fica na pasta /language.

E se fizer instalação de qualquer extensão, a maioria possui arquivos de idioma em Português (Brasil) pt-BR.


Locked

Return to “Portuguese Forum”