[Dúvida]: Iniciante

Moderator: ariadneduvessa

Locked
Sersalle
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 2
Joined: Tue Sep 29, 2009 11:11 am

[Dúvida]: Iniciante

Post by Sersalle » Tue Sep 29, 2009 11:19 am

Olá caros amigos,
provavelmente irão me criticar por eu não ter me empenhado ao máximo para buscar tais informações, mas se me senti um pouco "acanhado" para isso.

Então venho pedir a todos vocês, ajuda.

Eu comecei a usar o Joomla ontem, mexi um pouco e coisa e tal. E fiquei a admirar os sites que vejo usando Joomla, e fiquei imaginando..."Será que é possível meu site chegar a esse nível?" Se sim, como?

Então quero a ajuda de vocês, se tiverem video-tutoriais, ou quaisquer outro tipo de material postem aqui para que possa me ajudar.

Deêm dicas sobre que tipo de site se fazer utilizando Joomla.


Enfim espero que vocês não tenham se aborrecido, aguardo respostas.

User avatar
luizchiaradia
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 95
Joined: Wed Apr 30, 2008 12:11 pm
Location: Belo Horizonte
Contact:

Re: [Dúvida]: Iniciante

Post by luizchiaradia » Tue Sep 29, 2009 2:25 pm

Ótima pergunta que a meu ver só tem uma resposta: ESTUDE!

Uma pergunta que você deve se fazer é se você deseja ser um webdesign ou se deseja ser um curioso. Para chegar ao nível de sites profissionais você deve encarar a carreira de webdesign com seriedade para conseguir atingir um nível de profissionalismo que te possibilite viver disto.

Muitos que utilizam CMS num primeiro momento ficam fascinados com a facilidade de se instalar uma plataforma e ja ter seu site com poucos cliques. Hoje até uma criança de 8 anos de idade consegue entrar em um painel do servidor e solicitar a instalação do Joomla ou outros CMS's. Já com 10 anos de idade é possivel você mesmo fazer a instalação subindo os arquivos, criando o banco e inslando pelo próprio Joomla.

Para instalar CMS's e alimentá-los com informações não é necessário ser profissional. Para ser um profissional nesta área você precisa conhecer o sistema, estudar e saber desenvolver um bom projeto de design, conhecer linguagens de programação. Este é um caminho longo e cheio de desafios, mas muito interessante e prazeiroso.

Portanto, antes de querer ter seu site bonito como os de profissionais comece estudando CSS, HTML, PHP, MySQL, AJAX e Javascript. Estudando estas linguagens você perceberá que sua percepção sobre o Joomla e outros CMS's será outra. Você não ficará mais limitado aos templates ou aos módulos e componentes que existem. Você podera criar suas próprias ferramentas para solucionar seus problemas.

Também estou neste barco, ainda tenho muito o que aprender, tenho participado muito do fórum para aprender com os mestres que aqui se encontram, e graças a este esforço hoje já sobrevivo como Webdesign. Fica a dica!

campiteli1
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 81
Joined: Mon Sep 21, 2009 7:32 pm

Re: [Dúvida]: Iniciante

Post by campiteli1 » Tue Sep 29, 2009 4:53 pm

Bom, também posso dizer que sou um iniciante, pois estou mexendo com o Joomla a mais ou menos 1 mês apenas...

Com certeza, a facilidade que o programa proporciona é enorme, te poupando muito trabalho e fazendo qualquer um ficar admirado à primeira vista.

Mas a medida que vc vai descobrindo o joomla, cresce a necessidade de alterar templates prontos, e módulos, e isso vai exigir experiencia em programaçao e talento para design.

Comecei com um conhecimento bom em HTML, e PHP....mas estou tendo que aprender muita coisa!

Entao, se vc realmente deseja criar algo de bom nível, sim é possivel faze-lo utilizando o Joomla, mas fica a dica, estude MUITO HTML, CSS, PHP, e afins!

Te desejo boa sorte, e espero que goste desse "novo mundo" :D
Pedro Campiteli
Joomla! ...sofrendo e aprendendo...
Carpe Diem!

Sersalle
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 2
Joined: Tue Sep 29, 2009 11:11 am

Re: [Dúvida]: Iniciante

Post by Sersalle » Tue Sep 29, 2009 8:17 pm

Olá :}
Realmente agradeço de coração a todas as dicas/sugestões.
Acho que como todos, vou começar como uma criança de 8 anos :B'
Estou aprendendo a mexer aos poucos, e tenho certeza de que poderei encontrar ajuda aqui.

Agradeço Muito o/

User avatar
glauciarezende
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 42
Joined: Sun Aug 24, 2008 3:28 am
Location: São Paulo - SP

Re: [Dúvida]: Iniciante

Post by glauciarezende » Mon Oct 05, 2009 10:18 am

Bom dia!

Aqui vai algumas dicas para o seu estudo:

Acompanhe as [spam] da área, como o Joomla.org (www.joomla.org), ou Joomla Clube (brasil - http://www.joomlaclube.com.br/) ou Joomla Brasil (http://www.joomla.com.br/)...

Há um bom livro em português: Joomla! Guia do Operador, Barrie M. North, editora alta Books (vc pode encontrar ele no site da Saraiva, Submarino...etc...)

Gosto do livro de CSS + Xhtml: Construindo Sites com CSS e (X)HTML, Maurício Samy Silva (veja o site: www.maujor.com)

E para escolher bons templates (layouts, visual do seu site) vá no www.joomla24.com

Acostume-se com algumas palavras, por exemplo, Componentes = ferramentas que vc vai instalando no seu Joomla e deixando seu site mais atraente (exemplo de componentes = Enquete, Fórum, Galerias de Imagens...etc...) / Módulos (local onde o seu componente aparecerá no seu site), Plugin = adiciona funcionalidades no seu componente; Extensão = Componentes ou módulo ou plugin (use o http://extensions.joomla.org/ aqui há uma graaaaaaande variedade de extensões, oriente-se pelo menu à esquerda)

Enfim, espero ter ajudado...

Boa semana, um abraço!
Glaucia Rezende
[email protected]


Locked

Return to “Off-topic”