Configuração Global ( ERRO )

Moderator: ariadneduvessa

Locked
thiego
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 12
Joined: Sun Nov 23, 2008 6:20 pm
Location: Bahia

Configuração Global ( ERRO )

Post by thiego » Sun Dec 07, 2008 2:29 pm

Olá venho tendo problemas com a Configuração Global, desde então não consigo instalar nada pelo administrator. Tentei mudar as Configurações do Sistema, em Habilitar Web Services, mas da o seguinte erro: Ocorreu um erro! Não foi possível, abrir o arquivo de configurações para alterações!
O que eu devo fazer já li diversos post mais não compreende ainda será que alguém que já tenha passado por este tipo de problema poderia me ajudar. Desde então já agradeço...

User avatar
marcoscanova
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 255
Joined: Wed Jan 30, 2008 12:05 am
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by marcoscanova » Sun Dec 07, 2008 3:05 pm

Olá,

Primeiramente, qual a sua versão?
Provavelmente é um problema de permissões (CHMOD).
Nas 2 versões (1.0.x e 1.5.x), na instalação, habilite o FTP, pois ele permite alterações nas pastas e arquivos, sem que estes estejam com permissão para escrita.

Estas alterações também podem ser feitas na página de "Configuração Global" do backend (Painel Administrativo), na aba "Servidor".

http://joomla.joomlabr.org/index.php?op ... &Itemid=41

Abraço.
thiego wrote:Olá venho tendo problemas com a Configuração Global, desde então não consigo instalar nada pelo administrator. Tentei mudar as Configurações do Sistema, em Habilitar Web Services, mas da o seguinte erro: Ocorreu um erro! Não foi possível, abrir o arquivo de configurações para alterações!
O que eu devo fazer já li diversos post mais não compreende ainda será que alguém que já tenha passado por este tipo de problema poderia me ajudar. Desde então já agradeço...

thiego
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 12
Joined: Sun Nov 23, 2008 6:20 pm
Location: Bahia

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by thiego » Sun Dec 07, 2008 4:53 pm

marcoscanova wrote:Olá,

Primeiramente, qual a sua versão?
Provavelmente é um problema de permissões (CHMOD).
Nas 2 versões (1.0.x e 1.5.x), na instalação, habilite o FTP, pois ele permite alterações nas pastas e arquivos, sem que estes estejam com permissão para escrita.

Estas alterações também podem ser feitas na página de "Configuração Global" do backend (Painel Administrativo), na aba "Servidor".

http://joomla.joomlabr.org/index.php?op ... &Itemid=41

Abraço.
thiego wrote:Olá venho tendo problemas com a Configuração Global, desde então não consigo instalar nada pelo administrator. Tentei mudar as Configurações do Sistema, em Habilitar Web Services, mas da o seguinte erro: Ocorreu um erro! Não foi possível, abrir o arquivo de configurações para alterações!
O que eu devo fazer já li diversos post mais não compreende ainda será que alguém que já tenha passado por este tipo de problema poderia me ajudar. Desde então já agradeço...
A versão que utilizo é a 1.5.8 e o FTP eu utilizo normalmente, pois eu mando os arquivos por ele.
pq pelo painel de controle nao vai da erro...

User avatar
marcoscanova
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 255
Joined: Wed Jan 30, 2008 12:05 am
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by marcoscanova » Wed Dec 10, 2008 12:03 pm

Verifique o arquivo "configuration.php", dê permissão "777" para ele, faça as instalações/configurações necessárias e depois retorne à permissão original.
Todas as pastas devem ter permissão "755" e todos os arquivos permissão "644".

Verifique as permissões de diretório através do backend: Ajuda > Info Sistema > Aba Permissões de Diretório.

Se tiver mais alguma dúvida... http://www.google.com.br/search?hl=pt-P ... +do+Google :D

[]

User avatar
ronildo
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso
Posts: 4021
Joined: Thu Aug 18, 2005 12:39 pm
Location: São Paulo - Brazil
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by ronildo » Wed Dec 10, 2008 2:48 pm

Amigo não seria mais fácil que tipo de configuração você consegue mudar??
Coisas diferentes estão em lugar diferente...
Para que você quer habilitar o webservices??
http://www.ronildo.com.br/blog/ pt-br | twitter: twitter.com/ronildo
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=144443 - FAQ Joomla [pt]
Pessoal por favor não tiro dúvidas por e-mail nem mensagem privada, por favor não insistam.

thiego
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 12
Joined: Sun Nov 23, 2008 6:20 pm
Location: Bahia

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by thiego » Wed Dec 10, 2008 5:18 pm

marcoscanova wrote:Verifique o arquivo "configuration.php", dê permissão "777" para ele, faça as instalações/configurações necessárias e depois retorne à permissão original.
Todas as pastas devem ter permissão "755" e todos os arquivos permissão "644".

Verifique as permissões de diretório através do backend: Ajuda > Info Sistema > Aba Permissões de Diretório.

Se tiver mais alguma dúvida... http://www.google.com.br/search?hl=pt-P ... +do+Google :D

[]
vlw pela dica.... :D

aguia
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 2
Joined: Tue Mar 10, 2009 8:26 am
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by aguia » Tue Mar 10, 2009 1:43 pm

O sistema operativo que utilizo é o Windows. Estou a trabalhar no Joomla 1.5.9 e a tentar instalar templates que dão sempre erro.

Alguém me pode explicar com faço para mudar as permissões em:

Ajuda > Info do Sistema > Permissões de Directorios > mudar de protegido para editável?

Desde já obrigado

User avatar
ronildo
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso
Posts: 4021
Joined: Thu Aug 18, 2005 12:39 pm
Location: São Paulo - Brazil
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by ronildo » Tue Mar 10, 2009 3:06 pm

Teóricamente o windows não precisa de vc ativar permissão, pois o sistema de arquivos é diferente do linux.

Porém seria melhor você criar um novo tópico para a sua dúvida pois esse tem o assunto de "Configuração Global ( ERRO )". O que não vai ajudar se alg fizer uma busca.
http://www.ronildo.com.br/blog/ pt-br | twitter: twitter.com/ronildo
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=144443 - FAQ Joomla [pt]
Pessoal por favor não tiro dúvidas por e-mail nem mensagem privada, por favor não insistam.

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by fititnt » Wed Mar 11, 2009 12:59 am

Se é uma instalação local e não um servidor 'oficial' que roda em windows, simplesmente reinstale seu wamp ou easyphp da vida e tente novamente. Não é uma solução lá muito bonita, mas em geral funciona, pois no seu caso o problema é com o servidor.

De fato, em geral este tipo de problemas é por não ter permissão de escrita no arquivo, por exemplo ter copiado o arquivo de um cd/dvd nao regravável.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Thu Sep 29, 2011 6:05 pm

Olá a todos, boa tarde.
Também estou tendo o mesmo problema de erro nas configurações globais do joolma, aqui uso a versão 1.5.23.
Faço parte de um grupo de pesquisa na Universidade e sou responsável pela administração do site.
Antes da hospedagem online da home page, fiz primeiramente todo o site em um servidor local, usando o xampp 1.7.3. Após o término de todo o processo de configuração de artigos, galeria, banners do site..., exportei o banco de dados do servidor local e depois importei para o servidor de hospedagem online. Fiz as configurações no arquivo configuration.php. Enviei os arquivos do site joomla, via FTP com o Filezila, para o diretório raiz do servidor online, até aqui tudo bem. Acessei o site pelo navegador e pronto o mesmo estava funcionando perfeitamente. Por outro lado, ao acessar o painel do Joomla e selecionar o menu "Configução Global", me deparei com um problema. Quando tento realizar qualquer alteração nas opções deste menu e ao clicar em "Salvar" aparece as seguintes mensagens de erro:
"JFTP::login: Unable to login JFTP::write: Unable to use passive mod/ Ocorreu um erro! Não foi possível, abrir o arquivo de configurações para alterações!"
Dessa forma, gostaria de tentar com a ajuda de vocês para tentar contornar este problema.
Atenciosamente,
Cláudio

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by fititnt » Thu Sep 29, 2011 7:55 pm

claudioinfo, seja bem vindo ao fórum.

Quanto ao seu problema, ele acontece porque você não configurou os paths (caminhos) de instalação do Joomla. Observe que, em localhost, você poderia ter um caminho como 'C:\xampp\htdocs\joomla`, agora no seu servidor, voce vai ter algo como '/home/nomedousuario/public_html/'
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Thu Sep 29, 2011 11:04 pm

Prezado fititnt, boa noite. Desde já agradeço.
O que são esses "paths (caminhos) de instalação do Joomla". Como devo configurá-los. Onde acessá-los??? Quanto ao caminho, fiz as modificações no arquivo "configuration.php" como deveria ser feito de acordo com o diretório do meu servidor online.
Assim que eu consegui uma conta para hospedagem de site na universidade, fui informado pelo pessoal responsável que para hospedar o meu site eu deveria fazer, primeiramente, todo o site em um servidor local e depois hospedá-lo de uma vez só. Quando recebi os dados da minha conta de servidor tentei acessar o site e o "joomla 1.5.23" já veio instalado, sem "conteúdo de exemplo", mas até ai tdo bem!
É pq o processo de atendimento do pessoal do CTIC é muito demorado e ai já viu né!

Grato pela ajuda.

Abraços!

User avatar
acaciojr
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 17
Joined: Sat Aug 21, 2010 5:24 pm
Location: Joinville, SC Brasil

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by acaciojr » Wed Oct 05, 2011 3:12 am

paths caminhos > configuration.php - o joomla pode rodar mesmo com o caminho errado, mas para informar o caminho correto veja o caminho através da função do php no servidor que deseja rodar o joomla, simplesmente crie um arquivo no bloco de notas como phpinfo.php com isto dentro e depois abra este arquivo pelo browser para identificar o caminho correto do diretório em que se encontra sua instalação do joomla
<?php
phpinfo();
?>
Não esqueça de retornar ao tópico e compartilhar com a comunidade a solução de sua dificuldade.

--
Abraço!
Acácio Oliveira Junior - Web Designer
@teacheracacio

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Wed Oct 05, 2011 12:15 pm

acaciojr, bom dia. Obrigado pela ajuda.
Eu já fiz esse procedimento e quanto ao diretório tdo tranquilo. Meu problema ainda está na configuração globa do painel do joomla no servidor online. Pra completar nem o pessoal da Universidade me responderam mais. Por isso que eu estou aqui, pedindo ajuda a vcs do forum.
Bom, tive pensando esses dias e, cheguei a uma conclusão: acho que irei refazer todo o site novamente aqui no servidor local, mas agora irei usar como servidor o "WampServer2.2a-x64", pois meu SO é de 64 bits. Uma vez que até o "xampp 1.7.3-x32" resolveu parar de funcionar, PUTTZZ!!!!
RECOMEÇAR DO ZERO!!!!!!!!

segue uma imagem com a menssagem de erro que aparece qdo clico na opção salvar nas configurações globais do joomla

Abraços...
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

User avatar
acaciojr
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 17
Joined: Sat Aug 21, 2010 5:24 pm
Location: Joinville, SC Brasil

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by acaciojr » Wed Oct 05, 2011 12:56 pm

Tem acesso ftp ao diretória online desta instalação? Caso sim confirme as permissões, se estiver diferende de 644, deixe assim 644 e tente novamente.
Não esqueça de retornar ao tópico e compartilhar com a comunidade a solução de sua dificuldade.

--
Abraço!
Acácio Oliveira Junior - Web Designer
@teacheracacio

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Wed Oct 05, 2011 1:07 pm

Esta foi a primeira medida que resolvi fazer. Entretanto, não funcionou. Quando tentei mudar as permissões para 777 e após o processo de atualização dos arquivos, na janela da parte superior do Filezila, aparece a seguinte mensagem: “Resposta: 500 Unknown SITE command.” Isso acontece com todas as formas de permissão de acesso no servidor online que eu quera realizar. Meu deus...

User avatar
acaciojr
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 17
Joined: Sat Aug 21, 2010 5:24 pm
Location: Joinville, SC Brasil

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by acaciojr » Wed Oct 05, 2011 1:32 pm

Veja o que encontrei sobre esta dificuldade, de uma olhada.
http://www.g6ftpserver.com/forum/index. ... n-command/
Parece depender mais do suporte do seu servidor atual, pois este erro informa certas restrições no ambiente windows onde esta hospedado o site atualmente.

Você também pode estudar uma solução alternativa como esta para hospedar seu site (Não li atentamente as características dos planos):
http://www.freehostia.com/ dispoe de plano de hospedagem gratis. Caso seja uma solução, pesquisa mais que pode encontrar outros servidores que suportam o cms joomla.
Não esqueça de retornar ao tópico e compartilhar com a comunidade a solução de sua dificuldade.

--
Abraço!
Acácio Oliveira Junior - Web Designer
@teacheracacio

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Wed Oct 05, 2011 1:43 pm

O servidor de hospedagem onde o site está hospedado usa plataforma Linux.

User avatar
acaciojr
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 17
Joined: Sat Aug 21, 2010 5:24 pm
Location: Joinville, SC Brasil

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by acaciojr » Wed Oct 05, 2011 1:47 pm

Ok, melhor ainda, tem acesso ssh? Se não teste sftp com mais de um client.
Não esqueça de retornar ao tópico e compartilhar com a comunidade a solução de sua dificuldade.

--
Abraço!
Acácio Oliveira Junior - Web Designer
@teacheracacio

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Wed Oct 05, 2011 3:27 pm

Como assim ñ entendi "acesso ssh"!, "teste sftp com mais de um client"! Desculpe por ainda ser um leigo no assunto. rsrsr!
Obrigado pelos links dos site.

User avatar
acaciojr
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 17
Joined: Sat Aug 21, 2010 5:24 pm
Location: Joinville, SC Brasil

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by acaciojr » Wed Oct 05, 2011 3:33 pm

Acesso ao servidor linux via terminal, ao invés de usar a porta 21 com filezilla teste setar as permissões com a porta 22; ssh e sftp é acesso seguro, dependendo das políticas do host em questão pode obter sucesso ao setar as permissões via ambiente seguro, pelo menos tente, pois não sabemos como são estas políticas já que o host não te responde, não seria possível hospedar em outro local? É obrigada a hospedar neste?
Não esqueça de retornar ao tópico e compartilhar com a comunidade a solução de sua dificuldade.

--
Abraço!
Acácio Oliveira Junior - Web Designer
@teacheracacio

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Wed Oct 05, 2011 5:32 pm

Ok! Obrigado.
O servidor de hospedagem do site pertence à Universidade Federal do Pará/UFPA.
Fiz o site para o grupo de pesquisa "laab" da mesma instituição do qual faço parte. Portanto fui eu que concebi e administro o site atualmente, não ganho nada para isso, pois tb atuo como webdesigner/pesquisador do grupo.
Os professores da instituição tem direito de conceber e hospedar site no servidor da Universidade de graça. Ok!
Em relação a sua ajuda irei tentar dá uma estudada na net sobre o assunto "Acesso SSH", já encontrei este fórum: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acesso-SSH/
Abraços..

User avatar
claudioinfo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 24
Joined: Wed Sep 28, 2011 7:09 pm

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by claudioinfo » Thu Oct 06, 2011 11:05 am

Caro acaciojr tdo bem, bom dia!
Tentei fazer o acesso ao servidor via FTP pelo Filezila, conforme vc me solicitou, mudando a porta para 22; ssh e sftp, mas não funcionou, pois nem sonsigo me conectar ao servidor!!!
Mas, tdo bem obrigado mais uma vez pela ajuda. Abraços

User avatar
himler
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 50
Joined: Thu Feb 24, 2011 10:36 pm
Location: BRAZIL
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by himler » Sun Oct 09, 2011 2:08 pm

Nem todos os provedores vem ssh permitido, Caso de la Locaweb, é preciso habilitar primeiro.
Filezila não dando acesso, tú n~sao vai conseguir fazer nada do que precisa, primeiro precisa chegar seu login de ftp, a senha e claro nome de usuário, verifique no painel de controle do servidor se ativou a permissão para ssh.

sgauit
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 4
Joined: Fri Jun 07, 2013 9:42 pm
Contact:

Re: Configuração Global ( ERRO )

Post by sgauit » Fri Jun 07, 2013 9:59 pm

Altere as permissões do arquivo utilizado o FileZilla por exemplo! É com chmod. :geek:


Locked

Return to “Portuguese Forum”