PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Moderator: ariadneduvessa

Locked
User avatar
rfs1970
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 12
Joined: Tue Oct 11, 2005 8:49 pm
Location: Floripa
Contact:

PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by rfs1970 » Sun Mar 30, 2008 1:24 pm

Oi Galera,

O que voces acham sobre a divisao/criacao de um forum apenas para o Portugues BR e um para o Portugues PT?

Pois apesar das linguas serem parecidas, a cada dia que passa a lacuna entre elas está se tornando cada vez maior.
Afinal de conta, como sao idiomas vivos, e vividos em situacoes e climas (e hoje poderiamos falar até em culturas) diferentes é natural que o desenvolvimento linguistico de cada um, tome linhas e destinos diferentes.

Quem ja nao sentiu aquele incomodo de entrar em um site em portugues, e ter que lidar com palavras diferenciadas do tipo: utilizador/usuário, ficheiro/arquivo, atachado/anexo, etc, etc E etc....

Veja bem, eu não estou de maneira alguma dizendo que uma maneira de se expressar é melhor que a outra. A bandeira que eu estou levantando eh que existe diferenças, e se as mesmas são tão evidentes, por que não dividirmos os foruns ??

É claro que o usuário (ou utilizador! :D ) poderá acessar o site que melhor lhe convier, e nem por isso, necessitará limitar a sua colaboração a apenas uma bandeira.

Então, Porque mante-los juntos???
(no proprio site do joomla ja existe a divisao entre Espanhol e Catalão, cito este exemplo, pois em meu parecer as diferencas entre PT e BR estao (quase) neste nivel )

Mais uma vez, quero deixar claro que não estou sugerindo nenhum Apartheid Linguistico, e muito menos m MURO SEPARATISTA.

Apenas estou sugerindo de maneira (acredito eu) pertinente o que em meus olhos (e minha opiniao pessoal) são fatos evidentes.


;)

r.

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by pchardnet » Sun Mar 30, 2008 5:58 pm

Sim, concordo e creio que a maioria aqui concorda com as diferenças citadas. Tanto é que existem duas traduções distintas, Pt-BR e Pt-Pt, onde estas diferenças poderiam causar algum tipo de "desconforto". No mais tá tudo bem. :D

User avatar
pmichelazzo
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 418
Joined: Wed Sep 21, 2005 2:13 pm
Location: Brussels - Belgium
Contact:

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by pmichelazzo » Sun Mar 30, 2008 6:51 pm

Seus argumentos são flácidos e sem base para suportar tal opinião. Poderia citar dezenas de motivos para isso não acontecer mas gostaria de atentar-me aos pontos que levantou:
a cada dia que passa a lacuna entre elas está se tornando cada vez maior.
Não é verdade. Foi aprovada no começo deste mês pelo governo português a adesão deste país as novas regras para o idioma dentro da CPLP, ou seja, os nove países que possuem este idioma como oficial no mundo tentarão seguir as mesmas regras gramaticais. O Brasil já começa a adoção em 2009 e outros países menores em 2010.
Quem ja nao sentiu aquele incomodo de entrar em um site em portugues, e ter que lidar com palavras diferenciadas
Quem sentiu, de duas uma: ou tem uma capacidade curta de interpretação conceitual ou não quer possuí-la. Eu não sinto problema nenhum em ter que traduzir uma palavra do Inglês, do Bahasa ou ainda do Espanhol para o Português. Porque teria com algo tão próximo como o "PT-PT"?
utilizador/usuário, ficheiro/arquivo, atachado/anexo,
Pior é ter que ler ignorante escrever "upar".
Porque mante-los juntos???
Porque somos miseráveis 220 milhões de falantes no mundo (o 7 idioma). Se pensássemos desta forma, o Bahasa deveria ser dividido também, o Inglês em pelo menos 5 (EUA, Inglaterra, Austrália, Canadá e Nova Zelândia), o Francês em uns 10 e o Espanhol em pelo menos 10 ou 12. Será que diferenças lexicais obrigam mudança tão profunda?

Além desta questão, qual seria o tamanho da Wikipédia por exemplo (nela inclusive encontra-se um ótimo artigo do porque nãoé assim)? Somente em Timor Leste existem mais de 35 dialetos do Tetum. E na América Latina que possui ao menos 12 "espanhóis" diferentes?
divisao entre Espanhol e Catalão
O Catalão está para o Espanhol da mesma forma como o Francês está para o Português. São de mesma raíz mas totalmente diferentes. Além disso, a Catalunya usa o idioma como uma ferramenta para tentar obter sua independência e reconhecimento como nação da Espanha, sendo uma comparação totalmente infeliz com o português.
Apartheid Linguistico, e muito menos m MURO SEPARATISTA.
Não o é. Isso é chamado de xenofobia. É muito diferente mesmo.

Quanto a questão das traduções, a liberdade de uso é dada para atender à todos os idiomas, dialetos, gírias, [spam] e assim por diante. Nada impede de criarmos uma tradução "PT-BR-Nordeste", "PT-BR-Norte", "PT-BR-Paulistana", PT-BR-Carioca", "PT-BR-Manezinho", "PT-BR-Gaúcha" e etc, atendendo as regionalidades e palavras coloquiais de cada região. Entretanto estamos em um fórum público onde a intenção principal é compartilhar o conhecimento com todos aglutinando por raízes idiomáticas as pessoas que destas fazem uso no cotidiano para a comunicação. Não podemos criar um fórum PT-Gaúcho só porque eles falam "tche", "tu", "bah", "prenda" e outras. Também não podemos criar um PT-Paulistano porque eles falam "mermão", "mano", "porra" etc etc etc. A diferença é simples e fácil de ser compreendida.
--
Paulino Michelazzo
http://www.michelazzo.com.br

User avatar
rfs1970
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 12
Joined: Tue Oct 11, 2005 8:49 pm
Location: Floripa
Contact:

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by rfs1970 » Sun Mar 30, 2008 10:55 pm

Bem (respirando fundo para manter o bom nivel deste querido forum)...
Não imaginei que atraves deste meu post eu acabaria sendo INSULTADO.

Xenófobo?? hum.... gostaria muito de saber como é que o nobre colega, doutor PHD em wikipedia [1, 2, 3]
chegou a esta conclusão.

Pois sendo meu avô paterno espanhol, e sua esposa (minha avó) baiana (decendente de indios e negros),
e tendo do lado materno uma enorme comunidade italiana, e mais: tio portugues, cunhado argentino e eu mesmo,
casado com uma australiana. Como eu poderia desenvolver tamanha imbecilidade?

Xenofobia, é algo que definitivamente não existe em mim e em qualquer membro da minha familia.

Mas claro, o meu querido amigo joomlaniano jamais saberia disso... afinal, é muito mais facil falar das coisas que não se
sabe, as vezes até mesmo partir para agressões gratuítas, do que manter uma conversa adulta e construtiva.

O joomla é um componente desenvolvido em PHP e MYSQL e como qualquer outro software, para um maior alcance de mercado deveria proporcionar a diferentes individuos em suas diferentes culturas a possibilidade de opera-lo em seu idioma nativo.

Tomando por base esta primicia (todas as distribuicoes linux entenderam isso, o Google entendeu isso e até a Microsoft entendeu isso) foram criados foruns para que estas [spam] individuais tivessem participações no desenvolvimento regionalizado do componente.

Mesmo fora do contexto virtual, grandes empresas tem interesse na regionalização de seus produtos para abocanhar mercado. No Brasil a Coca-Cola criou o Kuat, o McDonalds o Mc Calabresa, e assim por diante.

A ideia aqui proposta e postada no Sub-Grupo "Off Topic" (vc sabe o que isso significa né?), e ainda por cima, frisada como VISÃO PESSOAL, tem como único interesse desenvolver tal ponto. De maneira descontraída e saudavel. Como se estivessemos em um casa de chá, comendo biscoitos e conversando sobre a vida. Não há razões para agressividade e estupidez. Aqui, ninguém é o dono da verdade! Estamos aprendendo sempre!
(Qual o problema em se dizer "upar"??? Ou o nobre colega nunca disse algo como:
"- Não se preocupe, eu ja "backupe-ei" todos os arquivos" ???)

Mas voltando ao ponto:
Eu pessoalmente não acredito na unificação ortográfica da língua.

Isso não aconteceu com nenhuma outra variante de idioma (inglês, francês, espanhol), e acredito que este projeto iniciado em 1980, reconversado em 1990, planejado para 1994 e firmado em 2008 (agora por Portugal) vá dar em alguma coisa. Eu realmente não concordo com costumes "globais" !!! Isso é horrivel... Temos nosso regionalismo como pais e é neste intuíto que devemos seguir.

A criação (sugerida e não imposta) de um fórum brasileiro ofical no site do joomla, em nenhum momento foi feita com a intenção nazista de me desfazer de qualquer outra raça ou variante da lingua (alias, falando em nazismo, a intenção do mesmo era exatamente contraria, a unificação era o que interessava).

De qualquer forma, fico feliz pelo debate e agradeço antecipadamente pela oportunidade de melhor expressar a minha opinião.


r.


PS: Quanto a criação de variações regionais do forum, não vejo problema nenhum nisso... Imagine vc entrar no forum Portugues-BR, e ver uma sala REGIONAL, contendo as 5 principais regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e dentro delas os estados respectivos... A possibilidade de conhecer, incrementar o intercambio, e até mesmo divulgar toda a idéia Open Source seria muito mais produtiva. :)

User avatar
samp
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 504
Joined: Sat Sep 03, 2005 5:58 am
Location: Sao Paulo, Brazil

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by samp » Sun Apr 06, 2008 7:30 am

sou contra... é tão pouco movimentado o fórum, que se dividisse em 2, teria menos movimento ainda... e as diferenças nem são tão grandes assim que não se possa entender o que o outro escreve. não tem gente até de moçambique aqui? teria que então criar um fórum pt-mz também... para uma ou duas pessoas.. ;)
Quem não deve.... não teme! ;)

User avatar
ronildo
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso
Posts: 4021
Joined: Thu Aug 18, 2005 12:39 pm
Location: São Paulo - Brazil
Contact:

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by ronildo » Sun Apr 06, 2008 1:13 pm

Discussões a parte, eu também sou um pouco contra. Acho que se tivesse demanda para tal, não haveria problema nenhum em se criar um fórum para isso. Porém o ponto chave é que eu acho que não tem a demanda para tal.
http://www.ronildo.com.br/blog/ pt-br | twitter: twitter.com/ronildo
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=144443 - FAQ Joomla [pt]
Pessoal por favor não tiro dúvidas por e-mail nem mensagem privada, por favor não insistam.

User avatar
horus_68
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1495
Joined: Sun Sep 25, 2005 5:29 am
Location: Porto - Portugal

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by horus_68 » Sat Apr 12, 2008 3:43 pm

NB: vou escrever em pt-PT :geek:

@ pmichelazzo: excelente resposta a sua! Vou copiar para mais tarde citar!

@ rfs1970: Nem sempre as boas intenções evitam más opções e por vezes nem nós vemos os riscos em que podemos cair.

Quanto ao assunto do tópico:
1- Não concordo com divisão do fórum pois não existem tópicos suficientes para ter tamanha divisão em termos oficiais Joomla. Nem é política seguida pelos ingleses não britânicos, ou espanhóis ou franceses como já foi dito. Estes fóruns são para utilizadores e temos todo o interesse em evitar divisões pois permite maior partilha e colaboração quando se faz apenas um tópico por assunto e não por idioma. Se todos fossemos perfeitos no inglês nem haveria fóruns de outros idiomas

2- Situação diferente é a tradução do software pois aí trabalha-se para o utilizador ou cliente. Se estiver a fazer um site para crianças, certamente vai querer fazer algumas adaptações na tradução de forma a tornar o site mais "amigável" para elas. Por isso surgem variantes nas traduções, sendo natural as diferenças entre o pt e o br. E vão continuar a existir!

3- Este fórum nem sequer tem idioma em português nos menus (infelizmente só em inglês), apenas os textos estão em português e acho que nos conseguimos entender bem.
rfs1970: Quando vier de férias a Portugal vai ver que ninguém pega num dicionário BR-PT para o entender! Já os portugueses se queixam de que no Brasil é mais difícil serem percebidos, mas isso deve-se ao facto de nós vermos mais telenovelas brasileiras que o contrário.. ou seja lidamos mais vezes com um sotaque/idioma diferente! Esquecer o diferente nunca é bom. Já os espanhóis nem na TV lidam com outros idiomas, tudo em espanhol... ou em catalão se for a TV regional, pelo que depois têm mais dificuldades em perceber outros idiomas nas férias! A TV essa "grande educadora das massas"

4- Este fórum é quase totalmente escrito em pt-BR pelo que a dividir só se fossem os pt-PT (e acho que mais dois colegas de MZ) que poderíamos ter interesse nisso! (rfs1970: você já tem muitos anos deste fórum para saber isso!)
É então estranho que seja do lado pt-BR que venha uma voz a pedir essa separação em nome " A possibilidade de conhecer, incrementar o intercambio, e até mesmo divulgar toda a idéia Open Source seria muito mais produtiva".
(ou melhor, traduzindo para que mais gente entenda: " A possibilidade de conhecer, aumentar o intercâmbio, e até mesmo divulgar o Open Source seria muito mais produtiva".)

Porque acha que ter 10 ou 20 fóruns seria maior divulgação? E a qualidade desses fóruns?

5- Com vários fóruns oficiais em português em qual você colocaria uma questão? No do sotaque da sua região ou naquele onde estivesse alguém que lhe desse uma resposta fiável? Ou seria necessário que alguém do seu sotaque confirmasse o que de outro sotaque tivesse dito? A qualidade não está no sotaque!
Eu até me dou ao trabalho de entender os ingleses, os australianos e franceses que escrevem inglês, não ia agora querer ler um texto de um brasileiro que esteja a responder a um assunto que me interessa! Do mesmo modo também há quem leia as minhas respostas em inglês sem me perguntarem qual o meu país!!

6- Existem fóruns criados por [spam] locais, em Portugal, Brasil e Moçambique, normalmente como apoio a projectos de tradução (aqui é natural, estamos a trabalhar para um público específico). Se se sentir mais à vontade poderá utilizar um desses. Mas aí irá encontrar também outros sotaques, pois visitamo-nos (nos visitamos!) frequentemente.

7- A mim não me preocupa ver brasileiros a escrever "Usuários", o que mais me preocupa é quando alguém (de qualquer país) inventa palavras por não saber usar o seu idioma. A língua é viva, mas por vezes há quem a "mate" ao utilizar palavras ingleses sem nenhum cuidado. Sim eu até acho piada a termos como "scanar" ou "printar" mas só na piada é que não usaria o "digitalizar" ou "imprimir". Outros termos vão entrando, o que é natural, mas nada de exageros!


Notas de offtopic:
PS: Nazismo não tentava apenas unificar, mas também eliminar a diferença (é muito diferente mesmo). Assim o que era diferente/inferior deveria ser eliminado! Nazismo, em termos culturais, é a valorização de um modelo (a raça e cultura ariana que não existia apenas na Alemanha), a desvalorização de outros (restantes povos) e a eliminação de outros ainda (ciganos, judeus, deficiente). Não precisa consultar wikipedia para isso, pode ir a uma enciclopédia tradicional mesmo!!!
Claro que isto não é nenhuma acusação de nazismo à ideia inicial do tópico.

PS 2: citar um artigo de Wikipédia não faz ninguém menor que outro que cita a enciclopédia Britannica
Encyclopædia Britannica - Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Enciclop%C ... Britannica (não pude resistir)

Citar a Wikipédia é apenas um meio de dar a alguém um caminho por onde começar, como indicar uma pesquisa Google ou uma notícia num site. Outra coisa é utilizar isso em trabalhos académicos, pois aí é preciso ir às fontes. Do mesmo modo nos trabalhos científicos não se pode apenas citar a Britannica, nunca seria um trabalho aceite num curso científico (se for um curso a sério!) pois as enciclopédias são apenas sínteses (genéricas) ou visões parcelares (quando constituídas por artigos de autor) e também possuem erros.
De resto as questões à volta da utilização da wikipedia ou não se devem tanto a questões de trabalho científico mas a interesses comerciais (as enciclopédias em papel perderam fortunas e estão a tentar entrar no mercado online... cobrando acesso! Muito dinheiro em jogo.
Note que para mostrar o seu ponto citou jornais (o que é adequado a uma conversa online), mas se fosse num trabalho científico isso não seria suficiente.. pois os jornais poderiam estar errados, teria de ser uma publicação da especialidade ou a citação directa!

PS 3: Sobre o acordo ortográfico, é uma ferramenta administrativa e terá de ser integrada pelos seus utilizadores. Não elimina as variantes regionais, apenas uniformiza algumas. E a pronúncia não é tocada, apenas a grafia em algumas palavras (aproximando a grafia da pronúncia pelo que muitas palavras continuam a ser diferentes). E todas as línguas vivas evoluem.

Isto de estar em off topic é mesmo assim... vai dando para escrever!!
Portuguese Joomla Community / Joomla pt-PT Translation Team

User avatar
bigodines
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2227
Joined: Thu Aug 18, 2005 11:10 am
Location: Floripa, Brazil
Contact:

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by bigodines » Sat Apr 12, 2008 5:08 pm

curto e grosso:

Sou contra a separação, para que a dúvida seja respondida, basta que esta seja compreendida. E todos aqui compreendem tanto pt-pt quanto pt-br.


ps: nem li comentários paralelos e off-topic.

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by fititnt » Mon Apr 14, 2008 3:34 am

Sou contra. Sem dúvidas.

As vezes querer ser mais organizado, da muito mais trabalho, e 'desorganiza' mais. Mais fóruns só faria se perder mais tempo para procurar em mais de um lugar.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
rfs1970
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 12
Joined: Tue Oct 11, 2005 8:49 pm
Location: Floripa
Contact:

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by rfs1970 » Tue Apr 15, 2008 9:39 pm

horus_68:
Poxa, gostei mesmo das suas colocações, realmente são pontos que devem ser levados em conta.
Apenas gostaria de colocar 2 pequenos comentarios no seu texto:

1) Eu ja estive em Portugal (que alias gostei muito), e realmente não tive problemas algum em me comunicar. Mas ai, prosseguindo a minha viagem, tive a oportunidade de conhecer o Norte do seu pais, fui a uma pequena cidade/vilarejo próximo a cidade do Porto (nao lembro o nome)... e meu amigo... ali, eu sinceramente não entendia bulhufas do que se era falado!!!! hahahahahahaha... Não sei de qual região vc é, mas o Porto sem sombra de duvidas foi o lugar que eu mais curti.

2)
É então estranho que seja do lado pt-BR que venha uma voz a pedir essa separação
Entao.... este ponto não é verdadeiro. Eu não sou uma voz pedindo qualquer coisa, alias, eu nao sou nem mesmo um representante deste forum no qual possa se atribuir qualquer peso de importancia. Postei a ideia toda na sessão OFF TOPIC, justamente para conversar sobre isso, sem qualquer prejuizo de conceitos. Alias, nada melhor que a Sessão OFF TOPIC de um forum para nos sentir em plena Grecia antiga, onde haviam pequenos bancos nas pracas publicas, onde qualquer cidadão poderia subir e expor qualquer ideia (viva a democracia). :)

User avatar
horus_68
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1495
Joined: Sun Sep 25, 2005 5:29 am
Location: Porto - Portugal

Re: PT ou BR você decide! (opiniao pessoal)

Post by horus_68 » Wed Apr 16, 2008 3:49 am

rfs1970 wrote: Entao.... este ponto não é verdadeiro. Eu não sou uma voz pedindo qualquer coisa, alias, eu nao sou nem mesmo um representante deste forum no qual possa se atribuir qualquer peso de importancia. Postei a ideia toda na sessão OFF TOPIC, justamente para conversar sobre isso, sem qualquer prejuizo de conceitos.
Não estava a dizer que tinha vindo exigir, apenas aqui "pedir" é como "lançar a ideia" ou "lançar o barro à parede" :D . E não estava a tirar nenhum direito seu!
Isto é, recuperando a sua frase inicial
rfs1970 wrote: Quem ja nao sentiu aquele incomodo de entrar em um site em portugues, e ter que lidar com palavras diferenciadas do tipo: utilizador/usuário, ficheiro/arquivo, atachado/anexo, etc, etc E etc....
Veja bem, eu não estou de maneira alguma dizendo que uma maneira de se expressar é melhor que a outra. A bandeira que eu estou levantando eh que existe diferenças, e se as mesmas são tão evidentes, por que não dividirmos os foruns ??
Naturalmente achei estranho a proposta/ideia ter sido feita por um brasileiro sendo este fórum quase todo em pt-BR. Se fosse um falante pt-PT ainda podia entender algum incómodo em terminologia (embora para um site oficial de apoio ao Joomla não concordasse com a separação pelos argumentos já apresentados) mas assim não percebi mesmo!

PS: Em Portugal, apesar de pequeno, existem muitas variantes no modo de falar e nas expressões utilizadas. E como já aqui se disse para o caso do Brasil, também não criamos fóruns para os Alentejanos, Lisboetas, Nortenhos/tripeiros, Trasmontanos, Beirões ou Algarvios! Funciona o modo de falar chamado de padrão (litoral centro) e toda a gente se entende! Até porque um fórum é escrito e se escrevermos o português correcto quase nem se nota a diferença!
Portuguese Joomla Community / Joomla pt-PT Translation Team


Locked

Return to “Off-topic”