sistema de cadastro e login unico

Moderator: ariadneduvessa

Locked
User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Mon Oct 27, 2008 4:50 am

Estou fazendo uma rede de sites onde todos terão um unico login e cadastro!
Como o sistema da google!
mas estou com um problema, no joomla após o login o usuario não consegue acessar as areas restritas!
estou utilizando joomla 1.0.15 creio que seja problema de session!
se alguém que esteja mais familiarizado com a estrutura do joomla puder me orientar eu agradeço!

=============== internacional version ===========================

I am doing a network of sites where everyone will have a single login and register!
As the system of google!
but I have a problem in joomla after the login user can not access the restricted areas!
I am using joomla 1.0.15 I believe that is the problem session!
if someone who is more familiar with the structure of joomla can guide me I appreciate!



Att.
Júlio Jamil

User avatar
ronildo
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso
Posts: 4021
Joined: Thu Aug 18, 2005 12:39 pm
Location: São Paulo - Brazil
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by ronildo » Mon Oct 27, 2008 9:48 am

Explique melhor o seu problema.
Um conselho, se estiver iniciando esse projeto opte por usar o Joomla 1.5
http://www.ronildo.com.br/blog/ pt-br | twitter: twitter.com/ronildo
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=144443 - FAQ Joomla [pt]
Pessoal por favor não tiro dúvidas por e-mail nem mensagem privada, por favor não insistam.

User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Mon Oct 27, 2008 6:40 pm

ronildo wrote:Explique melhor o seu problema.
Um conselho, se estiver iniciando esse projeto opte por usar o Joomla 1.5
quando a pessoa se cadastra é incluida em um banco de dados!
e quando loga em um dos sites é verificado nessa banco e gerado o login unico onde a pessoa terá acesso a areas restritas de todos!

mas no joomla simplesmente da acesso negado.. aparece como logado mas sem acesso!

E sobre a versão eu já tenho o site em joomla 1.0.15, mas esse projeto de rede de sites e unificar como login unico esta em localhost ainda... então poderia mudar para o 1.5 se for o caso.
Júlio Jamil

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by joomila » Tue Oct 28, 2008 2:25 am

Pelo que entendi voce quer ter varios sites em joomla com login unico. Fiz algo parecido com isso no site da Prefeitura de Fortaleza. Um unico usuario para administrar os subportais.
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Tue Oct 28, 2008 12:26 pm

joomila wrote:Pelo que entendi voce quer ter varios sites em joomla com login unico. Fiz algo parecido com isso no site da Prefeitura de Fortaleza. Um unico usuario para administrar os subportais.
não é bem, isso amigo!

são vários sites sim! mas apenas um é joomla!
o restante são sites php feitos por mim!

e apenas um login e senha para os usuarios acessar tudo! como o sistema da google por exemplo, se você logar no gmail e entrar no orkut e já possui um perfil irá logar entrar no seu perfil porque você já está logado!

mas pelo que já estou percebendo o problema todo deve ser o session mesmo!
Júlio Jamil

User avatar
joomila
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 933
Joined: Wed Dec 21, 2005 1:56 pm
Location: Fortaleza-CE

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by joomila » Tue Oct 28, 2008 12:30 pm

se for no Joomla! 1.5 tem como fazer sim. Basta fazer um plugin de autenticação onde ele va procurar nos outros bancos do seus sistema.
overrideMVC - Override Components and Modules for Joomla! http://extensions.joomla.org/extensions ... ting/15611

User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Tue Oct 28, 2008 5:16 pm

joomila wrote:se for no Joomla! 1.5 tem como fazer sim. Basta fazer um plugin de autenticação onde ele va procurar nos outros bancos do seus sistema.
to fazendo testes no 1.5 e realmente é mais facil mas ainda não consegui! pois não quero copiar os dados de login para o jos_user quero apenas verificar no banco de usuarios externo!

e fica aparecendo tela branca após tentar logar, ou da usuario e senha invalida!
Júlio Jamil

User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Tue Oct 28, 2008 6:59 pm

o grande problema nem tanto eh a parte do login no joomla! isso pode ser feito!
mas o problema é que logando por outro sistema, o joomla pede para relogar, ele não reconhece porque não tem sesssion criada.
então como falei a questão toda é o session, conseguindo criar uma session o joomla vai reconhecer o login mesmo sem o usuario!
Júlio Jamil

lduran
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 23
Joined: Thu Oct 30, 2008 5:41 pm
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by lduran » Thu Oct 30, 2008 5:55 pm

Jamil,

Você resolveu o problema?
Eu estou quebrando a cabeça aqui também com algo parecido.

Estou chamando uma aplicação feita fora do jommla via wrapper e quero que ela pegue o usuário logado no joomla. Já tentei colocar na sessão ao efetuar o login e depois buscar quando entra na aplicação e não funcionou.

Estou pensando em escrever um "bridge" que funcionaria mais ou menos assim:
- ao logar no joomla eu escrevo em uma tabela o login, o ip e o timestamp.
- ao chamar a aplicação via wrapper, verifico nesta tabela os logins, o ip e um range do timestamp e já autentico o usuário.
- ao deslogar, limpo a tabela
- escrevo um processo para limpar a tabela de tempos em tempos.

Tem um jeito mais fácil e eu estou viajando ou esse é o caminho certo?

[]´s

User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Thu Oct 30, 2008 7:51 pm

bom a questão de usar o usuario e senha do sistema no joomla consegui facilmente no 1.5, com um plugin e desabilitando o plugin joomla.
mas como falei isso não resolve porq vai ter q logar manualmente.
já pensei também na questão da "bridge" e estou vendo uma de phpbb para e tentando fazer a minha.
mas ainda não resolvi meu problema!
Júlio Jamil

User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Fri Oct 31, 2008 7:19 am

estudando as bridge, encontrei um ponto interessante para possivel solução no joomla 1.0.15!
o mesmo estaria na modificação da geração de cookies no arquivo joomla.php!

encontrei isso verificando toda a rotina de login do joomla, e achei a seguinte linha:

cookiecheck if (isset( $_COOKIE[ mosMainFrame::sessionCookieName()] )

esta linha verifica se a pessoa ta logada e autentica o cookie com algumas funções no joomla.php

agora estou gerando outra rotina sem mexer na original e irei alterar a função cookiecheck para a minha e vamos ver se funciona!

Caso alguém tenha outra solução agradeço se compartilhar conosco!
Júlio Jamil

User avatar
jamilservicos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Tue Aug 05, 2008 6:49 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by jamilservicos » Fri Oct 31, 2008 9:31 am

bom, cheguei finalmente em uma solução que para mim pareceu ser mais facil que mexer na estrutura no joomla, mesmo porque a mesma funcionará perfeitamente em qualquer versão do joomla ou outros cms e sistemas de forums etc.

a solução é tão simples que fiquei com raiva quando pensei nela, porque ainda não tinha pensado nisso antes!

como minha area de usuario já esta feita e precisando apenas interagir com o joomla, seria mais facil então usar as funções do joomla que fazer o joomla reconhecer meu sistema!

logo vou manipular o banco de dados diretamente da minha area de usuario inves de tentar logar no joomla para isso!

Fazendo isso o usuario podera utilizar todas as funções do joomla sem precisar estar logado via joomla, e com funções de permissões posso tornar meu joomla mais flexivo para editores e outros serviços de componentes! por exemplo:

instalei componente x e faz y, mas quero apenas q o user 1 e 2 tenham este acesso.
Atraves do meu sistema unico poderei gerenciar oq meus usuarios poderão ou não acessar podendo assim dizer ao meu sistema que permita acesso apenas a 1 e 2, impossibilitando outros fazerem y pelo componente x. abrindo assim possibilidades de integração com joomla de todos os tipos para outras formas de comunicação.

pensei nisso vendo o JACL, CB e j!users, todos criam tabelas extras de permissão e tem sincronia entre eles.

mas como são componentes do joomla utilizam o mesmo bd, mas isso não quer dizer que somos preso a ele e devemos deixar de usar o joomla.
Basta gerar a sincronia como deseja!

testei em localhost e funcionou perfeito!
já testei com phpbb e joomla e ambos estão sendo gerenciados pela area de usuario que fiz, mas o phpbb precisei alterar algumas coisas do codigo.

bom... eis minha solução encontrada! obrigado pela atenção! e se o meu tempo permitir estarei em belém falando sobre meus projetos com joomla na 7ª Oficina para Inclusão digital ( http://www.inclusao.digital.pa.gov.br/?q=node/49 )
Júlio Jamil

lduran
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 23
Joined: Thu Oct 30, 2008 5:41 pm
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by lduran » Fri Oct 31, 2008 11:31 am

Caros,

Utilizei e cookie e funcionou perfeitamente!

Criei um componente que verifica o usuário logado no joomla e seta um cookie.
Esse componete redireciona via wrapper para a página da minha aplicação. Na página da aplicação, recupero este cookie e faço a autorização das funções que o usuário tem acesso

Quando tiver um tempo, vou transformar esse bridge num componente configurável.

Valeu!

wfolly
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Wed Jan 21, 2009 4:58 pm

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by wfolly » Fri Mar 06, 2009 5:28 pm

como vc fez isso? teria como disponibilizar seu componente??? estou comecando a usar o joomla e não tenho quase nenhuma experiência com ele.

lduran
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 23
Joined: Thu Oct 30, 2008 5:41 pm
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by lduran » Fri Mar 06, 2009 5:40 pm

Meu componente tem o seguinte código:

Code: Select all

<?php
//pego o usuário logado
$mainframe =& JFactory::getApplication('site');
$username =& JFactory::getUser();

//coloco o username em um cookie
if(empty($_COOKIE["TestCookie"])) {
setcookie("TestCookie", $username, time()+60); /* expira em uma hora */
}

//chamo minha aplicação pelo wrapper que criei
echo "<script type=\"text/javascript\">window.location.href=\"http://localhost:8080/joomla/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=54\";</script>";

?>
Na minha aplicação, apenas guardo o cookie na sessão:

Code: Select all

$_SESSION['username']=$_COOKIE["TestCookie"];

wfolly
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Wed Jan 21, 2009 4:58 pm

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by wfolly » Thu Mar 12, 2009 4:21 pm

Olá lduran,

Fiz como falou, mas quando estou na minha aplicação, não há nenhum "TestCookie" na variável $_COOKIE. Estou debugando pelo eclipse e quando passo pelo componente, dá pra ver que ele coloca no cookie, mas minha aplicação não consegue resgatar a informação pq ela nao ta lá...

Na aplicacao o resultado de print_r($_COOKIE) é

Array ( [a28e80ce6acae259c02b8cfe34dde666] => 138cc8fe65f8719cfafd7677c13173f3
[31e39ba5c793355e961723edcc97b887] => 89b2ab0c09ccd4a2e75fd525b924a365
[XDEBUG_SESSION] => ECLIPSE_DBGP)

Outra tentativa também fazer o setcookie no wrapper.php, mas quando chama a minha aplicacao tbm nao tem nada no cookie.

lduran
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 23
Joined: Thu Oct 30, 2008 5:41 pm
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by lduran » Thu Mar 12, 2009 4:38 pm

Você está logado na aplicação?

wfolly
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Wed Jan 21, 2009 4:58 pm

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by wfolly » Thu Mar 12, 2009 5:06 pm

estou logada sim.

Quando eu debugo o componente, eu consigo ver o campo TesteCookie em $_COOKIE. Mas quando ele passa pra página, o campo TesteCookie não está mais lá.

lduran
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 23
Joined: Thu Oct 30, 2008 5:41 pm
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by lduran » Thu Mar 12, 2009 5:29 pm

Como você está chamando o seu componente?

Eu criei um item de menu que chama uma URL cujo link é o meu componente:

Code: Select all

http://localhost:8080/joomla/index.php?option=com_pesquisa

wfolly
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 5
Joined: Wed Jan 21, 2009 4:58 pm

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by wfolly » Thu Mar 12, 2009 5:39 pm

Deu certo!!! Valeu lduran !!!!

Code: Select all

setcookie("t05", $username, time()+60,"/");
O detalhe foi acrescentar o "/", liberando o cookie para o path "/".

kmaster
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 83
Joined: Tue May 09, 2006 2:44 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by kmaster » Sat May 23, 2009 6:20 pm

Realmente muito interessante mesmo..
Uma pergunta: Mas a "pessoa" deverá se logar por um deles apenas? aquele que "comanda" o sistema de login onde os "outros sites" buscam informações?

Obrigado

kmaster
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 83
Joined: Tue May 09, 2006 2:44 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by kmaster » Tue May 26, 2009 6:39 pm

Outra duvida, e quando ao nivel de usuário? funcionará?

walci
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 8
Joined: Mon Jun 22, 2009 7:33 pm

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by walci » Tue Aug 04, 2009 12:10 am

Salve, rapazeada!!

Interessante isso!!

Como devo fazer (passo-a-passo) para integrar mais de um joomla ao mesmo login??
Ou seja, o cara se cadastra no Joomla A e com o mesmo login pode acessar o Joomla B, o Joomla C... e vice-versa (como no Google como bem disse nosso colega lá em cima).

Como faço isso??

Qualquer dica será bem-vinda!!

kmaster
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 83
Joined: Tue May 09, 2006 2:44 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by kmaster » Mon Nov 17, 2014 11:54 pm

Olá pessoal

Falando sobre esse assunto, alguem ja fez, ou sabe de algum component onde é possivel fazer isso com sites joomla 3.3.6 ? O internauta faz o loguin no "joomla principal", e poderá acessar os outros sites como usuario frontend.

Qualquer idéia será recebida com muito apreço.

Kmaster

User avatar
ariadneduvessa
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 184
Joined: Thu Oct 15, 2009 3:17 pm
Location: Brazil / RJ
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by ariadneduvessa » Wed Nov 19, 2014 11:20 am

Olá kmaster,

Bom, se for uma rede integrada de site/conteúdos, você pode lançar mão de ter uma única instalação Joomla e ter temas diferentes para as diferentes sessões de acesso, conteúdo e nichos.

Assim, o usuário de loga apenas uma vez, em uma única instalação, mas tem a impressão de navegar (visualmente) por nichos diferentes, mantendo-se conectado em todos eles.

Abraços,
Moderator of pt-BR Joomla Official Forum
Maintainer of JUG Rio de Janeiro - joomlariodejaneiro.com.br
Owner of Joomla Brasil - joomla.com.br

kmaster
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 83
Joined: Tue May 09, 2006 2:44 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by kmaster » Thu Nov 20, 2014 2:59 am

ariadneduvessa wrote:Olá kmaster,

Bom, se for uma rede integrada de site/conteúdos, você pode lançar mão de ter uma única instalação Joomla e ter temas diferentes para as diferentes sessões de acesso, conteúdo e nichos.

Assim, o usuário de loga apenas uma vez, em uma única instalação, mas tem a impressão de navegar (visualmente) por nichos diferentes, mantendo-se conectado em todos eles.

Abraços,
Olá ariadneduvessa

Sinceramente fiquei surpresso por sua resposta, pra falar a verdade "ando" bem desanimado com o joomla, sou usuario deste o tempo do mambo, e tenho sentido o desinteresse do "pessoal" a cada dia, deixando o joomla e migrando para o wordpress.

Mas, joomla é uma das minhas paixões, também já investi bastante grana em components, pois acredito no projeto.

O que você respondeu eu sei que pode ser muito util, sem sombra de dúvida. Mas, o que eu quero fazer é o seguinte:

Ter um site mestre onde o pessoal faça cadastro e pagem as taxas por esse site, por exemplo: www.sitemestre.com (comanda todos os cadastros)
E ter outros sites, como www.filial01.com.br , www.filial02.com.br www.filial03.com.br e assim por diante.

O importante é que, com o mesmo login e categoria de usuario do SITEMESTRE, o internauta possa logar-se no outro site tambem.

Se souber como, algum plugin, ou idéia, por favor, gostaria de saber.

Atenciosamente
kmaster

User avatar
ariadneduvessa
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 184
Joined: Thu Oct 15, 2009 3:17 pm
Location: Brazil / RJ
Contact:

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by ariadneduvessa » Thu Nov 20, 2014 4:17 am

Olá kmaster,

com a popularização das redes sociais (em especial, com o facebook), o brasileiro esqueceu daqui e agora, estão todos por lá, rs. É verdade que existe um uso crescente de Wp, mas o Joomla e seus utilizadores não estão atrás, só estão espalhados pelo facebook, organizados em grupos e [spam] dentro desse rede social.

Sobre o login, acredito que seja a mesma ideia que respondi nesse post aqui: http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=107&t=854423

Se for, boa sorte! ;)
Moderator of pt-BR Joomla Official Forum
Maintainer of JUG Rio de Janeiro - joomlariodejaneiro.com.br
Owner of Joomla Brasil - joomla.com.br

Mutualidade
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 1
Joined: Mon Jul 31, 2017 2:03 am

Re: sistema de cadastro e login unico

Post by Mutualidade » Mon Jul 31, 2017 2:12 am

Olá pessoal, sou novo no Joomla e nem sei como demorei tanto a conhecer esta fabulosa ferramenta.
Bem, eu estou criando um projeto usando vários sites de domínios diferentes, e provavelmente desenvolverei todos eles em Joomla, e estou querendo ter um Login único para todos, foi quando pesquisando achei este fórum.
A minha pergunta é, se após passado tanto tempo desde a última postagem, e o Joomla ter se aperfeiçoado tanto com as novas versões, o uso do Gantry 5, etc, se as colocações acima ainda são as melhores e as mais práticas, ou hoje temos opções mais atualizadas?
Please, deem um help, to precisando.
Grato - Guilherme (Mutualidade)


Locked

Return to “Programação e desenvolvimento”