1 mês para o Joomla Day Salvador

Moderator: ariadneduvessa

Locked
julianoaso
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

1 mês para o Joomla Day Salvador

Post by julianoaso » Tue Mar 22, 2016 6:52 pm

Apenas um mês para o Joomla Day Salvador e vai perder sua única chance de participar de um Joomla Day neste ano? Garanta hoje mesmo sua inscrição no evento.

Site do evento jdayba.com.br

Saiba mais sobre a série "Na estrada com os Joomleiros". http://julianoaugusto.com/noticias/69-j ... e-na-bahia #JDayBA #Joomleiros

paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Re: 1 mês para o Joomla Day Salvador

Post by paulories » Tue Mar 22, 2016 8:20 pm

Em tempo:

O pessoal do Nordeste, especialmente JUG PE, estava se reunindo para organizar um JoomlaDay lá.

A JUG Rio estava com a intenção de fazer um evento no segundo semestre.

A JUG Tchê (RS) está buscando realizar um evento (talvez não JoomlaDay em sí) dentro do FISL, em Porto Alegre.

A JUG Calango (DF) deve organizar um evento no segundo semestre também.

A JUG TO queria organizar o segundo evento em Palmas, depois do sucesso que rolou no ano passado.

Logo, esperamos que o JoomlaDay Bahia tenha muito êxito na organização, capitaneada pelo Fernando e CIA da JUG Baiano. E esperamos que as demais JUGs consigam organizar seus eventos regionais, para impulsionar o Joomla regionalmente.

E, com isso, não deve ser a "ÚNICA CHANCE" de ir num JoomlaDay em 2016 ... ;)
--
Paulo Ries
Gerente de projetos | Designer de Interfaces
Trídia Criação | Membro da JoomlaCalango

julianoaso
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by julianoaso » Tue Mar 22, 2016 8:30 pm

Até o momento, é o único evento sim como citei em meu post e na msg acima.
Mas agora deve sair mesmo esses eventos regionais e quem sabe até o nacional, não é verdade? As vezes é preciso cutucar as pessoas pra acordarem e tomarem certas atitudes, nem que essa atitude seja apenas para provar que o outro estava errado, não é mesmo?

É uma pena você ter apagado a fanpage do evento nacional Paulo https://www.facebook.com/joomladaybrasil/
Você acaba de deletar todo o histórico que havíamos criado sobre os eventos nacionais, apenas porque postei na fanpage sobre o evento regional na Bahia, este era o meu meu medo de dar permissão de admin e como dizem por ai: "Dê poder a uma pessoa e verá realmente quem ela é".

[Trecho APAGADO por conter OFENSA PESSOAL a um membro deste debate]
Veja depois quem da JUG Calango vai participar do encontro nacional de JUGs que ocorrerá no evento e informe aos organizadores por favor, Não estou organizando o evento e quero deixar isso bem claro aqui para todos. Parabenizo e incentivo qualquer iniciativa de qualquer pessoa que esteja fazendo algo em prol de divulgar o Joomla no Brasil e a JUG Baiano foi a única até o momento a tomar coragem e iniciativa de fazer acontecer um JDay no Brasil que sabemos que é muito difícil e tem muita gente torcendo contra. Aos demais que estão com ideia de organizar qualquer evento no Brasil tem meu apoio caso quiserem e precisar.
Last edited by ariadneduvessa on Tue Mar 22, 2016 10:08 pm, edited 1 time in total.
Reason: Trecho do post APAGADO por conter OFENSA PESSOAL a um membro deste debate

totallnet
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by totallnet » Tue Mar 22, 2016 8:42 pm

Cinco passaros em cima de um poste...
Tres decidiram voar
Quantos ficaram????
.
.
.
.
.
.
Todos os cinco ... pois os tres apenas decidiram...
Portanto enquanto estao apenas decidindo, felizmente ou infelizmente ... temos um unico evento conformado... Oficial e com inscriçoes abertas....
Fora isso .. queremos conhecer nossos amigos joomleiros do nordeste....
Venhammmmmmmmmmmmmm

ariadneduvessa
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by ariadneduvessa » Tue Mar 22, 2016 8:52 pm

totallnet wrote: Portanto enquanto estao apenas decidindo, felizmente ou infelizmente ... temos um unico evento conformado...
Por enquanto.. afinal, estamos apenas no 3º mês do ano.. temos mais 9 pela frente onde muita coisa pode acontecer, inclusive, tudo o que o Paulo citou.

Desejo boa sorte a JUG Bahiano e sua empreitada, mas único evento (na minha visão) é um pouquinho demais... Marketing é legal, mas não é legal induzir as pessoas ao erro, ao fazerem-nas pensar que será o único deste ano.

No mais, mantenham a cordialidade ao responder. Vamos conversar, respeitando os colegas que se manifestam e não fazendo daqui, uma rinha de galos de briga (incluindo brincadeiras despropositadas, ironias, e quaisquer coisas que não se diria em uma conversa civilizada e entre pessoas educadas).

Abraços,

Ps1.: postagens ofensivas ou que dêem a entender isso (causando desconforto e tumulto) serão deletadas.
Ps2.: atenção ao CoC internacional que VALE aqui também.
Moderator of pt-BR Joomla Official Forum
Personal Joomla Blog ariadnepinheiro.joomla.com
Maintainer of JUG Rio de Janeiro - joomlariodejaneiro.com.br
Owner of Joomla Brasil - joomla.com.br

anabarcellos
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by anabarcellos » Tue Mar 22, 2016 8:56 pm

A quem interessar possa, a exclusão do EX-organizador do JoomlaDay Brasil 2014 na página do JDBR no Facebook foi feita por orientação de membro do Events Team, que é o time oficial do Joomla! responsável pelos JoomlaDays no mundo, uma vez que a pessoa continua postando no perfil mesmo após a comissão atual ter solicitado inúmeras vezes que não o faça.

A exclusão foi feita após o referido ex-organizador postar na página oficial do JoomlaDay Brasil que o JDBA será "a única chance de participar de um JoomlaDay no Brasil em 2016", o que possivelmente pode levar o público ao erro - como já aconteceu no passado e foi rechaçado pelos demais ex-organizadores do JoomlaDay.

Como o Paulo disse, como estamos em março, é impossível dizer que o JoomlaDay Bahia será a única chance de participar de um JoomlaDay no Brasil em 2016, especialmente porque outras JUGs planejam realizar eventos neste ano. Um evento tão bonito e organizado com tanto empenho pela JUG Baiano certamente não precisa desse tipo de marketing por parte de terceiros.
Veja depois quem da JUG Calango vai participar do encontro nacional de JUGs que ocorrerá no evento e informe aos organizadores por favor, Não estou organizando o evento e quero deixar isso bem claro aqui para todos.
JUG Calango ainda não recebeu convite algum por parte dos organizadores. Assim que recebermos "veremos depois".
Ana Barcellos
http://dicas.joomla.com
http://mulheres.joomla.com.br
Twitter: @AnimandoC

paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by paulories » Tue Mar 22, 2016 9:12 pm

Sabemos que o Events Team só aprova JoomlaDay depois de muitos dados confirmados (data, local, site, etc). Duvido que as demais JUGs tenham todos estes dados, mas não significa que estejam dormindo.

É importante salientar aos demais usuários que a sua informação inicial está incompleta e que devem acontecer outros eventos.

A JUG Rio já organizou um evento em 2013. A JUG Tche sempre está envolvida no FISL. A JUG TO organizou o primeiro ano passado. A JUG Calango organiza eventos regionais desde 2010. JUG SP fez ano passado e o Kazuo (totallnet) mencionou recentemente que pensam em fazer outro este ano. Não é preciso cutucar pessoas que já fazem sua colaboração.

Sobre a Fanpage, foi feita a mescla das páginas do JoomlaDay 2012 + JoomlaDay 2014 + JoomlaDay 2015. Infelizmente o Facebook não mescla dados das páginas e se torna mais claro manter o histórico do ultimo evento (que sozinho tinha praticamente a mesma quantidade de likes que o jday brasil). Mas é uma pena mesmo. Está registrado aqui http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=913874

Além disso, Juliano usou a Fanpage para divulgar um link para seu site pessoal, contrariando o acordo inicial selado aqui no JoomlaDay Brasil 2015, em Brasília. Auto-promoção = será banido do admin.

E sobre Encontro de Jugs, como a Ana mencionou, se há um movimento neste sentido o pessoal do JoomlaDay Bahia quem deve entrar em contato com a JUG Calango e fazer o convite. Afinal, temos um grupo de coordenadores de JUGs Brasileiras no Google Groups, e um grupo internacional no GLIP. Jug pra Jug, como deve ser.
--
Paulo Ries

totallnet
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by totallnet » Tue Mar 22, 2016 10:03 pm

Em tempo²:

Essa reuniao de JUGs nacionais... nao foi ideia dos organizadores do JDBA... e sim saiu de uma rodada de bate papo onde se falava que iriamos ter varias JUGs representadas...
Dai surgiu a ideia de se reunir e conversar sobre a comunidade...
Eu mesmo somente apoiei a ideia se houvesse uma pauta e abriu-se um google docs para postagem de pautas...
Por enquanto se nao estou enganado...nao houve nenhuma pauta indicada...
Portanto ... ainda esta sendo pensada e nao confirmada de fato...

Kazuo

paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by paulories » Tue Mar 22, 2016 10:05 pm

Pois é Kazuo. Poderiam ter colocado esse tema no grupo do Google. Várias JUGs não estão sabendo. :(
--
Paulo Ries

totallnet
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by totallnet » Tue Mar 22, 2016 10:07 pm

Em tempo³ :
Alias eu mesmo tinha sugerido que tivessemos internet liberada neste possivel encontro das JUGs para que quem nao pudesse ir ao JDBA... pudesse fazer presença via internet...
E assim pudessemos ter toda liderança brasileira reunida uma vez...

ariadneduvessa
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by ariadneduvessa » Tue Mar 22, 2016 10:17 pm

totallnet wrote:Em tempo³ :
Alias eu mesmo tinha sugerido que tivéssemos internet liberada neste possível encontro das JUGs para que quem não pudesse ir ao JDayBA... pudesse fazer presença via internet...
E assim pudéssemos ter toda liderança brasileira reunida uma vez...
Ainda sim não julgo justo nem aceitável.

Estava aqui vislumbrando o cenário: se todos nós fizermos evento esse ano no país, cada um em seu estado/local, teríamos todos que ter grana pra viajar para todos, porque talvez (senão todos) façam o mesmo e a minha JUG pode simplesmente não figurar no debate e, pior ainda, no que for decido naquele momento?

Outra coisa que me veio a mente também é: se a ideia é reunir e debater no evento nacional, porque esse tipo de reunião estaria em um evento regional como o JoomlaDay Bahia? Pra mim, uma grande arbitrariedade, fora a falta de comunicação (mais uma vez, e alias, eu citei isso +1 vez na reunião em BSB 2015) com os demais representantes nos dois canais oficiais brasileiros que temos: o Google Groups e o Glip. Porque está foi "combinada" já está sendo veiculada como realidade, sem que TODAS as JUGs participassem de tal papo e decisão? RJ, RS e Calango não merecem saber e participar do que está acontecendo em prol do coletivo nacional? Os canais oficiais e plurais que mantemos não são o suficiente para tal comunicação com todos?

São apenas questionamentos que gostaria de debater abertamente e aqui mesmo.. inclusive, com os orgs deste JDay, já que tal reunião foi projetada e deliberada para acontecer nas dependências do evento que farão esse ano...

:)

Ps.: um papo informal com todos os presentes é ótimo e julgo mais do que válido. Tornar esse papo em algo oficial do coletivo nacional, aí não.

totallnet
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by totallnet » Wed Mar 23, 2016 3:09 am

Estava aqui vislumbrando o cenário: se todos nós fizermos evento esse ano no país, cada um em seu estado/local, teríamos todos que ter grana pra viajar para todos, porque talvez (senão todos) façam o mesmo e a minha JUG pode simplesmente não figurar no debate e, pior ainda, no que for decido naquele momento?
Ariadne creio que se voce ler direito vai ver primeiro que nos preocupamos com quem nao pudesse ir, solicitando internet para que quem nao estivesse presente pudesse participar online.
Sendo assim, só nao participaria quem realmente nao pudesse ou nao quizesse...
Outra coisa que me veio a mente também é: se a ideia é reunir e debater no evento nacional, porque esse tipo de reunião estaria em um evento regional como o JoomlaDay Bahia?
Como dito anteriormente .. a ideia saiu de um bate papo onde vislumbramos que haveria uma maioria de JUGs presentes .... para nos reunirmos e tomarmos decisões nao necessariamente precisa ser em um Joomla Day Nacional.... creio eu...
Pra mim, uma grande arbitrariedade, fora a falta de comunicação (mais uma vez, e alias, eu citei isso +1 vez na reunião em BSB 2015) com os demais representantes nos dois canais oficiais brasileiros que temos: o Google Groups e o Glip.
Como dito anteriomente novamente ... nao foi decidido... foi ventilado esta ideia e até fizemos um google doc para que pudessemos criar as pautas para que a reuniao fosse validada...
Nao temos ate o presente momento nenhuma pauta lançada...
Porque está foi "combinada" já está sendo veiculada como realidade, sem que TODAS as JUGs participassem de tal papo e decisão? RJ, RS e Calango não merecem saber e participar do que está acontecendo em prol do coletivo nacional? Os canais oficiais e plurais que mantemos não são o suficiente para tal comunicação com todos?
Se os canais são válidos e eu acho que sao..... por que as JUGs que estão tentando ou se organizando para fazerem seus eventos, nao postaram estes interesses nestes mesmos canais??
São regionais mas creio que sao em prol do coletivo nacional ... ou não?? Posso estar enganado...
Nós da JUG Sao Paulo nao merecemos tambem saber que o Vanius esta tentando organizar outro JDTO?? Não podemos ajudar ou simplesmente saber datas por exemplo para não coincidirem os eventos??

Portanto para mim que participo tanto do canal do Google Groups e do GLIP não sei de nenhum outro evento de Joomla Day no Brasil CONFIRMADO. Talvez o Juliano tenha colocado força demais na expressão UNICO ... mas por que nao pensar sob uma outra otica:
Somos todos Moro... ops... Somos todos palestrantes... nao queremos palestrar para meia duzia de ouvintes... Queremos casa cheia... Plateia lotada, avida por conhecimentos...
Um evento Joomla Day mal realizado impacta diretamente nas nossas pessoas tambem...
Cada um tem uma forma de divulgar ... no lançamento do evento até foi pedido que segurassem as divulgaçoes para deixar todos os registros, site e uma serie de itens de organizaçao serem ajustados...

No nosso JDSP cobramos dos palestrantes maior engajamento na divulgação... e isso deve ser feito por todos os palestrantes ... com certeza observando as regras de cada comunidade e/ou local de postagem. Isso sem duvida nao pode ser esquecido...

Finalizando o longo post .... FOCO para que seja um dos ótimos eventos deste ano...

anabarcellos
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by anabarcellos » Wed Mar 23, 2016 5:09 am

Consideração número 1: O canal das JUGs (google groups) está sendo subutilizado. As informações não estão sendo compartilhadas de fato, portanto, Paulo, Ariadne e Kazuo têm razão. Eu estou confiante que a nova gestão do JUG Team vai mexer um pouco com a forma como as JUGs atuam hoje e talvez isso impacte numa maior integração, como se vêm tentando desde o ano passado. Esperemos para ver.

Consideração número 2: Todos queremos o sucesso do JDBA. Todos que estão nessa discussão se colocaram à disposição para ajudar o evento. Portanto, para as pessoas que estão lendo esse post e estão por fora dos acontecimentos anteriores envolvendo a organização de JoomlaDays locais e nacionais, por favor considerem que as divergências se dão apenas na forma como algumas coisas vêm sendo conduzidas nos últimos tempos em algumas situações bem pontuais, mas o objetivo da maior parte de nós é o mesmo: fortalecer o Joomla! e a comunidade no Brasil.
Ana Barcellos

paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by paulories » Wed Mar 23, 2016 11:03 am

Eu tenho uma observação importante. Um JoomlaDay Regional não precisa ser enorme, grandioso, lotado. Há regiões que não possuem estrutura, equipe e/ou interessados em lotar um auditório com 200 pessoas.

Para mim, evento regional deveria ser aquele que reune os joomleiros e interessados na sua região. Com palestrantes regionais e modelado para a realidade daquela região. Sendo assim, não vejo problema em fazer um JDay CidadeX com 20 pessoas, se este for a real possibilidade. Claro, pontualmente acho que poderia haver algum palestrante de outro estado/região, porém não vejo como isto dar certo se todas as 11 JUGs decidirem fazer eventos, com os mesmos palestrantes. Haja grana pra bancar isso, e o público perderia o interesse pois seria mais do mesmo, em cada evento (fato que já aconteceu em anos anteriores).

Ao mesmo tempo, não vejo essa necessidade de viajar aos quatro cantos do Brasil em busca de eventos regionais. O evento que reuniria as pessoas do país seria sempre o JoomlaDay Brasil, que desde 2010 faço campanha para que seja itinerante entre as JUGs ou pessoas com interesse em organizar (mesmo com todas as dificuldades). Nem sempre foi fácil achar interessados e este ano, até agora, ninguém quis assumir.

Na minha lógica (minha, podem discordar... rs) os eventos regionais poderiam ser no primeiro semestre, e o nacional no segundo semestre. Deste modo, um impulsionaria o outro. Isto seria feito de modo organizado e ordenado. Quem sabe até mesmo ter um estilo semelhante ao FLISOL, onde todos os eventos ocorrem no mesmo dia. Acredito que isto valorizaria os eventos regionais, ganharia espaço na mídia e diversas faculdades/universidades poderiam ceder as estruturas sem custo.

Infelizmente tem-se criado uma imagem de que um evento regional deve ser grande e isto afasta pessoas que não possuem esta condição. Já conversei com diversas pessoas sobre eventos regionais, e sempre ficam intimidadas com o porte dos eventos regionais. No fim, gasta-se demais em estrutura, alimentação, viagens, etc e etc. Eu digo: FAÇAM! Não importa se terá 15 pessoas na sua faculdade, ou se forem 50. O importante é fazer a coisa acontecer. Se der certo, ganhará visibilidade e ano após ano isto aumenta. Prefiro ter 30 eventos JoomlaDay regionais e menores, do que apenas um ou dois, com 100 pessoas.

Para agregar, se tivermos o foco de união no evento nacional, as maiores despesas ficariam nele. E os regionais poderiam ocorrer com inscrição gratuita ou com valores bem inferiores aos praticados normalmente.

Ou seja, menos dor de cabeça em arrumar patrocínios (cada vez mais escassos no Brasil, pela crise), menos logística para convidar, receber e montar grade de palestrantes de fora da região.

Simplificar também é um ponto positivo.
--
Paulo Ries

anabarcellos
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by anabarcellos » Thu Mar 24, 2016 12:54 am

Apenas para deixar público: concordo plenamente com o que o Paulo colocou.

Em 2014, fizemos o JoomlaDay Brasília (regional) pequeno, com um público de 30 pessoas, dentro da Universidade de Brasília, com todos os palestrantes da cidade, e o único custo que tivemos foi com o coffee break (um valor muito pequeno, bancado pelo Sindicato dos Bancários que tem site em Joomla). O evento foi dinâmico e um grande sucesso em termos de compartilhamento de conhecimento. Todos saíram com mais conhecimento, mesmo os mais antigos, pois foi uma troca muito rica. Tínhamos apenas 2 ou 3 pessoas envolvidas na organização e nem patrocínio da OSM pedimos, porque não precisávamos.

Vejam aqui como foi: http://magazine.joomla.org/internationa ... iversidade

Eu acho que se fôssemos mais humildes, estaríamos incentivando mais pessoas a organizarem eventos também. E evitaríamos essa competição improdutiva entre os eventos - em termos de público e patrocínio.
Ana Barcellos

ariadneduvessa
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by ariadneduvessa » Thu Mar 24, 2016 1:56 am

anabarcellos wrote:Apenas para deixar público: concordo plenamente com o que o Paulo colocou.

[...] Eu acho que se fôssemos mais humildes, estaríamos incentivando mais pessoas a organizarem eventos também. E evitaríamos essa competição improdutiva entre os eventos - em termos de público e patrocínio.
Eventos eram e são para ser coisas bacanas, divertidas e inclusivas, não "palco pra espetáculos egocêntricos" e "campo de batalha com viés pessoal" (aká "lave sua roupa suja em casa ou fora das dependências do evento"). Somos desenvolvedores, não atores nem circenses. Ninguém aqui no Brasil (pelo menos não deveria) está disputando público, mas fazendo um trabalho social para preparar/orientar pessoas que precisem do conhecimento que nos propomos a partilhar enquanto fomentadores do uso do software livre aká Joomla, além de engrandecer com fator humano esta ferramenta e a comunidade que estamos engajados, propiciando que as pessoas das mais diversas regiões brasileiras, tenham a oportunidade de participar de eventos o mais próximo possível de suas localidades, facilitando assim o deslocamento homogêneo e regional destas em eventos locais.
ariadneduvessa wrote:Marketing é legal, mas não é legal induzir as pessoas ao erro, ao fazerem-nas pensar que será o único deste ano.
Todo mundo quer casa cheia, mas daí a usar histeria midiática? Não, nunca concordarei com isso. #unfarPlay

No mais, sempre incentivo que as pessoas conversem e pratiquem a dialética (fundamental nos tempos atuais, onde a histeria beira o crime e dispersa ódio por onde passa). Sem diálogo, nada se constrói, pior ainda se este é feito em guetos virtuais (leia-se grupos fechados de participantes). Ou é inclusivo ao coletivo nacional (como aqui, o fórum oficial em pt-br) ou é uma mesa de amigos tratando de forma informal e restrita a eles um (ou vários) determinado(s) assunto(s).

Quanto a reunião citada (e que o Kazuo - totallnet - participou ativamente aqui no debate), continuo achando ótima, desde que se foque que valerá ludicamente.. O JUG Team já está passando por uma reestruturação e acredito que esta enfim será muito produtiva e profunda. Em termos de autoridade e despachos oficiais, as JUGs brasileiras tem obrigação de se manter alinhadas com este time. O mais, é "acordo de cavalheiros" e se com educação, cordialidade e comunicação chegar a todos os representantes nacionais (em tempo hábil), tem boas chances de ser bem recebida e talvez até aderida como métrica a ser praticada e frutificada em 'terra brazilis'.

:) :*

Locked

Return to “Portuguese Forum”