Tradução Joomla 3.x

Moderator: ariadneduvessa

Locked
User avatar
rikaryo
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 239
Joined: Thu Aug 18, 2005 2:56 pm
Location: Brazil
Contact:

Tradução Joomla 3.x

Post by rikaryo » Fri Mar 14, 2014 9:28 pm

Bom gente pelo que estamos vendo a tradução do Joomla! 3.x não vai passar das que tem na internet, por isso estava pensando em montar uma equipe não oficial para manter uma versão funcional, meus sites estão quase todos já migrados para Joomla! 3 e sei como é complicado ficar remendando linha de tradução.

Quem topa?

User avatar
horus_68
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1495
Joined: Sun Sep 25, 2005 5:29 am
Location: Porto - Portugal

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by horus_68 » Wed Mar 26, 2014 5:49 pm

A versão pt-BR está traduzida aqui (não dupliquem trabalho):
https://www.transifex.com/projects/p/j3corelang/
Quem quiser criar pacotes de instalação use sempre esses ficheiros como referência.

Agora o que falta é criar um pacote de distribuição.
Se precisar de ajuda para o download dos pacotes avise: pode fazer por TX ou utilizar este zip (não está empacotado para instalação!!): http://translations.joomlapt.com/languagepacks/joomla-3

Para criar um ficheiro instalável Joomla3, siga este guia
J3.2:Making a Language Pack for Joomla - Joomla! Documentation - http://docs.joomla.org/J3.2:Making_a_La ... for_Joomla


Se quiser fazer download sempre da mais atual terá de ser com o TX da transifex (tenho a configuração disponível para o Joomla3 se quiser)
Saiba como: Downloading files with .TX client - Keep Calm and Translate Joomla - https://sites.google.com/site/transjoom ... -tx-client

Falta é saber se vale a pena ter esse trabalho já.
No meu caso não vou criar pacote pt-PT antes da versão 3.3 pois só para a versão 3.5 é que se deve utilizar o Joomla 3 "a sério"!
Ainda existem muitas funcionalidades por implementar, o mesmo acontecendo aos requisitos de execução para poder ser considerada uma versão estável para produção.
Portuguese Joomla Community / Joomla pt-PT Translation Team

User avatar
rikaryo
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 239
Joined: Thu Aug 18, 2005 2:56 pm
Location: Brazil
Contact:

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by rikaryo » Thu Mar 27, 2014 1:18 pm

Do que adianta esta traduzido se não esta no repositório oficial, todo mundo aqui no fórum pedindo a tradução e nada de aparecer!


Mas mesmo assim a gente precisa reformular esse grupo de tradução para ficar mais agil, do jeito que esta não tem condições.

Obrigado

User avatar
horus_68
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1495
Joined: Sun Sep 25, 2005 5:29 am
Location: Porto - Portugal

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by horus_68 » Thu Mar 27, 2014 6:45 pm

rikaryo wrote:Mas mesmo assim a gente precisa reformular esse grupo de tradução para ficar mais agil, do jeito que esta não tem condições.
Para mim é irrelevante a organização do grupo, pode ter muitos tradutores, é indiferente! Todos traduzem online, e eu tenho uma cópia local que depois é a publicada utilizando os contributos de todos. Foi sempre assim que trabalhei no caso do pt-PT.
E temos hoje mais de 60 extensões traduzidas e outras 40 em tradução parcial. E nunca existiu mais que um pacote pt-PT para o Joomla core.

Tem é de existir alguém que crie o pacote e o publique no site oficial. Essa pessoa (ou duas/três no máximo) é que é relevante e vai permitir que as coisas funcionem.
Sejam simples e não percam tanto tempo com organização.
Tenho visto muitas mensagens sobre esse assunto e ao mesmo tempo vários packs pt-BR tal como poucas extensões. Isto mostra que estão a trabalhar no lado errado pois utilizadores pt-BR são muitos mais que os pt-PT!

No caso do pt-PT para Joomla 3 core não está publicado apenas porque achamos que ainda não deve ser publicado pois o Joomla 3 ainda não é versão para ser utilizada em sítios de produção de instituições ou empresas.
Quem quer utilizar o J3 e sabe o que faz já pode utilizar por si mesmo, criando os ficheiros desde os que estão disponíveis online no transifex.
Portuguese Joomla Community / Joomla pt-PT Translation Team

User avatar
arnaldojgg
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 7
Joined: Mon Mar 31, 2014 11:42 am

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by arnaldojgg » Mon Mar 31, 2014 12:09 pm

horus_68 wrote: ...Falta é saber se vale a pena ter esse trabalho já.
No meu caso não vou criar pacote pt-PT antes da versão 3.3 pois só para a versão 3.5 é que se deve utilizar o Joomla 3 "a sério"!
Ainda existem muitas funcionalidades por implementar, o mesmo acontecendo aos requisitos de execução para poder ser considerada uma versão estável para produção...

Desculpe-me se minha pegunta foge um pouco do assunto principal do post.
É que sou novato em Joomla e pelo que pude entender sobre seu comentário, só será bom usar o Joomla 3 a partir da versão 3.5, por causa das funcionalidades que ainda serão implementadas?
Adquiri recentemente o livro "Joomla - Guia do Operador", de Barrie M. North e notei que este livro se refere ao Joomla 1.5.
A versão 1.5 é recomendada para meu estudo atualmente ou seria melhor eu escolher outra versão?
Sou iniciante no Joomla e gostaria que pudesse me ajudar, pois são tantas as versões, que acabo em dúvida qual seria melhor para meu estudo em Joomla.

Obrigado pela atenção.

Arnaldo J. G. Gonçalves
Cuiabá/MT - Brasil

User avatar
horus_68
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1495
Joined: Sun Sep 25, 2005 5:29 am
Location: Porto - Portugal

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by horus_68 » Mon Mar 31, 2014 5:32 pm

arnaldojgg wrote: A versão 1.5 é recomendada para meu estudo atualmente ou seria melhor eu escolher outra versão?
Use apenas o Joomla 2.5.19 (ou mais recente).
Versão 1.5 já não existe!
Portuguese Joomla Community / Joomla pt-PT Translation Team

User avatar
arnaldojgg
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 7
Joined: Mon Mar 31, 2014 11:42 am

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by arnaldojgg » Mon Mar 31, 2014 11:44 pm

Necessito instalar estes pacotes de atualizações do Joomla 2.5.19 ?
(http://joomlacode.org/gf/project/joomla ... ge_id=6855)

Me recomenda algum livro ou apostila que trate do Joomla 2.5.x ?

Vou explicar o porque de tantas dúvidas.
Sou deficiente físico (poliomielite), ando com auxílio de muletas e de um aparelho ortopédico (membros inferiores). Devido a esse fato, tenho dificuldades de sair de casa. Então para tentar melhorar o orçamento familiar, decidi realizar pequenos serviços em casa mesmo.
Um amigo me indicou trabalhar com confecção de sites utilizando o Joomla, ele até me emprestou o Livro "Joomla - Guia do Operador", de Barrie M. North, mas esse livro trata da versão 1.5.
Já trabalhei com confecção de sites em uma empresa que se utilizava de intranet, mas isso já tem 12 anos. Apesar de ser pouco serviço, era em HTML puro.
O Joomla é algo extremamente novo para mim, sou totalmente inexperiente com relação ao Joomla.
Por esse motivo, tenho tantas dúvidas.

Mais uma vez muito obrigado.

User avatar
horus_68
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1495
Joined: Sun Sep 25, 2005 5:29 am
Location: Porto - Portugal

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by horus_68 » Tue Apr 01, 2014 9:29 am

arnaldojgg wrote:Necessito instalar estes pacotes de atualizações do Joomla 2.5.19 ?
Favor criar outro tópico para não misturar assuntos!
Portuguese Joomla Community / Joomla pt-PT Translation Team

User avatar
arnaldojgg
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 7
Joined: Mon Mar 31, 2014 11:42 am

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by arnaldojgg » Wed Apr 02, 2014 1:50 pm

Ok.
Desculpe-me.

User avatar
ariadneduvessa
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 184
Joined: Thu Oct 15, 2009 3:17 pm
Location: Brazil / RJ
Contact:

Re: Tradução Joomla 3.x

Post by ariadneduvessa » Mon Feb 23, 2015 5:50 am

Por favor, a todos os que seguem essa postagem, vejam essa atualização: viewtopic.php?f=163&t=812159&p=3270079#p3270079

Obrigada e abraços,
Moderator of pt-BR Joomla Official Forum
Maintainer of JUG Rio de Janeiro - joomlariodejaneiro.com.br
Owner of Joomla Brasil - joomla.com.br


Locked

Return to “Tradução”