Descompactar no servidor.

Moderator: ariadneduvessa

Locked
wbauli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by wbauli » Tue Jun 19, 2007 2:51 am

Bom, estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Tudo o que aprendi até hoje de FTP, Criação de Banco de Dados, instalação de CMS, Fóruns, alterar css e etc, foi mexendo e tirando dúvidas em fóruns como esse daqui.

Bom a minha dúvida agora é:

Tem como eu mandar o arquivo de instalação do Joomla zipado (ou nas extensões tar.gz ou tar.bz2 ou zip), e descompactar dentro do servdor.

Pergunto isso, porque estou intalando o Joomla 1.5, para ir me habituando com ele, porém o "bicho" descompactado é 10 mb. Bastante perto do 1.0.12 que são apenas +ou- 5 mb.
Via Filezilla, vai demorar "pra dedel" descompactar no micro e depois mandar descompactado, mais se não tiver outro jeito....

Na verdade já estou upando para o servidor descompactado mesmo, mais seria mais uma coisa que irei, ou iremos aprender.

Aguardo Respostas.
Obrigado. :)
Last edited by bigodines on Tue Jun 19, 2007 10:24 pm, edited 1 time in total.

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Tue Jun 19, 2007 4:39 am

O modo mais prático e mais seguro, sem sombra de dúvidas, é realmente fazer o upload de um arquivo ÚNICO para o servidor, e, então, descompactar dentro desse. Fazer o upload de arquivo por arquivo, separadamente é complicado. E explico. Quer você tenha uma discada  de 56k e ache que sua conecção é ruim, não vá acreditanto fielmente que é só com uma conecção de alta velocidade vai conseguir facilitar sua vida. Vou citar meu exemplo:

Tenho virtua 4mb, que apesar do downmload de 500kb/s, só upa a 60~70k, mas é custo benefício para quem tem a chance de morar em uma cidade que tem isso a menos de 100 reais/mês. Caso eu descompacte localmente, e o passe arquivo por arquivo, como o meu host, assim como da maioria dos mortais, fica nos EUA, a velocidade de banda é grande, conseguindo downloads de uns 300kb/s traquilo por tread, mas a latência do servidor é que tira um pouco a paciência. Por exemplo, é estupidamente mais rápido a conecção da minha casa direto com o servidor do Depnartamente de Eng. Química da UFRGS, que fica em PoA mesmo, e, mesmo não tendo uma banda tão violenta quanto um servidor fora do país, sua latência é estupidamente menor [ lógico] mas ainda assim, em, qualquer dos casos, tem-se essa latência, e isso tira do serio qualquer um. Aliás, se você faz várias treads, ou tem a sorte, pode ter alguns arquivos corrompidos, dai vai resolver bugs que você mesmo criou por besteira!

A melhor forma, ao meu ver, é upar um arquivo único, e descompacta-lo no servidor. Com isso a latência pouco imoporta, e, caso tenha algum erro na trasferência, o próprio descompactador pode acabar acusando, o que é uma segurança a mais.

Por SSH

Use um programa como o Puttypara acessar via SSH seu servidor. Com isso, você tera acesso completo via linha de comando. Isso é excelente, e vai suprir necessidades que não conseguiria por FTP. Nele, digite para arquivos com a extenção .tar.gz:

Code: Select all

tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz
E ele vai descompactar automaticamente o conteúdo. Prefiro tar.gz por questões de boa velociadade de descompressão e tamanho mais eficiente que zip. Use um programa como o Izarc para compactar nesse formato

Via Cpanel

O Cpanel tem uma função de descompactar ZIPs. Dê uma procurada. Ela eventualmente dá erros para arquivos grandes.

Obs.: Tenho a impressão que tem alguns sites ou scripts que fazem um programa de ftp rodar dentro no navegador, só que como cpanel podem dar erros ao descompactar arquivos grandes, ou simplesmente parar no meio do caminho e não dar mensagem de erro. Use por conta e risco, mas é uma alternativa para quem não tem acesso via SSH ao servidor.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

samp
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Re: Descompactar no servidor.

Post by samp » Tue Jun 19, 2007 6:39 am

além de tudo que o fititnt disse, o mais importante: o seu servidor deve oferecer a opção de descompactar no servidor.
Quem não deve.... não teme! ;)

bigodines
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by bigodines » Tue Jun 19, 2007 2:04 pm

resumindo:
se teu servidor der acesso ssh (e rodar linux) vc pode enviar pra lá (usando ftp ou o próprio scp) e usar "tar xzvf arquivo.tar.gz" e pronto.

[ot]meu deus.. se eu tivesse 4mb de link e downloads a 500kb/s eu acho que morreria.[/ot]

wbauli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by wbauli » Tue Jun 19, 2007 5:12 pm

Galera muito obrigado!!!!! :D

Olha, usar essa putty eu não consegui, mais deu certo pelo gerenciador de arquivos do próprio servidor.

Agora sim o serviço vai render.

Ontem fiquei 20 min para mandar os arquivos já descompactado.
Hoje fiz um teste mandando o zip e descompactando dentro do servidor, 3 min. eheheheheheh.

Obrigado por sanar minha dúvidas mas uma vez :laugh:

Qualquer coisa estou a disposição. 8)

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Tue Jun 19, 2007 11:26 pm

Bem nessa. Acabei de upar dois joomla a8e por servidor arquivo por arquivo, e, independende da internet, demorou mais que 20 minutos, ainda que eu estivesse baixando outras coisas mas sem forçar no up.

Não fiz via ssh porque por algum motivo, depois que mexi em algumas coisas, parece que meu ip caiu em uma lista negra qualquer e eu não conzseguia NEM renovar um livro de GD da bilioteca. Só pro proxy pra acessar algo em abaixo de ufrgs.br. Vai entender. Por via das duvidas foi no jeito tradicional pq tenho algumas cosias que tem certa urgência de serem feitas.

[off]Cara, eu estudo, tenho dois ou mais empregos ao mesmo tempo ( acho que aprendi com o os medicos de um dos trabalhos) e não tenho tempo pra nada. Mas, uma das coisas que certamente gosto de PoA é a internet VIOLENTA. a Pouco mais de um ano atrás era só na discada e olhe lá. Pelo menos naquela época minha discada era boa. Conseguia maravilosos seeeeete cááááá de down!
bigodines wrote: [ot]meu deus.. se eu tivesse 4mb de link e downloads a 500kb/s eu acho que morreria.[/ot]
Podem rir, mas, se tivesse que desistir de morar em PoA ( vide: internet violenta a menos de 100 reais) e ter que namorar ou casar com alguém de fora... bem, acho que eu ao menos pensaria duas vezes XD [/off]
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

Locked

Return to “Off-topic”