Grupos de usuários

Moderator: ariadneduvessa

alain
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 18
Joined: Fri Aug 18, 2006 11:06 pm

Re: Grupos de usuários

Post by alain » Wed Apr 11, 2007 1:30 am

Não vi ninguem de Fortaleza - Ceará. e estou disposto a divulgar o joomla tambem por aqui (alias ja faço muito isso), embora ainda estou aprendendo (e buscando aprender mais)

[email protected]

dmd2
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 66
Joined: Thu Nov 17, 2005 2:34 am
Location: Maceió - AL
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by dmd2 » Thu Jul 05, 2007 11:45 pm

Salve pessoal!

Estou me propondo a difundir e participar desta iniciativa. Pois vejo que em meu estado o Joomla! ainda está engatinhando. Irei pensar em uma plano de ação bacana para tratar dessa questão em minha localidade, quem sabe até poderiamos discutir a nível regional e/ interregional sobre políticas de ação com vistas à divulgação do Joomla! Não apenas para usuários, mas para empresas/órgãos públicos também.

Nome: André Domarques

Posição: Representante (inicialmente, apenas para estruturar o grupo)

Contato: domarques @ gmail . com

MSN:  andredomarques @ hotmail . com

Cidade/UF: Maceió - AL

Abraços!

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by fititnt » Sat Jul 18, 2009 9:45 pm

Sei que isto é um Bumb de uma thread antiga, mas o assunto é pertinente.

Hoje, há [spam] regionais de joomla após alguns anos e, minha pergunta é: quais estão ou não ativas, e quais precisam de ajuda?

É interessante favorecer os grupos de usuários regionais, mas isto precisa de apoio de outras pessoas, e ficar sentado sem fazer nada.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: Grupos de usuários

Post by joomila » Sat Jul 18, 2009 9:52 pm

Nome: Júlio Pontes

Contato: juliopfneto @ gmail . com

MSN: juliopfneto @ hotmail . com

Cidade: Fortaleza - CE

UF: CE
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

User avatar
andreandrade
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 72
Joined: Tue Nov 18, 2008 9:43 am
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by andreandrade » Sat Jul 18, 2009 10:59 pm

Só tomei conhecimento desta thread agora, gostei muito da iniciativa, no que eu puder ajudar estou dentro!

Nome: André Andrade
Cidade: São Gonçalo/Niterói - Rio de Janeiro
UF: RJ
Contatos
E-mail/MSN: andre.sniper gmail.com / andre-sniper hotmail.com
André Andrade
(Gerente de projetos)
http://www.estudiosite.com.br
http://www.joomlarj.com.br

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by fititnt » Sat Jul 18, 2009 11:26 pm

andreandrade, sim, essa thread é bem antiga.

Creio que é uma boa idéia centralizar um pouco mais as idéias de [spam] regionais.

Quem sabe assim evitamos coisas do tipo http://www.joomlacms.com.br pretendendo ser a comunidade oficial sobre joomla no Brasil sem nunca antes ( pelo menos eu, e todos com quem eu falei ) sequer saber quem são ou o que contribuiram.


Um detalhe que eu REALMENTE gostaria da ajuda de todos, é todos pararmos e vermos o que pode ser feito, e dar apoio aos que já existem, e deixar de lado qualquer diferença pessoal que possa existir
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

claualfbel
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 124
Joined: Fri May 05, 2006 11:51 am
Location: Belém - Pará
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by claualfbel » Mon Jul 20, 2009 7:42 pm

Olá amigos,
Nossa comunidade aqui no Pará tem bastante atividades. www.joomlapaidegua.com
Estamos nos preparando para o II Encontro sobre Joomla! aqui no estado nesse segundo semestre.
Tivemos atividade no primeiro semestre desse na Faculdade do Pará. Esta tudo no site da comunidade e na galeria de fotos. Também temos um fórum no orkut, que é a maior comunidade do joomla no orkut com mais de 4000 membros.
Estamos sempre precisando de ajuda :)
Cláudio Alfonso - Joomla, Seblod, Realidade Aumentada.

User avatar
iikozen
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1250
Joined: Fri Jul 20, 2007 11:20 am
Location: Londrina - PR - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by iikozen » Fri Jan 08, 2010 4:40 pm

fititnt wrote:Sei que isto é um Bumb de uma thread antiga, mas o assunto é pertinente.

Hoje, há [spam] regionais de joomla após alguns anos e, minha pergunta é: quais estão ou não ativas, e quais precisam de ajuda?

É interessante favorecer os grupos de usuários regionais, mas isto precisa de apoio de outras pessoas, e ficar sentado sem fazer nada.
Faço do questionamento do Emerson o meu.
O que está funcionando, onde e como, para que o sucesso já alcançado possa ser emulado/seguido!?

Att,
Manoel
♦ Homines libenter quod volunt credunt. ♦
http://www.iikozen.com.br
OpenTranslators Volunteer -> http://www.opentranslators.org

User avatar
paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 175
Joined: Mon Sep 14, 2009 6:16 pm
Location: Brasília/DF
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by paulories » Fri Jan 08, 2010 4:45 pm

Também acho que deva ser efetuado um novo levantamento dos grupos.

Talvez fosse interessante fazer isso a cada 6 meses ou ao menos 1 vez por ano.

Att
--
Paulo Ries
Gerente de projetos | Designer de Interfaces
Trídia Criação | Membro da JoomlaCalango

claualfbel
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 124
Joined: Fri May 05, 2006 11:51 am
Location: Belém - Pará
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by claualfbel » Fri Jan 08, 2010 10:22 pm

É só perguntar para o responsáveis de cada comunidade ou fazer uma simples busca no google. Pará e Amapá já realizaram encontros regionais e outras atividades sobre o joomla, sempre contando com o apoio da comunidade de Basília
Cláudio Alfonso - Joomla, Seblod, Realidade Aumentada.

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by pchardnet » Sat Jan 09, 2010 12:59 am

Quem define o que é ou não comunidade?
Quem escolhe os responsáveis?

claualfbel
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 124
Joined: Fri May 05, 2006 11:51 am
Location: Belém - Pará
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by claualfbel » Sat Jan 09, 2010 1:09 am

Olá amigo,
Em 2006 quando esse debate começou voluntários se apresentaram para tentar organizar comunidade regionais, foi esse o processo. Eu fui um destes que me apresentei para buscar organizar a comunidade aqui no Pará.
Cláudio Alfonso - Joomla, Seblod, Realidade Aumentada.

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by fititnt » Sat Jan 09, 2010 1:54 am

Como eu disse desde o início para alguns, é preciso se decidir o que pode e o que não pode. Porém certamente querer usar um status de grupo de usuários ou comunidade oficial regional pra se valer de vender serviços unicos da própria empresa, é totalmente destrutivo e se pessoas acham que querem fazer isso deveriam desistir de fazer [spam] pra defender a si próprios.

E tem uma grande diferença entre quem por acaso acabou sozinho e continua 'como pode' e quem abusa disso de certa falha de consenso comum e se arroga uma comunidade de usuários mas que no fundo desestimula completamente qualquer colaboração porque o site está tão atrelado a uma empresa por trás que ajudar tal site que se diz de um grupo seria o mesmo que ajudar tal empresa, logo, ninguém coopera mesmo.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
iikozen
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1250
Joined: Fri Jul 20, 2007 11:20 am
Location: Londrina - PR - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by iikozen » Sat Jan 09, 2010 10:45 am

pchardnet wrote:Quem define o que é ou não comunidade?
Quem escolhe os responsáveis?
Com certeza "não são" estes três: http://www.sxc.hu/photo/692740

No entanto, qualquer um pode encontrar a sua própria resposta lendo esta discussão http://www.alltogetherasawhole.org/prof ... e-barriers .
Eu, particularmente, partilho das visões do Arno e do Brian.
♦ Homines libenter quod volunt credunt. ♦
http://www.iikozen.com.br
OpenTranslators Volunteer -> http://www.opentranslators.org

User avatar
iikozen
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1250
Joined: Fri Jul 20, 2007 11:20 am
Location: Londrina - PR - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by iikozen » Sat Jan 09, 2010 10:54 am

claualfbel wrote:Olá amigo,
Em 2006 quando esse debate começou voluntários se apresentaram para tentar organizar comunidade regionais, foi esse o processo. Eu fui um destes que me apresentei para buscar organizar a comunidade aqui no Pará.
Como anteriormente, em threads que registram o voluntariado aberto e participativo, precisamos, mais uma vez e sempre, de informação voluntaria e participativa para que a Comunidade Joomla! cresça, positiva e organizada, aberta e livre.

Aos então responsáveis, continuem com sua contribuição, informando a todos, onde as [spam] estão funcionando, de que maneira e o que os que estão iniciando podem fazer para emular ações de sucesso por outros encontradas.

Grato,

Manoel
♦ Homines libenter quod volunt credunt. ♦
http://www.iikozen.com.br
OpenTranslators Volunteer -> http://www.opentranslators.org

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by pchardnet » Sat Jan 09, 2010 5:01 pm

Comunidade de usuários Joomla! no Brasil tá igual igreja protestante. A cada manhã tem uma porta aberta.

Eu tenho o domínio joomlaminas.org desde o dia 05 de julho de 2006 e o site existe desde esta época. Porém, nunca, eu disse nunca, houve qualquer contribuição da tal comunidade.

Em 2009 resolvi, por motivos óbvios, retirar o nome Comunidade Joomla!Minas, e passei a usar o domínio como um blog, praticamente pessoal.

Alguém aqui acredita mesmo em [spam] regionais?

Sinceramente, cada vez que leio coisas sobre isso, seja aqui neste fórum, twitter, etc, eu me chateio e desacredito mais ainda no poder individualista do brasileiro.

[spam] que tem fórum próprio;
[spam] que surgem pq alguém quis;
[spam] de um homem só;
[spam] que forçam a barra para serem chamadas de oficiais, ou até se acham.

Isso tudo deveria morrer, ser extinto.

Eu voto, e acredito que irei, junto com outras pessoas, construir uma comunidade de Joomleiros de verdade. Aqueles que usam o Joomla! no seu dia-a-dia, como ganha pão, mas também não tem medo de compartilhar por meio de textos, áudios ou vídeos, aquilo que aprenderam.

E os que quiserem ser donos de [spam] eu coloco o meu domínio à disposição.

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by fititnt » Sat Jan 09, 2010 5:19 pm

Creio que dessa vez seja impressindível que pessoas parem e pensem em 'regras' para sites serem considerados como 'centralizadores de [spam] regionais'. E que tais regras sejam votadas e discutidas por brasileiros afim de atender peculiaridades do Brasil.

Mesmo as [spam] regionais de joomla no mundo não estão muito diferentes do que ocorre no Brasil, e querer adotar um modelo global ( livre demais, permitindo inclusíve que qualquer um se cadastre como grupo de usuários de um homem só e tire vantagens disso).

Eu não entenderia tais regras como algo para capar fora quem quer realmente colaborar, mas sim nortear tais pessoas em coisas que são SENSO COMUM dos brasileiros, e, de uma forma clara e transparente, listar [spam] que atenderiam tais regras e [spam] que estão próximas de atingí-las
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by fititnt » Sat Jan 09, 2010 5:44 pm

Vou propor rapídamente algumas regras. Lembrando que pode ser que NENHUM site pode acabar conseguindo atingi-las num primeiro momento, porém ter algumas metas que seriam senso comum poderiam contribuir para que ocorressem.

1. MUITO IMPORTANTE: obrigatoriamente o site agregador regional deveria propor (por decisão própria ou em consenso comum com usuários) um local, data e horário para um encontro físico no qual usuários possam se ver para discutir pessoalmente, em um numero mínimo de participantes a ser definido. Tal encontro seria listado mais tarde os pontos discutidos e os participantes que os discutiram no site agregador, de modo que todos possam ver o que foi conversado. Quase como uma ata, porém não necessitando ser igual a isso. O local não necessarimente precisaria ser com uma infraestrutura grande, poderia ser a casa de algum dos participantes, ou mesmo um bar no fim de uma sexta feira.

2. Obrigatoriamente fazer o ponto acima também via conferência online para mais usuários, e divulgar igualmente.

(Repetindo: uma comunidade sem interação entre usuários, obrigatoriamente deve procurar fazer isso e listar como está fazendo, e caso não consiga deve pelo menos listar que se está tentando. Com isso as chances de em breve aparecerem pessoas é maior)

3. A comunidade deve ter, obrigatoriamente, um numero X de pessoas estimupulados nacionalmente que se digam 'responsáveis' pela aquela comunidade, e tais pessoas poderiam ser trocadas ou substituidas por outras que estejam interessadas. [spam] de 1 homem só obrigatoriamente deveriam deixar claro que estão a procura dos demais responsáveis para cumprir tal numero, e estarem abertas para diálogo.

4. A comunidade deveria procurar produzir alguma coisa de util a ser listada nela. Por exemplo liberar traduções de componentes, ou criação de componentes, ou outras coisas que possam ser usadas a nivel de Brasil. E esse tipo de tecnologia deveria ser apresentado em uma comunidade centralizadora do que está ocorrendo nas [spam] regionais.

5. Deverá ser estipulado critérios abertos para o que é permitido e o que não é dentro das [spam] regionais no que diz respeito a propaganda de um dos membros, mesmo que este membro seja o responsável principal do site. Poderia-se por exemplo ter banners ou outro tipo de propaganda para tal empresa, mas nunca que o site regional endorsa ou apoia aquela empresa, ou então outros critérios a serem discutidos abertamente. Tal medida seria um meio de impedir que usuários apoiem tal comunidade por sentirem que apoiando ela estarão apoiando em especial um concorrente.

6. A ser definido, caso haja varios responsáveis, ver um meio de talvez esses principais responsáveis terem algum meio de divulgação dentro da comunidade de seus serviços proporcional a ajuda que prestam a comunidade, desde que essa propaganda seja tão leve quanto um google adsense ou algo semelhante (isto é, não desestimular outros usuários a participarem em função de acreditarem que estão ajudando tais empresas). Talvez imaginar um sistema de troca de banners de tais usuários que são mais participativos, como de certa forma ser um estimulo a participação maior de certos centralizadores em relação a outros, desde que não desestimule participação de novos.

7. Se definir alguns critérios visuais para quantidade máxima de propaganda no site, indo um pouco alem de só bom senso. Algo para evitar que um novo usuário deixe ultrapasse por exemplo 15~20% da área de uma página em propagandas, pois ninguém está lá para ver propaganda de empresas. O mesmo vale para cursos ministrados por empresas, e não algo gratuito para todos os usuários.

8. Caso um site regional decida por contra própria, ou então infrija muitas regras por um longo tempoe a comunidade decida por ela, ela deve perder o título de site regional e se tornar como propriedade dos que produziram tal site, porém tais pessoas devem tirar todas as referencias a grupos de usuários, e poderia em um futuro voltar a concorrer ser um grupo de usuários novamente caso se encaixe nas regras.

-- Editado, adição --

9. Setar duas épocas no ano no qual em um fórum é discutido por todas os responsáveis de [spam] regionais quais objetivos as demais atingiram, e discutir propostas para melhorar ou se ajudar. Esse grupo de pessoas poderia decidir quais [spam] se encaixam no perfil de comunidade regional, quais são candidatos a atingirem esse perfil, e quais devem ser excluidos por algum grave erro em relação ao consenso comum nacional. Às [spam] que não estiverem adequadas devem ter um prazo para adequação, e todo o processo deve ser transparente.

-- Editado, adição --


Alguém tem objeções ou opiniões do meu rascunho de propostas? Creio que é realmente importante se nós pararmos, e tentarmos em conjunto trabalhar em cima de regras básicas. Assim não seria 'um ou dois' que decidiriam o que é errado, e o que é certo, mas sim usuários do brasil inteiro policiariam as outras [spam], e, de forma sinergia e com divulgação múltipla entre as [spam], acredito que todas cresceriam, em especial pela estimulação muito mais pesada de encontro de usuários fisicamente. Alguns vão dizer que ja tentaram isso, mas eu, pessoalmente acho que, se por diversas vezes for definido datas ou locais, ainda que para video conferencias, os usuáiros VÃO começar a aparecer, ainda que no inicio tenham ajuda de usuários de outros estados. Lembrem-se: hoje temos twitter.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
leomiranda
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 7
Joined: Thu Sep 17, 2009 4:10 pm

Re: Grupos de usuários

Post by leomiranda » Sat Jan 09, 2010 7:34 pm

Estou chegando agora..

Sou de Pernambuco, atualmente morando em Petrolina / PE.

Particulamente concordo com o Daniel, as [spam] Joomla no Brasil estão crescendo em qntd e diminuindo em qualidade, com muita individualidade. Para ter uma ideia trabalho com Joomla há mais de 3 anos e nunca me senti a vontade, posso dizer até que nunca me sentir "em casa" com alguma comunidade joomla no Brasil, por isso não apareço muito.

Há um tempo atrás conversei com o Ronildo e ele me falou de algumas ideias de uma comunidade de usuários joomla unificado, achei bem bacana a ideia dele. Um lugar onde todos possam contribuir com posts, vídeos, tutoriais, downloads.. etc.. Sinceramente acho perda de tempo pensarmos em custos e patrocinadores se temos algo tão bacana como o www . ning . com, já tem td pronto, sem dor de cabeças, o problema que vejo não é recursos tecnológicos e sim humanos.

Há um tempinho atrás comecei a estudar Ruby on Rails, fiquei facinado como todos são unidos, até mesmo os blogs pessoais você ver bastante interação dos Rubystas..

Estou fazendo meu novo site e irei começar a escrever tutoriais, textos, artigos.. dowloads.. etc. sobre joomla no meu blog, gostaria de poder colocar isso também em um site "centralizado" de usuários joomla.

Estou a disposição, essa é apenas minha opinião.

Abraço a todos.
Leo Miranda
www.leomiranda.com

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by pchardnet » Sat Jan 09, 2010 8:25 pm

@leomiranda, já temos algo criado no Ning... vamos discutir regras e divulgar em breve.

@fititnt, nem consegui ler tudo. Muita regra, pouca objetividade e utopia.

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by fititnt » Sat Jan 09, 2010 9:17 pm

@pchardnet

Os grupos de usuários começaram sem regras nem mesmo um senso comum, e deu no que deu hoje: um grande grupo de usuários porque o CMS é maravilhoso, mas uma comunidade cada vez menos colaborativa. Algumas nomratizações tem que se ter, ou a coisa só vai ficar pior.

E tem que se lembrar do principal: querendo ou não todos os sites regionais foram criados, mas ( agora depois que já passou anos, tendo uma visão mais ampla que nem mesmo eu tinha naquela época) querendo ou não o pessoal não publicou ou setou datas e locais pra ter encontros de usuários, mesmo que não fosse nenhum usuário.

Se não me engano eu li especificamente em um site de outro país que uma das regras internas para grupos de usuários regionais que eles decidiram era que grupos regionais deveriam se ter encontros físicos, e que até mesmo umas cevas entre pessoas 'reforça laços e o grupo'
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
pmichelazzo
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 418
Joined: Wed Sep 21, 2005 2:13 pm
Location: Brussels - Belgium
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by pmichelazzo » Sun Jan 10, 2010 2:03 am

Primeiro de tudo, um soberbo 2010 para todos aqui.

Participo de [spam] de SL há pelo menos 10 anos e dentro de CMS, ao menos a 5. Já viajei o mundo falando com desenvolvedores e [spam] de tudo que é buraco e acredito que estamos querendo seguir um caminho um pouco equivocado em nosso país. Por que digo isso, vamos ver:

Particularmente não acredito em grupos regionais em nosso país. Somos um espaço de 8 milhões e quinhentos mil km2 com um número pífio de usuários/desenvolvedores/participantes de [spam]. Nem mesmo se tentarmos criar uma comunidade do norte (abragendo os estados desta região geográfica) vamos ter um grupo minimamente organizado por lá. Poucas pessoas, distâncias absurdamentes gigantes e todo o tipo de entrave possível.

Se compararmos o Brasil com a Tailândia, por exemplo, vamos tomar uma lavada homérica. Lá, meu amigos Akarawuth e Supachai (ambos da época que trabalhavamos com Mambo) me informaram que no último JDay enfiaram 1200 participantes no evento e este ano estão pretendendo chegar a 1500 (inclusive com minha participação). Mas como eles conseguem isso? Dinheiro e organização, sendo que um vem por causa do outro.

A organização é dada realmente por um JUG (Joomla User Group) legalmente constituido e que pode assim receber patrocínios e criar atividades rentáveis que são revertidas para o grupo. Com isso, mais gente participa e mais patrocinadores chegam; uma boa corrente, um tufão que joga as coisas boas para cima. O mesmo acontece na Indonésia, Alemanha e em alguns outros países.

Este não é o modelo "padrão". Alguns países/regiões/cidades conseguem fazer por si atividades. Mas convenhamos, a coisa é muito diferente. Comparar por exemplo a quantidade de "joomleiros" de São Paulo com Paris é outra lavada. Simplesmente não dá.

Diante do exposto, penso que o caminho mais viável para a comunidade brasileira não é a criação de grupos regionais com regras ditadas ou de anuência de A ou B, mas sim uma comunidade brasileira com entidade jurídica (fundação/ONG/whateaver) que possa aglutinar todos nós dentro e possa também ser um catalizador de tudo o que é feito em nosso país no tocante a comunidade Joomla.

Mas e os grupos regionais? Particularmente acredito no caos organizado dos mesmos e não em imposições de quaisquer tipo. Eles não precisam ter estatuto, regras ou coisas do tipo, somente se juntam em pronto. Um exemplo:

Meu irmão é jipeiro. Adora uma lama e mais ainda os finais de semana quando pega o "trator" dele e vai para o mato. Ele participa de um grupo regional (http://www.esquadraodalama.com.br) que se encontram em um boteco todas as quintas feiras, ou melhor, vão para o boteco. Não existe obrigação nenhuma de estar presente ou de qualquer coisa. Simplesmente vai lá, senta, bebe, paga e fala de lama. Pois bem, com esta "organização caótica" o grupo está muito bem organizado e até mesmo com "loja" para venda de produtos. E como se organizam? Bom senso, somente isso.

Então, penso em dois sentidos: 1) existir uma entidade jurídica organizada para manter os rumos do CMS dentro do Brasil e deixar que as [spam] regionais, locais, escolares ou quaisquer que sejam se organizem como for.

Como fazer?
Não posso dizer por todos mas conversas já começaram com algumas pessoas neste âmbito inclusive com algum suporte do pessoal da OSM nos EUA principalmente porque é estranho um país como o Brasil, com ótimos cases e ótimos desenvolvedores ficar na berlinda de toda a comunidade de SL.

Dicas? Críticas? Comentários? Todos bem-vindos.

Sds
--
Paulino Michelazzo
http://www.michelazzo.com.br

claualfbel
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 124
Joined: Fri May 05, 2006 11:51 am
Location: Belém - Pará
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by claualfbel » Sun Jan 10, 2010 2:55 am

Olá amigos.
1. Na minha opinião o que falta não são regras, mas um constante debate sobre as [spam] que só estamos tendo AGORA de forma mais profunda;
2. Comunidade regionais do Norte JoomlaPaidegua e do Amapá realizarão eventos regionais de usuários. Os eventos foram feitos nas faculdade CESUPA(belém) e FAAT(macapá), com uma ótima repercussão em TV e Jornais. No evento de Belém tivemos a participação de 120 pessoas nos dois dias, sendo o primeiro dia de palestras e o segundo dia de minicurso;
3. No último JoomlaDay Brasil, nosso amigo do Core, incentivou a ideia da realização de encontros regionais e não necessariamente da regionalização do encontro nacional (que também é uma boa ideia);
4. Acho melhor investimos no fortalecimento dos grupos estaduais e destes se organizar o encontros regionais. O renan de Goiais propos que fizessemos o Joomla Norte ano passado mas não deu ainda para realiza-lo;
5. Acho que devemos ter sempre esse debate sobre os grupos estaduais/regionais é a única maneira de "fiscalizar" o que é feito por tais grupos, se largamos esse debate de mão (como aconteceu) a coisa pode desandar sim. Proponho manter esse tópico ou de repente criar outro maior ou mesmo um fórum especifico para tratar do desafio de se organizar um grupo estadual/regional trocar experiência, lavar a roupa suja que tiver que ser lavada e desta forma manter tudo unido sem asfixia.
Cláudio Alfonso - Joomla, Seblod, Realidade Aumentada.

juliocoutinho
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 3
Joined: Thu Jan 07, 2010 7:30 pm

Re: Grupos de usuários

Post by juliocoutinho » Sun Jan 10, 2010 10:09 am

cout45 wrote:Nome: Júlio Coutinho

Contato: webmaster arroba hardec.com

Msn: coutinho_sgt arroba hotmail.com

Cidade: Brasília

Uf: DF
este sou eu em 2006, após receber o convite do Matheus no FISL 7.0. Naquela época o Exército acabava de ser sacudido pela notícia do fim do Mambo e uma comitiva nossa foi ao FISL como sempre e particularmente a equipe de de desenvolvimento do Gab Cmt EX, estava interessada no I Encontro do Comunidade Joomla no Brasil. Eu torcendo muito pelo desempenho pois não queria mudar de CMS, porém, entendendo que dependeria do aval do chefe dos programadores, "um dos maiores profissionais de TI que já conheci e que participa do desenvolvimento do PHP" e do chefe de toda a repartição que hoje é o responsável pela implantação do software livre no Exército.

A galera deu show, Matheus, Ronildo e Belini arrebentaram e o Joomla continuou no EB, sendo hoje, o CMS do Exército. Na época chegei a entrar em contato com o Matheus, pois o Coronel queria que ele ministrasse um curso aqui em Brasília, mas não foi possível.

Da mesma forma que o Daniel, registrei o domínio .org e " no meu caso tive que registrar o joomlabrasilia.com.br também porque tive problemas com um expertalhão aqui de BSB que comprou o joomlabrasilia.com.br e queria me vender. Entrei em contato com o CGI e consegui resolver. Porém, hoje mantenho o joomlabrasilia.com.br chamando o joomlabrasilia.org. Coisas de Brasília, cidade do panetone. " Da mesma forma Daniel, nunca obtive nenhuma "ajuda" da comunidade e hoje o Joomla Brasília é o Grupo de um homem só! :laugh:

Ao longo do tempo nós, porque Deus está sempre junto, participamos de palestras em vários eventos de faculdades aqui no DF, ministramos mini-cursos de joomla em eventos que até então o joomla não tinha espaço (LATINOWARE 2006/07); Estivemos em Belém e Macapá e conhecemos o trabalho brilhante que o Cláudio e o Calyton desempenham no norte do País; Ministramos cursos no Exército Brasileiro e Presidência da República, desbancando o plone/zope na PR através do DSIC (não imaginam a dificuldade que foi provar a segurança do joomla), os caras pegaram pesado nos testes; Ministramos cursos no CONSEGI/2009 e chegamos com o joomla no SERPRO, apesar do xoop's estar na área por lá! ;D

Recebí a missão de ministrar cursos de Joomla para o Gab Cmt Ex. Para os que desconhecem, o cb/sd sai do serviço ativo após 07 (sete) anos e com o curso conseguimos reposicioná-los no mercado. Aos poucos e devido a demanda, resolvi "profissionalizar" o curso montando vídeo-aulas baseadas na experiência profissional que tenho ao longo de 06 (seis) anos sendo responsável pela parte de web do Gab. São várias situações e cases vividos.

Lembro que no joomla day! quando o Júlio Pontes mostrou um erro típico que ocorre com o Mysql corrompido fui um dos únicos a levantar o braço, demonstrando que já tinha visto aquilo.

Hoje, modéstia a parte, nosso curso é sem dúvida um dos melhores do Brasil não ficando atrás de nenhuma grande empresa. O valor cobrado refere-se tão somente a minha hora de trabalho já que fico dividido entre meus afazeres castrenses de 09:00 as 18:00 e joomlenses de 19:00 em diante. Temos vários bolsistas, alunos de fora do Brasil, enfim, conseguimos nos posicionar e ajudar as pessoas a um custo baixo com material de qualidade.

Tenho a preocupação de disponibilizar tutoriais e víde-aulas gratuitas e deixar claro que ninguém precisa fazer o curso pois ta tudo alí de graça. Vejo minhas vídeo-aulas e artigos serem utilizados em outros websites sem nem ao menos citarem a fonte, mas, não acho justo que empresas aqui de Brasília ganhem licitações de 50, 60, 280.000,00 as custas do meu conhecimento. Todos aqui sabem o quanto cada um ralou, rala e ainda irá ralar para fazer a graduação, pós-graduação e etc... Por isso, as empresas que me procuram são tratadas de forma "comercial" de PJ para PJ e não como um usuário, iniciante ou não que vai usar o joomla! Os usuários são a razão de ser do nosso Grupo e como dito no Joomla Day!, do próprio Joomla!

Agora, abrir mão do Joomla Brasília? Isto eu não abro. Amigo Daniel (espero que possa chamá-lo assim) :laugh: , não abra mão do Joomla Minas! nunca , existe uma letra do Jorge Aragão que diz (respeite quem é que chegou aonde a gente chegou) e você apesar da pouca idade aparente demonstra um grande conhecimento! Vai abrir mão do Joomla Minas pra quem? para um aventureiro que chegou agora, acha que o joomla começou em 2008 e desconhece a estória com "e" mesmo do CMS e quer sentar na janela?

Enfim amigos, perdoem o desabafo deste Sargento do Exército recém-nascido? Claro, a vida começa aos 40 e fiz 40tinha em novembro, que fica realmente indignado com comentários de pessoas que não me conhecem, não conhecem o Joomla Brasília e saem por aí querendo criar novas [spam] no DF e etc... por quê não participam da nossa? Traduz alguma coisa pra gente? Não respondo emails de pessoas que querem fazer "loby" tipo: isto é segredo, vamos nos mobilizar e etc... para trazer o Joomla Day para Brasília! Brasília!

" Em lugar de condenar os outros, procuremos compreendê-los. Procuremos descobrir por que fazem o que fazem. Essa atitude é muito mais benéfica e intrigante do que criticar; e gera simpatia, tolerância e bondade. " Dale Carnegie

Um grande abraço do velho cout a todos os joomleiros e um Feliz 2010!!! :pop

User avatar
paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 175
Joined: Mon Sep 14, 2009 6:16 pm
Location: Brasília/DF
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by paulories » Mon Jan 11, 2010 12:33 pm

Julio, parabéns pela sua “estória”, comovente. Mas vejo que vc adotou uma postura paternalista no "Planalto Central". Você critica dizendo que "pessoas recém chegadas querem ser o pai do Joomla", mas vejo que realmente seria impossível pois você já é o pai.

Creio que AINDA não entendeu o que está sendo proposto. Mas vou tentar explicar mais uma vez (e última):

1. O JoomlaBrasília é o SEU negócio. Fique com ele e leve adiante! Nunca dissemos para você abrir mão ou qualquer outra coisa. Nem acho justo abrir para compartilhar conosco, os "recém chegados" como você fala que "querem sentar na janela".

2. Caso você não tenha entendido, alguns destes "recém chegados" foram da equipe que começou (com muita luta) o uso do Joomla do MEC, que é SEM DÚVIDA um dos maiores cases de sucesso deste CMS no Brasil desde 2006, e não porque a NOIX pegou a conta em 2009. Não creio ser justo lidar conosco desta forma meu caro. Isto nos leva TAMBÉM a 2006, e fizemos isto sem apoio qualquer.

3. Só para constar, já disse que realmente seus cursos são muito elogiados e to de saco cheio de falar disso porque daqui a pouco vão dizer que to fazendo propaganda e nem vou ganhar comissão!

4. Você ficou “indignado” com nosso comentário? Diga qual e vamos discutir isto sem ocupar o povo que tem mais o que fazer. Mande uma 'PM' Se for o caso faremos uma “retratação” em horário nobre.

5. Não conheço o JoomalBrasília pq não me interessa saber de empresa alheia.

6. A criação de uma VERDADEIRA Comunidade no DF (e não uma nova, afinal, não existe uma!) busca algo que você não conseguirá fazer pelo JoomlaBrasília, por quesitos simples como comunidade não ganha grana, sacou? Realmente duvido que você consiga apoio nesta forma de negócio.

7. Nosso email tinha caráter sigiloso pq no nosso ponto de vista a discussão nacional do JoomlaDay 2010 deveria partir dos moderadores do fórum oficial (afinal, somos recém chegados, lembra?). Mas isto não implica que não poderíamos começar a nos organizar e prepara uma proposta consistente para um grande evento. Se você desdenhou a iniciativa e nem se deu o trabalho de mandar um email de resposta mostra o quanto está fechado em seus pensamentos.
--
Paulo Ries
Gerente de projetos | Designer de Interfaces
Trídia Criação | Membro da JoomlaCalango

User avatar
paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 175
Joined: Mon Sep 14, 2009 6:16 pm
Location: Brasília/DF
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by paulories » Mon Jan 11, 2010 12:56 pm

Agora, tratando do assunto em tom mais inteligente, o comentário do Paulino é interessante.

Aqui no JOOMLADF (sim, ele existe em fase embrionária ... rs) procuramos saber melhor quais as regras e funcionamentos dos JUG, dentro do que a OSM pensa e autoriza. Junto com isso procuramos informações de grupos pelo mundo. Recebemos algumas respostas e realmente a maioria dos JUG que respondeu usa esta organização caótica que o Paulino menciona.

Porém, ainda no JoomlaDay09 comentei com o Berlanda e depois com o Daniel Correa que poderíamos ver a possibilidade de criarmos uma associação nacional ou algo do tipo. Naquele momento ainda não sabia direito como poderia ser, mas percebi que poderíamos ter isto de alguma forma. Em especial para tratar dos assuntos da comunidade brasiliera, mas também poder receber estes apoios e patrocínios comentados pelo Paulino, afinal ter um CNPJ e uma organização oficial ajuda e muito neste aspecto. O JoomlaDay, por exemplo, poderia receber patrocínios de mais empresas e até incentivo dos programas de desenvolvimento em tecnologia distribuídos por alguns ministérios.

Com o avanço das nossas conversas sobre a proposta de trazermos o Jdbr10 para Brasília o grupo que se reune busca uma estruturação consciente e real. O que discordo do Paulino é que no meu mísero ponto de vista (a partir de uma janela qualquer, do corredor ou mesmo em pé...), os grupos reginais precisam existir pois cada localidade tem suas particularidades e assim como no Pará podem e devem organizar pequenos eventos, afinal isto faz o Joomla crescer. Talvez a estrutura de estar associada ao grupo nacional seja uma boa solução, mas talvez não. Creio que em alguns debates isto ficaria mais claro e a comunidade poderia refletir o que seria melhor para ela. E sim, deveria ter algumas regras como usar somente o forum para dúvidas (hoje isso está uma bagunça, vejam o orkut...), grupos não podem se tornar uma empresa, requisitos mínimos para ser um JUG e etc.

O OSM estabelece que existem JUG. Não precisamos excluir isto, mas mesmo para ser reconhecido como JUG oficial existem regras. Regras não são ruins se colocadas de forma positiva. Temos regras em todos os lugares que frequentamos.

Vejo que o Fit tem muitas idéias interessantes. Os grupos regionais precisam de uma equipe de responsáveis, para evitar problemas futuros. A proposta do JOOMLADF é ter 3 pessoas na "cabeça" do nosso JUG. Estes responsáveis poderão ser mudados de tempos em tempos, seja por indicação ou por eleição (dependendo da quantidade de gente no JUG).

Todas estas coisas presicam ser pensadas de forma madura e não proprietária. O que não pode acontecer é enterrar iniciativas por conta de ego, ostracionismo ou problemas pessoais porque assim só o Joomla perde.

Um abraço.
--
Paulo Ries
Gerente de projetos | Designer de Interfaces
Trídia Criação | Membro da JoomlaCalango

User avatar
pmichelazzo
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 418
Joined: Wed Sep 21, 2005 2:13 pm
Location: Brussels - Belgium
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by pmichelazzo » Mon Jan 11, 2010 3:56 pm

Paulo,

Primeiramente, obrigado pela resposta aqui dada sobre o assunto "Brasília". Mesmo querendo, não quis me meter na "cozinha dos outros".

De longe afirmo, penso ou mesmo cogito que os JUG's locais não devam existir. Ao contrário, acho que eles devem possuir autonomia total para se organizar da forma que mais convier a estas pessoas, seja como um grupo de boteco ou ainda uma organização real. Sem eles a comunidade não é efetivamente nada em nenhuma instância.

Entretanto, penso que uma organização nacional deve ter regras para que estes JUG's entrem como "organizações" dentro dela. Nada burocrático, nada extraordinário. Como exemplo, somente ter uma representação oficial por estado ou região ou ainda um "diretor" por estado ou região. De resto, deixa a coisa caminhar localmente. O que não se pode é continuar "ao deus dará" nacionalmente.

A comunidade internacional também está mudando por diversos motivos (algumas mensagens do Andrew indicam e afirmam isso) e nós precisamos fazer o mesmo, ou melhor, fazer a primeira vez por aqui.

Abraços
--
Paulino Michelazzo
http://www.michelazzo.com.br

User avatar
iikozen
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1250
Joined: Fri Jul 20, 2007 11:20 am
Location: Londrina - PR - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by iikozen » Tue Jan 12, 2010 11:19 am

pchardnet wrote:Comunidade de usuários Joomla! no Brasil tá igual igreja protestante. A cada manhã tem uma porta aberta.

Eu tenho o domínio joomlaminas.org desde o dia 05 de julho de 2006 e o site existe desde esta época. Porém, nunca, eu disse nunca, houve qualquer contribuição da tal comunidade.

Em 2009 resolvi, por motivos óbvios, retirar o nome Comunidade Joomla!Minas, e passei a usar o domínio como um blog, praticamente pessoal.

Alguém aqui acredita mesmo em [spam] regionais?
...
Prezado Daniel,
A liberdade de expressão, em um estado democrático de direito, nos permite formar [spam] e nos associarmos, quer por afinidade religiosa, quer por ideais relacionados a FOSS ou outros, mas disso todos sabemos.

Agradeço sua presteza em nos relatar o ocorrido no tocante ao tópico desta thread!

Quanto a acreditar, sim eu acredito em [spam] Regionais!

Mais uma vez agradeço sua contribuição para com minhas dúvidas, que reconheço e recordo desde o início de 2006.

Obrigado! Sucesso!
♦ Homines libenter quod volunt credunt. ♦
http://www.iikozen.com.br
OpenTranslators Volunteer -> http://www.opentranslators.org

claualfbel
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 124
Joined: Fri May 05, 2006 11:51 am
Location: Belém - Pará
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by claualfbel » Tue Jan 12, 2010 11:28 am

iikozen wrote:
pchardnet wrote:Comunidade de usuários Joomla! no Brasil tá igual igreja protestante. A cada manhã tem uma porta aberta.

Eu tenho o domínio joomlaminas.org desde o dia 05 de julho de 2006 e o site existe desde esta época. Porém, nunca, eu disse nunca, houve qualquer contribuição da tal comunidade.

Em 2009 resolvi, por motivos óbvios, retirar o nome Comunidade Joomla!Minas, e passei a usar o domínio como um blog, praticamente pessoal.

Alguém aqui acredita mesmo em [spam] regionais?
...
Prezado Daniel,
A liberdade de expressão, em um estado democrático de direito, nos permite formar [spam] e nos associarmos, quer por afinidade religiosa, quer por ideais relacionados a FOSS ou outros, mas disso todos sabemos.

Agradeço sua presteza em nos relatar o ocorrido no tocante ao tópico desta thread!

Quanto a acreditar, sim eu acredito em [spam] Regionais!

Mais uma vez agradeço sua contribuição para com minhas dúvidas, que reconheço e recordo desde o início de 2006.

Obrigado! Sucesso!
Olá amigo.
Eu também acredito nas [spam] regionais.
Cláudio Alfonso - Joomla, Seblod, Realidade Aumentada.

User avatar
iikozen
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1250
Joined: Fri Jul 20, 2007 11:20 am
Location: Londrina - PR - Brazil
Contact:

Re: Grupos de usuários

Post by iikozen » Tue Jan 12, 2010 11:29 am

@fititnt
Sempre, calmo, observador, eloquente e participativo.
Obrigado por acreditar, ouvir e contribuir!

Suas sugestões são, sem dúvida alguma, merecedoras de leitura e reflexão.
Com certeza muitos virão aqui buscar informação e encontrarão seus posts e te agradecerão!
Fico agradecido e com certeza aprendi muito neste tópico com você.
Espero poder consultá-lo ocasionalmente na tentativa de evitar erros e maximizar os acertos.

Obrigado!
♦ Homines libenter quod volunt credunt. ♦
http://www.iikozen.com.br
OpenTranslators Volunteer -> http://www.opentranslators.org


Locked

Return to “Portuguese Forum”