Como rodar o Joomla em servidor IIS Windows 2000 server?

Moderator: ariadneduvessa

Locked
Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Como rodar o Joomla em servidor IIS Windows 2000 server?

Post by Vizibelli » Thu Sep 29, 2005 7:12 pm

Pessoal,

Estou querendo colocar o joomla na intranet aqui no serviço. Mas o servidor é Windows 2000 server. Nao existe a possibilidade de trocar.

Existe alguma forma de rodar o Joomla nele usando algum tipo de emulador? Eu tenho impressao que lia algo sobre isso a muito tempo atras, mas nem me recordo com foi.

Agradeço qualquer ajuda.  ;)

[]s
Ricardo

FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Re: Como rodar o Joomla em servidor IIS Windows 2000 server?

Post by FaBMak » Fri Sep 30, 2005 3:00 am

O requisito para o Joomla! é PHP e MySQL, se tiver isto no servidor funciona, tanto no Apache quanto no IIS.

FaBMak
Fabricio Elias Costa - Moderador do Joomla.org e Coordenador da Tradução Brasileira do Joomla!
Katipsoi Zunontee - http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com/

Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by Vizibelli » Fri Sep 30, 2005 12:24 pm

FaBMak wrote: O requisito para o Joomla! é PHP e MySQL, se tiver isto no servidor funciona, tanto no Apache quanto no IIS.

FaBMak
Nao, nao tem.

Desculpe-me a ignoracia, mas tem como colocar PHP e MySQL no windows 2000 server?? Sempre ouvi dizer que nao tinha.

[]s
Ricardo

FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Post by FaBMak » Fri Sep 30, 2005 3:53 pm

É claro que tem. muita gente usa isso! Vc vai precisar de um servidor web como disse acima, Apache ou IIS, configurado com o PHP e o servidor MySQL.

Agora se o problema é como instalar, é melhor vc entar em contato com o suporte do servidor.

FaBMak
Fabricio Elias Costa - Moderador do Joomla.org e Coordenador da Tradução Brasileira do Joomla!
Katipsoi Zunontee - http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com/

Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by Vizibelli » Fri Sep 30, 2005 8:03 pm

Verdade FabMak,

Ja achei lugares com tutoriais, etc sobre isso.

Mas nessa questao de configuracao, acho que vou mesmo ver com alguem que realmente saiba o que esta fazendo para instalar estas coisas. hehehehehehe.

Thanks.

Ricardo

pinho
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by pinho » Fri Sep 30, 2005 8:17 pm

Vizibelli wrote:
FaBMak wrote: O requisito para o Joomla! é PHP e MySQL, se tiver isto no servidor funciona, tanto no Apache quanto no IIS.

FaBMak
Nao, nao tem.

Desculpe-me a ignoracia, mas tem como colocar PHP e MySQL no windows 2000 server?? Sempre ouvi dizer que nao tinha.

[]s
Ricardo

É uma pena você não poder retirar esse Ruindows 2000 e instalar um linux porque seria muito melhor e mais prático para rodar Mambo.

Existe um kit Apache+MySQl+PHP para windows chamado Xampp

http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

É bem atualizado e prático de instalar.

pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Post by pchardnet » Fri Sep 30, 2005 9:42 pm

Vizibelli wrote: Verdade FabMak,

Ja achei lugares com tutoriais, etc sobre isso.

Mas nessa questao de configuracao, acho que vou mesmo ver com alguem que realmente saiba o que esta fazendo para instalar estas coisas. hehehehehehe.

Thanks.

Ricardo
Parceiro,
vc precisa que seu IIS fique em execução neste servidor? Se precisar é melhor ir atrás de "quem sabe" para fazer as devidas configurações.

Se você não precisa de um servidor web - IIS, sugiro que você interrompa o serviço e instale o Apache+MySql+PHP. Existem vários pacotes com instalador inclusive. Eu uso o wampserver - http://www.wampserver.com.

davidr
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by davidr » Fri Sep 30, 2005 9:46 pm

http://www.easyphp.org  ;)
David

Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by Vizibelli » Sun Oct 02, 2005 10:46 pm

Obrigado a todos pelas dicas. Vou olhar cada uma delas com carinho, já que nao tenho pressa nem prazo para fazer isso.

Pchardent, nao, o IIS nao é fundamental. Ele esta lá apenas para a intranet e nada mais. A intranet é a coisa mais simples que vc pode imaginar; nao existe nada de especial a nao ser uma meia duzia de paginas em html basico. O Joomla! substituiria isso tudo muito bem.

Thanks.

Ricardo

pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Post by pchardnet » Mon Oct 03, 2005 12:53 am

Vizibelli wrote: Obrigado a todos pelas dicas. Vou olhar cada uma delas com carinho, já que nao tenho pressa nem prazo para fazer isso.

Pchardent, nao, o IIS nao é fundamental. Ele esta lá apenas para a intranet e nada mais. A intranet é a coisa mais simples que vc pode imaginar; nao existe nada de especial a nao ser uma meia duzia de paginas em html basico. O Joomla! substituiria isso tudo muito bem.

Thanks.

Ricardo
Bom, então, se fosse eu faria o seguinte: Interromperia o IIS e instalaria o Apache+Php+MySql. O link que te passei wampserver oferece um pacote de instalação dos tres itens. Eu uso ele no meu trabalho e funciona muito bem. Daí voce pode colocar suas páginas HTML pra rodar no Apache até o Joomla! ficar pronto.

Qualquer dúvida posta aí... se não for muito arriscado podemos ajudá-lo! :)

Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by Vizibelli » Mon Oct 03, 2005 1:33 am

Valeu Pchardnet,  vc é de BH tambem né? Quem sabe te ligo e pego umas dicas. hehehehe. :)

[]s
Ricardo

pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Post by pchardnet » Mon Oct 03, 2005 4:41 pm

Vizibelli wrote: Valeu Pchardnet,  vc é de BH tambem né? Quem sabe te ligo e pego umas dicas. hehehehe. :)

[]s
Ricardo
Ops, tamo aqui no centrão - Rua Curitiba esq Amazonas

Vizibelli
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by Vizibelli » Wed Nov 02, 2005 12:40 am

Bom...

Finalmente criei coragem para fuçar no servidor do trampo...  Analisei algumas opções e acabei optando pelo Wampserver indicado pelo pchardnet.

Realmente a instalação é uma baba... facílimo. E ao terminar já estava tudo rodando e ativado.
Só que ele deixa tudo aberto, ou melhor, escancarado. O phpmyadmin estava sem senha root. hehehee.

E como sou um zero a esquerda nisso, gastei mais tempo tentando lendo e descobrir como fechar os buracos do que instalado tudo. hehehehe.

Mas como a maquina é apenas um ponto da rede e nao esta ligada na internet diretamente, estou mais tranquilo e aos poucos vou aprendendo com as coisas funcionam e vou fechando o que precisa ser fechado.

Só queria dizer a voces que o apach+mySQL+phpmyadmin está rodando e inclusive já instalei o joomla 1.0.3 na intranet. Agora é so montar o site migrando tudo da intranet antiga (HTML estatico puro).

Agradeço as dicas de voces.

[]s
Ricardo

IvanCampos
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by IvanCampos » Tue Nov 29, 2005 2:13 pm

Quer bom que resolveu tudo ;)

mesmo assim deixo uma sugestão de um pacote que é muito, mas muito prático mesmo,
o serv-n pode ser baixado aqui

http://colaborar.softwarelivre.gov.br/p ... ease_id=53

Ele é feito pelo pessoal de uma grande comunidade de php-nuke http://www.phpnuke.org.br/ , o caso é que é tudo que o joomla precisa pra rodar mum windows sendo super fácil, em poucos clicles já tem no ruindows tudo funcianado:

- Apache 1.3.33
- MySQL 4.0.22
- PHP 4.3.10
- PhpMyAdmin 2.6.1-rc1

Eu nunca tinha rodado nada localmente até achar esse tudo em um a alguns meses, vale a pena pois acaba ficando semelhate a estrutura que se tem no servidor, pelo phpmyadmin em especial.

Sucesso!
Juntos somos muito mais que sozinhos...

Locked

Return to “Portuguese Forum”