Álbum de Fotografias

Moderator: ariadneduvessa

Locked
ebmarques
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Álbum de Fotografias

Post by ebmarques » Fri Nov 25, 2005 5:36 pm

Olá para todos!

Fiz o download da versão 1.0.4 e instalei localmente para conhecer o JOOMLA.
Descobri que quero MUITO tê-lo instalado e fazer dele, minha homepage pessoal.

Parabéns a todos que participam no desenvolvimento deste excelente CMS!

ENTRETANTO...
Depois de muitos dias pesquisando e lendo muitos artigos, descobri que o JOOMLA não tem uma coisa que quero: Uma espécie diferente de 'Image Gallery', daquelas que podemos encontrar disponíveis. ENTÃO... venho colocar este post, com a intenção de saber o que podem me dizer ou ajudar - pelo que agradeço antecipadamente!

Desejo integrar ao JOOMLA, meu album de fotografias (atualmente com mais de 800 fotos), de tal forma que exista uma página com o título de cada álbum (cada um, com um link para uma janela POPUP). Nessa janela POPUP, desejo ter o mesmo título de álbum e abaixo dele, números. Cada número com link para uma foto. Ou seja, a cada clique num número, é carregada na MESMA JANELA, a foto correspondente e sua descrição (texto com 1 linha).
Feito dessa forma, teremos sempre, APENAS E TÃO SOMENTE uma janela popup para cada título de álbum aberto, com os links para todas as fotos desse álbum. Não quero links do tipo 'foto seguinte' e 'foto anterior'.
Exemplo: http://www.eduardomarques.com/teste/

Tudo isso, já tenho atualmente em minha homepage atual, em html e com javascript.
Gostaria muito de transformar o que tenho em algo integrado ao JOOMLA.
Não sei se o que estou querendo é um novo componente ou se um novo módulo.
Não sei se é uma sugestão para um novo projeto.

Por favor, alguém já viu algo parecido e que possa me indicar para que eu veja?
Por favor, alguém pode me dar alguma dica de como agir em relação a esse assunto?

Muito obrigado!
Eduardo.
Last edited by ebmarques on Fri Nov 25, 2005 8:30 pm, edited 1 time in total.

Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Re: Álbum de Fotografias

Post by Vizibelli » Sat Nov 26, 2005 7:38 pm

Opa,

Seja bem vindo à comunidade Joomla!

Bem, você pode usar algumas das galerias disponiveis para o Joomla e instala-las facilmente.

Se vc fizer questao de usar o que vc já tem, pode usar o Wrapper do Joomla e fazer as paginas abrirem dentro dele. Mas acredito que instalar uma galeria dedicada no site, seria melhor por manter o template do site sempre que vc quiser mudar a aparencia dele e poder dar permissoes para os visitantes colocarem fotos, se for o caso.

[]s
Ricardo

ebmarques
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by ebmarques » Sat Nov 26, 2005 10:07 pm

Vizibelli,
Muito obrigado pelas boas vindas! :)
As galerias disponíveis para download... Nenhuma delas me interessou.
Quanto a visitantes colocarem fotos, não é o caso. Meu album é pessoal e é ele, apenas ele que desejo integrar ao JOOMLA.
O WRAPPER...  :o ...não o conheço e vou pesquisar. Assim que encontrá-lo e instalá-lo (localmente), vou testá-lo e descobrir se pode ou não ser útil para o que desejo.
Se bem entendi o que disse sobre manter o template do site... meu problema é que nele, não existem opções para incluir os dados que desejo incluir - de forma automatizada. O que tenho hoje, já consegui incluir no JOOMLA, como uma página estática, onde preciso digitar todo o código HTML - MAS... assim, mantenho o que tenho e não preciso do JOOMLA.
Encontrei e estou lendo um tutorial muito interessante sobre como adicionar novos componentes ao JOOMLA. Não sei se terei tanta disposição para tanto, mas vou tentar.
Continuo a aguardar novos pareceres!  :)

Obrigado,
Fique bem,
Eduardo

Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by Vizibelli » Sat Nov 26, 2005 10:29 pm

O Wrapper nao precisa ser instalado nao. Ja esta no Joomla.

Olhe no menu principal que tem um link "wrapper". Clique nele e vc verá que outro site abre dentro da janela principal do joomla. Ou seja, vc pode "chupar" qualquer página para aparecer ali dentro.

No seu caso, vc pode fazer sua página de fotos da maneira que vc quer e usar o wrapper para faze-la aparecer ali. A única recomendação é que faça a página numa largura que caiba dentro da janela principal do joomla (depende do template que vc usar) para evitar as barras de rolagem lateral.

De uma olhada neste link: http://www.nascarbrasil.com/site/compon ... Itemid,80/

É um site que estou montando ainda e tem muita coisa para arrumar. Mas esta página de classificação que aparece não está dentro do Joomla, não foi criada nele. Ela é de outro site (no caso é do mesmo dominio, mas poderia até ser de outro).
Apenas usei o wrapper para inseri-la ali.

A desvantagem é que se eu mudar o template do site, ela vai continuar coma mesma cara, sem acompanhar a estética do site.  Se bem que ainda nao está acompanhando mesmo. hehehe.

[]s
Ricardo

ronildo
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso

Post by ronildo » Sat Nov 26, 2005 10:37 pm

Amigo é o seguinte, não sei se entendi direito mas acho que o zoom gallery se encaixa perfeitamente para vc.
Ele tem esse método de popup que deseja.
http://www.ronildo.com.br/blog/ pt-br | twitter: twitter.com/ronildo
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=144443 - FAQ Joomla [pt]
Pessoal por favor não tiro dúvidas por e-mail nem mensagem privada, por favor não insistam.

ebmarques
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by ebmarques » Sat Nov 26, 2005 10:40 pm

Pô, Ricardo... mas que mancada a minha!
Desculpe-me! Eu sabia o que era o WRAPPER.
Visitei o seu site. Curiosidade: adoro o teu tema e serei um visitante regular da tua página!  :)
MAS... quanto ao 'meu assunto'... ainda não é o que desejo. Penso que você tenha visitado o exemplo que eu indiquei no meu post original... é aquilo que desejo integrar ao JOOMLA - ou encontrar algum componente ou módulo que me permita aquilo.
Desejo inserir os títulos de álbuns, nomes de arquvos e títulos das fotos em MySQL e administrar tudo no JOOMLA, sem ter que escrever HTML, tal como faço atualmente.
Obrigado pela resposta,
Abraços e boa sorte!
Eduardo.
p.s.: mantenha a qualidade do teu site!  :) Excelente!

ebmarques
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by ebmarques » Sat Nov 26, 2005 10:44 pm

Ronildo,
Sim... você disse bem. O ZOOM GALLERY é o que mais se aproxima ao que desejo. Entretanto, não tem o que preciso. :(

Estou achando que terei que escrever um componente personalizado.
E daí, de duas uma: ou aprendo a fazer isso ou alguém faz.
Acomodado que sou  :)... é óbvio que vou procurar algo já pronto!

Obrigado pela dica!
Abraços,
Eduardo.

ronildo
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso

Post by ronildo » Sun Nov 27, 2005 1:53 am

Sei-lá o que o zoom não tem que vc precisa, especificando podemos te ajudar melhor.
http://www.ronildo.com.br/blog/ pt-br | twitter: twitter.com/ronildo
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=144443 - FAQ Joomla [pt]
Pessoal por favor não tiro dúvidas por e-mail nem mensagem privada, por favor não insistam.

ebmarques
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by ebmarques » Sun Nov 27, 2005 4:09 am

Ronildo,

Muito obrigado por sua oferta. Penso que irei precisar sim de ajuda! :)
Estou convencido de que não encontrarei um 'pacote' pronto - para o que desejo.
Caso tenha visto o exemplo que indiquei no primeiro post, verá que desejo algo realmente muito simples.

O ZOOM... instalei localmente (com_zoom_25b3.zip) a versão mais recente no JOOMLA 1.0.4 e estou com a seguinte mensagem de alerta:
Notice: Undefined variable: gid in C:\www\private\joomla\components\com_zoom\lib\zoom.class.php on line 215
Inclusive já coloquei um post no forum do site oficial do ZOOM.
Mas independentemente disso, o ZOOM não é o que desejo.

O que mais gostei até agora e que inclusive recomendo para todos vocês, é um componente chamado JOOMLA BUSINESS DIRECTORY (JBD). É excelente e do meu ponto de vista, ganha de longe do ZOOM, GALLERY2, COPPERMINE, etc...

Pode ser encontrado aqui:
http://www.joomlaya.com/component/optio ... atid,2859/

Apesar do JBD também não ser o que desejo (mas já descobri que posso gastar muitas horas para configurá-lo e deixá-lo como quero), ele é um canhão e eu quero apenas matar um passarinho! :laugh:

Ou seja, estou convencido de que realmente terei que escrever meu próprio componente. Entre gastar horas no JBD e ter um canhão, gasto essas mesmas horas no meu estilingue. Não sei quando vou começar. Vai ser em breve e certamente irei precisar de muita ajuda!

Muito obrigado!
Eduardo.
Last edited by ebmarques on Sun Nov 27, 2005 4:33 am, edited 1 time in total.

Locked

Return to “Portuguese Forum”