Dúvida sobre Joomla + Bootstrap

Moderator: ariadneduvessa

Locked
PedroBraga
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 2
Joined: Sun Jan 29, 2017 1:20 am

Dúvida sobre Joomla + Bootstrap

Post by PedroBraga » Tue Jan 31, 2017 5:36 pm

Olá, estou estudando o Joomla e uso o Bootstrap para criar os templates. O meu template já está integrado ao bootstrap, já está puxando a folha de estilos "bootstrap.css", já funcionando beleza no joomla, e eu gostaria de saber como fazer algumas alterações. Então, os estilos do site todo já estão funcionando, tudo de boa, pegando as regras do bootstrap.css, agora, eu vou usar um exemplo pra explicar o que quero saber..

Entao, no meu templateDetails eu criei as posições right e right1, e no index.php criei uma área para mostrar elas na minha tela. Right eu configurei no Joomla para puxar o formulario de login, e right1 puxa o User Menu, assim:

<div class="col-md-4">
<jdoc:include type="modules" name="right1" />
<jdoc:include type="modules" name="right" />
</div>

Eu gostaria de saber se pra alterar os estilos disso, por exemplo, quero deixar parecido com o que tem no canto superior direito desse: [url]http://getbootstrap.com/examples/jumbotron/[/url] , meche tudo é no bootstrap.css mesmo? E lá no módulo de login no joomla, em avançado, o que significa aquele "sufixo de classe do módulo" ? como posso alterar essas coisas? Eu uso o web developer, cliquei em exibir informações de estilo, cliquei naquela área de texto, pra digitar o login, e encontrei isso:

button,
input,
optgroup,
select,
textarea {
margin: 0;
font: inherit;
color: #333333;
border: thin solid #CCCCCC;
border-radius: 3px;

e conseguí alterar o border-radius daquela area de texto no meu bootstrap.css por exemplo. Queria saber melhor como alterar essas coisas. Eu sei mecher no css, mas é tudo só aí mesmo que eu altero, no bootstrap.css? Quem puder me dar dicas sobre, desde já agradeço.

User avatar
Helvecio
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 468
Joined: Wed Oct 10, 2007 2:29 pm
Location: Rio de Janeiro - Brazil
Contact:

Re: Dúvida sobre Joomla + Bootstrap

Post by Helvecio » Sun Mar 12, 2017 12:24 am

PedroBraga,

Bootstrap é CSS. Ou seja, uma linguagem hierárquica. Substituições podem ser aplicadas ao arquivo CSS original sem problemas.

Ao criar seu template, a última referência deve ser a um arquivo CSS onde você colocará tudo que quiser substituir em qualquer arquivo CSS que seja aplicado a sua página (Repare que certas extensões tem CSS próprios). Não modifique os arquivos do Bootstrap, pois no futuro, quando houver mudanças no framework, você não vai lembrar o que tem que alterar.

Geralmente eu coloco essa chamada depois da varíavel jdoc head, antes de fechar a tag <head>.

Faça um teste em um HTML simples. Declare o bootstrap.min.css e depois um personalizado.css (ou qualquer outro nome que queira chamar o arquivo). Altere no segundo as declarações do primeiro e veja como isso afeta o seu arquivo HTML.
Helvecio "Elvis" da Silva
Graphic and Web Designer
Joomla Website Developer
http://hlvc.design


Locked

Return to “Programação e desenvolvimento”