Como atualizar o Joomla 1.0.x para 1.5.x?

Moderator: ariadneduvessa

Locked
User avatar
FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 611
Joined: Fri Aug 19, 2005 1:59 am
Location: Brasil
Contact:

Como atualizar o Joomla 1.0.x para 1.5.x?

Post by FaBMak » Wed May 21, 2008 2:29 am

Guia de Migração do Joomla! 1.5

Esta página contém todos os detalhes do componente Migração para migrar da versão 1.0 para 1.5. Esta página cobre as últimas versões do migrador e do Joomla! 1.5. Atualmente esta página pode ser considerada um rascunho.

A migração do Joomla! 1.0 para 1.5 é tratada em sua maior parte automaticamente em dois estágios. O primeiro estágio é o componente de exportação do Joomla! 1.0 e o segundo estágio é a importação ou migração no instalador do Joomla! 1.5. O sistema é automático para um grande número de alterações que fazem os dados ligeiramente diferentes do Joomla! 1.0 para 1.5, como os parâmetros para menus e artigos. Contudo ainda é possível usar uma exportação do banco de dados para migração, contudo isto não é aconselhado pode podem haver perda de dados. Esta página dá detalhes de como migrar do Joomla! 1.0 para Joomla! 1.5 de forma mais fácil possível.


Pré-requisitos

You precisará da última versão do Joomla! instalada (neste momento o Joomla! 1.0.15). Assim como sempre você deve fazer um backup completo de tudo antes de começar para o caso de acontecer algum problema. Nós aconselhamos que você não destrua sua instalação do 1.0.x enquanto a migração para o 1.5 não estiver finalizada e feliz que tudo esteja funcionando corretamente. Idealmente você deveria usar um sistema de teste antes de tentar em seu sistema de produção (ex. tanto para sites restaurados de backups ou outras cópias) e quando separando sua instalação do 1.0.x do 1.5 (ex. bancos de dados diferentes ou pelo menos um prefixo diferente).


Passo 1: Baixando o componente Migrador e instalando em seu Joomla! 1.0

A última versão do componente migrador encontra-se no site do projeto Pasamio (http://joomlacode.org/gf/project/pasamioprojects/frs/) ou a versão traduzida no site do projeto portuguesebr (http://joomlacode.org/gf/project/portuguesebr/). No momento da edição deste documento a última versão do Migrador é a 1.0. Baixe o componente migrador para seu sitema e então instale-o no 1.0. Isto é feito como qualquer a instalação de qualquer outro componente. Haverá um entrada Migrator (Migrador) no menu Components (Componentes) onde você poderá acessar o Migrador.


Passo 2: Instalando Plugins de Terceiros

O sistema de migração trata apenas o sistema core o que significa que se você quiser incluir dados de extensões de terceiros a partir de outras tabelas você terá que instalar plugins para o migrador para tratar esses dados. Existem alguns tipos de plugins que são usados: um plugin "SQL" que é um arquivo que contêm SQL em texto e um plugin "ETL" que contém uma parte em PHP que diz ao migrador como tratar os dados armazenados em tabelas (ou em arquivos de configuração). Isto é feito selecionando "Adiciona Migradores de 3os.", e então localizando o plugin que deseja instalar e então enviando o arquivo. Arquivos SQL gerarão a saída automaticamente e plugins ETL serão executados automaticamente. Você pode ver uma lista de plugins ETL clicando em "Listar Plugins" na tela principal.


Passo 3: Criando o Arquivos SQL de Migração

Uma vez que tenha instalado os plugins de terceiros do migrador, você pode clicar em "Criar Arquivo SQL de Migração" para iniciar o processo de criação. O sistem é programado para gerar um arquivo SQL sem sobrecarregar o servidor, então se você observer que a página recarrega automaticamente e exibe informações de estado. Eventualmente exibirá uma notificação de que o processo foi finalizado o arquivo SQL está disponível para ser baixado. Parte da geração do arquivo SQL envolve a alteração de vários campos para torná-los compatíveis com as alterações feitas no Joomla! 1.5, incluindo reescrever as tags mosimage.


Passo 4: Instalando o Joomla! 1.5

A última etapa da migração é a instalação do novo Joomla 1.5. Completando os passos iniciais da instalação como uma instalação normal. Na última etapa onde é pedido o nome do site existe a possibilidade de iniciar o processo de migração. Nessa etapa será pedido o arquivo SQL gerado para completar a operação, que pode ser enviado em seu novo 1.5 site, usado uma dessas opções:

* Envio via HTTP
* Envio via FTP/SCP

O primeiro método, envio via HTTP é o melhor para arquivos SQL pequenos, que estarão dentro dos limites de upload do PHP. A alternativa é fazer o envio dos arquivos usando FTP, SCP ou algum outro método de transferência de arquivos que seu provedor oferecer. Isso é útil para arquivos SQL grandes, o que normalmente não é permitido pelo PHP. Para usar o método HTTP, simplesmente selecione o arquivo como qualquer instalação de componente. Para usar o método alternativo de envio, envie os arquivos para o diretório installation/sql/migration e renomeie o arquivo para "migrate.sql". Se por alguma razão a migração falhar será preciso fazer o envio novamente em ambos os métodos, HTTP e FTP/SCP, o arquivo será alterado através do processo de migração. O prefixo para todos as saídas da migração é "jos_", isso devera ser indicado no campo indicado. Uma vez que a migração tenha sido finalizada, informe o nome do site (o nome do site não pode ser migrado por razões técnicas) e finalize a instalação.

Original em Inglês: http://help.joomla.org/content/view/1933/294/
Tradução e Adaptação: Fabricio Elias Costa (FaBMak)
Componente Migrator 1.0: Traduzido para Português Brasileiro
Fabricio Elias Costa - Moderador do Joomla.org e Coordenador da Tradução Brasileira do Joomla!
Katipsoi Zunontee - http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com/

User avatar
FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 611
Joined: Fri Aug 19, 2005 1:59 am
Location: Brasil
Contact:

Re: Como atualizar o Joomla 1.0.x para 1.5.x?

Post by FaBMak » Wed May 21, 2008 2:39 am

Para manter sua facilidade de leitura e evitar respostas com pedidos de ajuda este tutorial está bloqueado, no entanto críticas, correções e sugestões são bem-vindas.
Fabricio Elias Costa - Moderador do Joomla.org e Coordenador da Tradução Brasileira do Joomla!
Katipsoi Zunontee - http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com/


Locked

Return to “Portuguese Forum”