Ajuda para criar template

Moderator: ariadneduvessa

Locked
AlessandroASQ
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 2
Joined: Sun Jan 15, 2006 8:32 pm

Ajuda para criar template

Post by AlessandroASQ » Sun Jan 15, 2006 8:35 pm

Gente,

Acho que é meu primeiro post.

Gostaria que vocês me ajudassem a criar esse template para o joomla.

Estou com problemas para criar o corpo principal (PESQUISA e NOTÍCIAS).

- Tem alguem módulo que faz essa pesquisa no Google?
- Como faz pra colocar no template esse negócio da foto ficar acima do título,,, com somente 2 notícias na página principal?

- Ao clicar na notícia,,, então o joomla vai usar somente 2 colunas,,, a da esquerda,,, e o centro inteiro para a notícia. (isso aí eu acho q é fácil).

Modelo:
http://www.jornaldebate.jor.br/modelo_joomla.jpg

Obrigado.

User avatar
kdudesigner
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 38
Joined: Thu Sep 15, 2005 9:09 pm
Location: Rio de Janeiro - Brazil

Re: Ajuda para criar template

Post by kdudesigner » Tue Jan 17, 2006 11:06 pm

Opa!

Olha! Pra tu colocar a foto acima do titulo vai ser meio complicado, pois você terá que mexer no código-fonte do Joomla!. Caso você nunca tenha mexido, você sentirá um pouco de dificuldade. Neste caso, peçauma explicação para o Bigodines, que é moderador daqui do fórum.

Com relação àquele box com a busca no Google, se eu não me engano, o próprio Google fornece um código onde você pode colocar no teu site. Caso realmente exista, você deverá criar um módulo que chame esse script do Google e no teu template, tu põe uma função que chame esse módulo. Pesquise nos sites oficiais do Joomla. Pode ser que já exista algum módulo pra isso.

Por exemplo: Por padrão, o Joomla traz alguns posicionamentos. Coloque no teu template a função que puxa os módulos chamando a posição user5.

Com relação ao layout com duas colunas para as páginas internas, eu sugiro o seguinte:

Crie dois templates distintos: homee internas. No home, coloque-o como assign e selecione somente os links que chamem a página inicial. Para as páginas internas, coloque o template internas como default. Eu estou fazendo desta forma para o site de um cliente.
Cadu de Castro Alves
Web Designer & Web Developer
http://www.fgv.br/fgvonline  (Fundação Getúlio Vargas)
[red]"Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo."[red]

AlessandroASQ
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 2
Joined: Sun Jan 15, 2006 8:32 pm

Re: Ajuda para criar template

Post by AlessandroASQ » Wed Jan 18, 2006 12:20 am

kdudesigner wrote: Opa!

Olha! Pra tu colocar a foto acima do titulo vai ser meio complicado, pois você terá que mexer no código-fonte do Joomla!. Caso você nunca tenha mexido, você sentirá um pouco de dificuldade. Neste caso, peçauma explicação para o Bigodines, que é moderador daqui do fórum.

Com relação àquele box com a busca no Google, se eu não me engano, o próprio Google fornece um código onde você pode colocar no teu site. Caso realmente exista, você deverá criar um módulo que chame esse script do Google e no teu template, tu põe uma função que chame esse módulo. Pesquise nos sites oficiais do Joomla. Pode ser que já exista algum módulo pra isso.

Por exemplo: Por padrão, o Joomla traz alguns posicionamentos. Coloque no teu template a função que puxa os módulos chamando a posição user5.

Com relação ao layout com duas colunas para as páginas internas, eu sugiro o seguinte:

Crie dois templates distintos: homee internas. No home, coloque-o como assign e selecione somente os links que chamem a página inicial. Para as páginas internas, coloque o template internas como default. Eu estou fazendo desta forma para o site de um cliente.
Naquela box do GOOGLE no centro,,, eu estou pensando em fazer um módulo que tenha a opção para pesquisar tanto no GOOGLE como nas próprias notícias do site. Irei mesclar as essas duas funcionalidades em um módulo só.

Em relação àquelas notícias no centro com as imagens,,, ,para não precisar mexer no código do joomla,,, e depois não poder mais atualizar ele, (por que senão teria que alterar novamente o código fonte do joomla), optei por deixar as imagens abaixo msm do título,,, mas continuou no msm esquema.

A forma com que eu fiz pra fazer o front-page com 3 colunas,,, ,e o miolo com 2 foi usando o seguinte trecho:

Code: Select all

<?php
   if (mosCountModules('right'))
   {
      echo "<td id='frame_frontpage' VALIGN='top'>\n";
      mosLoadModules('user1');
      mosMainBody();
      mosLoadModules('user2');
      echo "</td>\n";
      echo "<td id='frame_right'>\n";
      mosLoadModules('right');
      echo "</td>\n";
   }
   else
   {
      echo "<td id='frame_center'>\n";
      mosMainBody();
      echo "</td>\n";
   }
?>
Ficou legal... mas ainda estou com um problema nisso e talvez a melhor forma de resolver seja usando mesmo 2 templates.



Agora tenho outra pergunta...

Quando clico em uma notícia por exemplo... aparece no meu PATHWAY:  HOME  ->  BLOG  ->    SECRETARIA DE INDÚSTRIA....

Que BLOG é esse??? Queria colocar tipo NOTÍCIAS... ou talvez ignorar isso...

Alguem me ajuda plz...


Locked

Return to “Templates”