Site saiu do ar

Moderators: ariadneduvessa, ariadneduvessa

Locked
alexvpp
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Site saiu do ar

Post by alexvpp » Fri Dec 30, 2005 10:13 am

Olá,

Meu site saiu do ar...aparece a mensagem do Joomla para contactar o administrador.
Não consigio nem entrar na área do administrador...

Meus últimos passos:

Estava testando um componente (PCCookbook). Desinstalei o componente, que exigia apagar algumas tabelas direto no banco de dados. Apaguei as tabelas.

Acabei de fazer o que precisava e sai. Depois fui entrar de novo e...lá estava a mensagem.

Ahh, mais um detalhe...estava testando um componente (mos_directory) que "venceu"a licença trial hoje.
Será que é isso?
O que eu faço???? ??? ???

Agradeço qualquer ajuda...!!!

FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Re: Site saiu do ar

Post by FaBMak » Fri Dec 30, 2005 3:24 pm

Provavelmente o servidor MySQL está instável, entre em contato com o suporte ou aguarde para ver a situação se normaliza.

FaBMak
Fabricio Elias Costa - Moderador do Joomla.org e Coordenador da Tradução Brasileira do Joomla!
Katipsoi Zunontee - http://ka-tips-oi-zu-non-tee.com/

alexvpp
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by alexvpp » Sat Dec 31, 2005 2:41 pm

Valeu FaBMak!

Ainda estou no aguardo...

Bom ano novo para todos!

Alex 8)

samp
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Post by samp » Sun Jan 01, 2006 5:47 am

realmente, é típico de mysql fora do ar... siga a dica do fabmak ou veja se vc nao acabou apagando o bd...
Quem não deve.... não teme! ;)

alexvpp
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by alexvpp » Sun Jan 01, 2006 9:45 pm

Salve!

Então, o portal continua fora do ar...

Eu fiz um teste: criei um novo banco de dados e instalei um Joomla fresquinho; funcionou.
Então, acho que não é problema do BD.

Depois tentei copiar o banco de dados do Portal para este novo banco, e funcionou parcialmente, por que, embora tenha aberto a área de administração e a home, vários módulos e componentes estavam funcionando mal. Acho que várias tabelas não foram copiadas.

Agora a pergunta:

Existe alguma maneira de eu copiar meu banco de dados problemático para um novo banco?
Ou de fazer uma nova instalação do Joomla e copiar o conteúdo e usuários que eu já tinha?

Não sei se é a melhor solução, mas faz 2 dias que não consigo acessar a página, e está me complicando...

Valeu!

Abraço fraterno

Alex 8)

FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Post by FaBMak » Sun Jan 01, 2006 10:11 pm

Que tem como copiar um BD para outro isto tem. Abra o PHPMyAdmin selecione o BD problemático e "exporte" as tabelas dele para um arquivo SQL, depois abra o novo BD, selecione a opção SQL e "execute" a query que vc criou no passo anterior.

Só tem um problema se for algum problema de tabela corrompida, pode ser que o problema passe para o novo BD.

FaBMak
Fabricio Elias Costa - Moderador do Joomla.org e Coordenador da Tradução Brasileira do Joomla!

pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Post by pchardnet » Sun Jan 01, 2006 11:46 pm

FaBMak wrote: Só tem um problema se for algum problema de tabela corrompida, pode ser que o problema passe para o novo BD.

FaBMak
Para saber se tem alguma tabela corrompida execute o reparador de BD do MySql no próprio Cpanel... Se tiver algum erro no seu BD ele vai avisar.

Mas particularmente eu acho que seu problema é alguma tabela do Joomla! que foi removida erradamente.

FaBMak
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Post by FaBMak » Mon Jan 02, 2006 12:42 pm

pchardnet wrote: Mas particularmente eu acho que seu problema é alguma tabela do Joomla! que foi removida erradamente.
Então, foi isto que pensei, com "corrompida" quiz dizer que alguma tabela pode ter sido alterada de forma incorreta, talvez alguma alteração manual. Enfim, se vc evitar de editar as tabelas na "unha", salvo em casos de necessidade, vc vai ter muito menos problemas.

FaBMak

alexvpp
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by alexvpp » Mon Jan 02, 2006 1:02 pm

FaBMak wrote:
pchardnet wrote: Mas particularmente eu acho que seu problema é alguma tabela do Joomla! que foi removida erradamente.
Então, foi isto que pensei, com "corrompida" quiz dizer que alguma tabela pode ter sido alterada de forma incorreta, talvez alguma alteração manual. Enfim, se vc evitar de editar as tabelas na "unha", salvo em casos de necessidade, vc vai ter muito menos problemas.

FaBMak
Pois é...é isso que aconteceu então...

Olha só: Eu instalei um componente (PCCookbook) que ainda está em desenvolvimento. Por isso, muitas das rotinas ainda não stão habilitadas para fazer pela área de administração, inclusive a desinstalação. Ele desinstala, mas as tabelas devem ser removidas manualmente.
Foi o que eu fiz...
Acho que apaguei as tabelas certas, mas devo ter feito alguma rata no meio do caminho.
Coisas de inexperiente...

Fica a lição: FAZER BACKUP, sempre!!!

Vou ver como resolvo isso.

Uma pergunta:

Existe alguma maneira de integrar o JSAS na minha máquina com o meu site on line?
Com integrar quero dizer: fazer o JSAS como se fosse um Backup, um espelho do site, e atualizar os dois sincronizadamente?

Um abraço

Alex 8)

pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Post by pchardnet » Mon Jan 02, 2006 1:30 pm

alexvpp wrote: Olha só: Eu instalei um componente (PCCookbook) que ainda está em desenvolvimento.
Outra lição... Nunca instale componentes, módulos, plugins não estáveis no ambiente de produção. Faça o teste localmente no seu ambiente de desenvolvimento.

Desconheço esta integração do JSAS!

MaxRaven
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by MaxRaven » Mon Jan 02, 2006 3:06 pm

Pelo que vi dele não tem como não, teria de ser td manual mesmo.
As unicas ferramentas que vi até hj que fazem isso, requerem que os 2 servidores sejam iguais, rodando mesmo SO e tem de ter permissões administrativas nos 2, então é meio complicado, sem contar que são softs pagos e meio carinhos, media de u$200,00 por servidor.
Mas se pensar bem, pode fazer backups manuais sem muito trabalho, só tomar o cuidado de instalar tudo antes na sua maquina, fazer todos os testes, depois de testado instalar na web, depois de instalado faz uma backup do banco de dados e aplica ela no seu bd local, pronto, vai estar td igual.

alexvpp
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by alexvpp » Mon Jan 02, 2006 3:24 pm

Mas se pensar bem, pode fazer backups manuais sem muito trabalho, só tomar o cuidado de instalar tudo antes na sua maquina, fazer todos os testes, depois de testado instalar na web, depois de instalado faz uma backup do banco de dados e aplica ela no seu bd local, pronto, vai estar td igual.
Boa!

Só não tenho ainda muita habilidade com o PHPMyadmin.

Mas vou tentar.

Alguém tem dicas de sites/livros/etc para que eu possa aprender PHP/MySQL mais rápido?
Estou aprendendo tudo "na raça"; e às vezes é meio custoso...
Acho que dá para acelerar o processo...

Agradeço as dicas!

Alex 8)

pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Post by pchardnet » Mon Jan 02, 2006 4:12 pm

MaxRaven
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by MaxRaven » Tue Jan 03, 2006 4:42 am

http://www.maxinfo.be/component/option, ... Itemid,28/

A apostila de PHP é bem basica, mas quando me interessei por php baixei ela e acho muito boa para quem nunca teve contato anterior, o autor foi bem cuidadoso neste ponto, existe coisa melhor na net, mas coloquei pra download pelos motivos que citei.
Já a apostila de mysql foi indicação de uma amigo, ainda nem li, só que é em portugues, as vezes é dificil encontrar material oficial em nosso idioma, então é uma boa.

Locked

Return to “Portuguese Forum”