Não é impossível, só preciso de ajuda!

Moderator: ariadneduvessa

albedis
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Sun Apr 23, 2006 5:08 am

Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by albedis » Sun Apr 23, 2006 5:58 am

Caros Colegas,

Estou pesquisando há uma semana a internet e foruns a respeito da possibilidade de utilizar uma única instalação joomla para vários sites (sub-dominios). O material é muito pouco e quando encontrado, sempre em inglês (my english is very bad!).

Nas formas FREE (pois as comerciais,  estão fora de condições no momento)  :(  encontrei e testei:
http://forge.joomla.org/sf/projects/joomlamultisites
http://mamboforge.net/projects/multisites/

O primeiro item foi super fácil de instalar e configurar. Entretanto, não consigo entrar no ADMIN do sub-dominio.
O segundo instala como componente, sem problemas. Mas depois nada funciona. Ocorrem erros de PHP.

A questão é:
Infelizmente não sou programador em PHP e preciso de ajuda dos colegas mais experientes. Pois tenho certeza que alguem já passou pelo mesmo problema ou usa componentes/hacker para o mesmo fim que eu desejo.

Só preciso da boa vontade de cada colega, no sentido de poder indicar o caminho das pedras. Ou seja, entre as opções abaixo, alguma delas ou todas (risos) irão me ajudar muito:

1 - Material em portugues explicando como instalar/configurar qualquer componente/hacker para multiplos sites
2 - Dica do que pode estar errado em relação aos dois componentes acima
3 - Sugestão de algum componente/hacker para multiplos sites, que tenham utilizado e FUNCIONE.

Nota: Estou tentando usar o OPEN SEF, que promete fazer multiplos sites. Mas a documentação é em englês  :'(  . então quem puder ajudar em relação a isto, meu muito obrigado!

Caros, não sei ainda por que esta funcionabilidade ainda é tão difícil no joomla, visto que pelos códigos que observei dos componentes, não parece ser impossível implementar a função. Minha dificuldade se dá pelo fato de não conhecer PHP, pois se fosse em DELPHI ou VB, eu já tinha feito e disponibilizado para todos!  :(

Acredito no espirito de cooperação e por isso venho contar com voces!

Abraços a todos....  ;)

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Sun Apr 23, 2006 6:22 am

Albedis,
primeiramente seja bem vindo!

Sobre o multisites não sei lhe ajudar, mas sobre o OpenSEF você está errado. Ele é usado somente para deixar as URL's amigáveis e não para criar N sites como os componentes que citou.

User avatar
IvanCampos
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 88
Joined: Fri Nov 25, 2005 1:11 am
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by IvanCampos » Sun Apr 23, 2006 11:33 am

Olha...
a algum tempo pesquisei algo assim, no sevidor tenho algum espaço porem pouquissimos bancos então só posso colocar poucos sites, a ideia era usar o mesmo DB para varios sites, não sei se é o seu problemas, mas foi sem sucesso...

porém, pensando um pouco algo que se pode experimentar é

vc cria um dominio principal e nele coloca um jommla redondo e bonito

se o conteudo dos subdominios que quiser usar couberem em uma seção por exemplo voce, o faça

depois é atribuir um tema diferente para cada seção,
assim cada um terea a cara de um site diferente mesmo sendo o mesmo...

agora é fazer o truque de cada sundomiio apontar para uma seção respectiva no site,

é calro que essa solução é pode ser a mais tosca e gambiarrentea possível, mas já é uma ideia pra chegar em algo melhor, espero que ajude

;)
Juntos somos muito mais que sozinhos...

User avatar
IvanCampos
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 88
Joined: Fri Nov 25, 2005 1:11 am
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by IvanCampos » Sun Apr 23, 2006 11:34 am

em tempo

se não me engano o melhor mesmo é criar uma instalação para cada site, imagine a complicação pra manter tudo se um dois por exemplo começarem a crescer ou algum dar complicação e comprometer todos...
Juntos somos muito mais que sozinhos...

User avatar
bigodines
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2227
Joined: Thu Aug 18, 2005 11:10 am
Location: Floripa, Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by bigodines » Sun Apr 23, 2006 2:20 pm

meus 2 centavos:

Certa vez (ali pelo ano passado, se não me engano) eu fiz uma alteraćão no Mambo 4.5.1 de forma que eu pudesse, com uma instalaćão, gerenciar todos os meus sites para poupar trabalho de fazer "hacks padrão" ou ter de instalar o mesmo pacote d componente para todos os clientes.

Criei um esquema em que se você instalasse um CMT para um, o sistema automaticamente inseria em todos os bancos de dados dos outros (caso contrário seria impossível instalar o mesmo CMT em outros pois ele ia acusar que já estava instalado).

O problema surgia quando eu queria colocar mais um site nessa instalaćão... eu não fazia nenhum controle de todas as SQL que foram executadas desde o primeiro site, e não conseguia sincronizar este site que estava para entrar com os demais. Isso me gerou 4 ou 5 vezes mais trabalho [na sincronizaćão] do que se eu simplesmente fizesse um SuperPack e saísse instalando.

Além disso,

Como os componentes estavam instalados em todos os sites, eu acabava replicando para todos, componentes específicos e em menos de um mês eu já tinha um caos no menu de componentes com mais de 40 componentes instalado, deixando os clientes loucos até acharem o que queriam.

Cheguei a rodar cerca de 20 sites na mesma instalacão e hoje certamente não me arriscaria a fazer algo nesse sentido pelos seguintes motivos:

- É uma técnica muito "invasiva" no código padrão do Joomla!, você NUNCA vai poder migrar de uma versão para a outra sem re-fazer todo o hack (e saindo uma versão nova por mês... vc vai perder mais tempo prorgamando do que usufruindo) e vai acabar colocando todos esses sites em risco.
- Vai ficar um caos o menu de componentes. E não tem como fugir disso pois se você não fizer o esquema para replicar a instalaćão como eu falei acima, vc não vai cosneguir instalar um mesmo componente em dois sites
- Não é a instalacao do Joomla que ocupa espaco... são as imagens, arquivos e componentes... se a idéia é economizar espaćo, desista... não vale a pena.
- Você vai corre grandes riscos de que os componentes parem de funcionar pois você vai estar mexendo em TODOS os arquivos do Joomla!

Eu não sei como funciona o Multisites. Eu sei como funcionava o que eu desenvolvi e posso afirmar as coisas acima. Talvez o multisites seja melhor.

Eu também posso garantir que não há documentaćão em portugues nesse sentido e eu também não tenho mais o fonte do meu mambo que fazia isso (até pq a versão é super antiga)

Uma solucao que é perfeitamente possível é compartilhar a base de dados entre um ou mais sites.. mas eu não se é isso que você está procurando.

-bigo

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Mon Apr 24, 2006 12:18 pm

Não sei se é o certo a fazer, mas gostaria de sugerir que alguem explicasse melhor esse lance de multisites, não sei o que é isso tb, qual a necessidade. Talvez mais esclarecido eu possa ajudar...
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

R1cardo
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 120
Joined: Thu Aug 18, 2005 4:32 pm
Location: Gondomar, Portugal
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by R1cardo » Mon Apr 24, 2006 1:01 pm

pchardnet wrote: Albedis,
primeiramente seja bem vindo!

Sobre o multisites não sei lhe ajudar, mas sobre o OpenSEF você está errado. Ele é usado somente para deixar as URL's amigáveis e não para criar N sites como os componentes que citou.
pchardnet, na verdade o opensef é muito mais completo do que isso...
Vê aqui: http://www.open-sef.org/component/optio ... board,18.0 e aqui: http://www.projects.ex.ac.uk/soe/multisite/
Last edited by R1cardo on Mon Apr 24, 2006 1:07 pm, edited 1 time in total.
http://www.joomlapt.com - Comunidade Portuguesa de Joomla!
http://www.tcmtotal.com - FIFA Manager Fansite

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Mon Apr 24, 2006 4:58 pm

R1cardo wrote:
pchardnet wrote: Albedis,
primeiramente seja bem vindo!

Sobre o multisites não sei lhe ajudar, mas sobre o OpenSEF você está errado. Ele é usado somente para deixar as URL's amigáveis e não para criar N sites como os componentes que citou.
pchardnet, na verdade o opensef é muito mais completo do que isso...
Vê aqui: http://www.open-sef.org/component/optio ... board,18.0 e aqui: http://www.projects.ex.ac.uk/soe/multisite/
Ricardo,
acho que está confundindo as coisas ou não entendeu o que escrevi. :)
Os links que me indicou falam o uso do OpenSEF em multisites.
Para este uso temos duas opções:
1 - Instalar o Joomla! + de 1 vez no mesmo domínio. Ex.:
URL - http://www.seudominio.com
Base URL - /site1
Base URL - /site2
Eu teria dois sites distintos com base de dados distintas tb.

2 - Usando componentes como o Multisites e depois configurando dentro do OpenSEF

Para entender melhor como usar este recurso indico uma leitura em -> http://www.open-sef.org/documentation/u ... sites.html

R1cardo
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 120
Joined: Thu Aug 18, 2005 4:32 pm
Location: Gondomar, Portugal
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by R1cardo » Mon Apr 24, 2006 5:09 pm

???
nada como experimentar... volto já  ;)
http://www.joomlapt.com - Comunidade Portuguesa de Joomla!
http://www.tcmtotal.com - FIFA Manager Fansite

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Mon Apr 24, 2006 5:12 pm

Alguem poderia explanar uma necessidade de se usar o multisites?
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Mon Apr 24, 2006 5:37 pm

pedrorenan wrote: Alguem poderia explanar uma necessidade de se usar o multisites?
Ter N sites usando uma mesma base de dados. Acredito que seja isso. :)

flybyte
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 15
Joined: Thu Dec 22, 2005 11:21 am
Location: Cachoeirinha - RS - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by flybyte » Mon May 01, 2006 3:09 am

Eu tenho exemplos...

- Imagine uma empresa com vários departamentos onde cada departamento é responsável pela manutenção de sua seção.

- Faculdades querendo oferecer o mesmo para seus diversos deptos.

- Diretorios politicos nacionais que queriam possibilitar que cada regional/distital tenha suas noticias

Basicamente os sites que possam ter divisões de administração e por ai vai...  utilidade tem.

Abraço!
Flybyte
(Joelso Dias)

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Tue May 02, 2006 4:53 pm

flybyte wrote: Eu tenho exemplos...

- Imagine uma empresa com vários departamentos onde cada departamento é responsável pela manutenção de sua seção.

- Faculdades querendo oferecer o mesmo para seus diversos deptos.

- Diretorios politicos nacionais que queriam possibilitar que cada regional/distital tenha suas noticias

Basicamente os sites que possam ter divisões de administração e por ai vai...  utilidade tem.

Abraço!

Amigo para isso vc não precisa ter varios Joomlas... é só vc setar as permissoes... já existem  componentes que fazem isso. Aqui na UFT, usamos apenas um joomla e cada departamento só "mexe naquilo que lhe diz respeito"
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

lipsk
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 1
Joined: Fri May 05, 2006 8:00 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by lipsk » Fri May 05, 2006 8:05 pm

pedrorenan wrote:
flybyte wrote: Eu tenho exemplos...

- Imagine uma empresa com vários departamentos onde cada departamento é responsável pela manutenção de sua seção.

- Faculdades querendo oferecer o mesmo para seus diversos deptos.

- Diretorios politicos nacionais que queriam possibilitar que cada regional/distital tenha suas noticias

Basicamente os sites que possam ter divisões de administração e por ai vai...  utilidade tem.

Abraço!

Amigo para isso vc não precisa ter varios Joomlas... é só vc setar as permissoes... já existem  componentes que fazem isso. Aqui na UFT, usamos apenas um joomla e cada departamento só "mexe naquilo que lhe diz respeito"
Estou com o mesmo problema do flybyte. Qual componente você usa aí na UFT??
Pode indicar alguns componentes?

Obrigado

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Fri May 05, 2006 8:10 pm

Usamos o JACL. Muito bom, free e resolve esse problema...

Valew
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Sat May 06, 2006 2:18 am

pedrorenan wrote: Usamos o JACL. Muito bom, free e resolve esse problema...
PedroRenan,

uma proposta indecente. :)

Que tal você escrever um tutorial de uso do JACL explicando como criar grupos e setar as permissões?
Isso vai ajudar muita gente aqui.

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Sat May 06, 2006 7:46 pm

Entaum... se alguem fizer uma template bem bacana pra mim... na hora rs...
Cara, mas sua sugestão foi relamente interessante. A JACL tem recursos muito bons, mas eu tb nunca encontrei nenhum material. Acho q tem mais coisa para aprender. Vou fazer um material sobre isso com certeza, o problema é o tempo. 
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

Felipe0500
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 14
Joined: Sat May 06, 2006 2:13 am

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by Felipe0500 » Tue May 09, 2006 4:09 am

Ae pessoal.. nao sei se entendi... mas o que vcs estao querendo é 2 sites com 2 joomla independentes ??

Bom o meu funciona deste jeito..

tenho 2 sites independentes com o joomla no mesmo dominio

www.ipbonsucesso.org.br e www.ipbonsucesso.org.br/acesso ou www.acesso.ipbonsucesso.org.br

seria isso??

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Tue May 09, 2006 12:53 pm

Felipe0500 wrote: Ae pessoal.. nao sei se entendi... mas o que vcs estao querendo é 2 sites com 2 joomla independentes ??
Bom o meu funciona deste jeito..
tenho 2 sites independentes com o joomla no mesmo dominio
www.ipbonsucesso.org.br e www.ipbonsucesso.org.br/acesso ou www.acesso.ipbonsucesso.org.br
seria isso??
Não!

No início do tópico a solicitação de informação foi de 2 sites usando o mesmo banco de dados

User avatar
Belini
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 354
Joined: Fri Nov 18, 2005 6:44 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by Belini » Tue May 09, 2006 6:02 pm

pedrorenan wrote: Alguem poderia explanar uma necessidade de se usar o multisites?
Um uso que eu daría, alías estou estudando esta possibilidade, é ter um site publico WWW e uma Intranet na mesma instalação do Joomla.

No caso cada um teria suas notícias, conteúdos, componentes, etc, ou compartilharia as que são comuns.

Mas no meu caso específico também precisaria ter algum bloqueio para o usuário não acessar diretamente a Intranet, talvez com logon.

albedis
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Sun Apr 23, 2006 5:08 am

Multisites - Explicando melhor !

Post by albedis » Mon May 22, 2006 2:10 pm

Caros colegas da Lista,  :D

Peço DESCULPAS por não ter acompanhado este tópico. Um dos motivos é que não estou recebendo notificação dos replies em meu e-mail, mesmo tendo a opção marcada. Outro motivo é que postei este mesmo tópico no forum http://forum.joomlapt.com e estava acompanhando o debate por lá.

Quero parabenizar a turma daqui, pois no forum citado houveram apenas 02 respostas, enquanto aqui vocês bombaram! Pena eu não ter acompanhado!

Mas vamos lá, deixa eu esclarecer alguns pontos, que certamente vai nos dar "alguma luz no final do joomla". rs

1 - Quem baixar o Hacker (joomlamultisites) e olhar os códigos, irá perceber que não precisa se preocupar com nada, a não ser criar um arquivo configuration.php e informar na variável determinada o prefixo para cada conjunto de tabelas de cada site (subdomínio) que desejar utilizar (veja o arquivo readme.txt).
OU SEJA: Pode-se utilizar o mesmo banco de dados com conjunto de tabelas diferenciadas para cada site (subdomínio).

2 - TODO O PROBLEMA deste componente está na hora de acessar o painel administrativo para cada site, porque devo ter esquecido de fazer alguma coisa e por isso não está funcionando (o arquivo index2.php não é encontrado).
O acesso ao Administrator de cada sub-dominio é na verdade realizado pelo Administrator do site principal, que recebe os parametros configurados no arquivo configuration.php de cada subdomínio.

3 - O maior objetivo é o de possuir apenas uma única instalação do jommla dentro domínio e utilizar esta mesma instalação para gerenciar páginas de sub-domínios. Função que o componente citado se oferece a fazer.

APLICAÇÃO:
Imagine que eu tenha um site principal no domínio falando sobre saúde. Então terei uma instalação do joomla, correto?

Agora imagine que eu tenha 10 profissionais especializados em diferentes áreas e queira que cada um deles tenha sua própria página para gerenciar em separado (note que não estou falando de criar seções para cada um, mas de sites independentes!), cada uma delas sendo um sub-dominio do site principal: http://www.saude.com.br

ex.:
http://www.saude.com.br/ginastica_localizada/
http://www.saude.com.br/alimentacao_saudavel/
http://www.saude.com.br/seu_coracao/
etc.

Então, a menos que eu esteja enganado, eu teria que ter 11 instalações do joomla!! Certo?
Percebe? A ferramenta propoe que eu utilize uma única instalação do joomla para quantos subdomínios quizer.

Como disse antes, visto que é indicado qual o prefixo das tabelas a utilizar para cada subdominio, então as instalações de componentes e modulos e todas as publicações e configurações pessoais ficarão individualizadas, sem a complicar o MENU.

4 - O único problema que vejo, mas de fácil solução, é que na hora que for instalar algum componente/modulo para um site novo, visto que há uma única instalação, o joomla irá acusar que o arquivo já existe no diretório. Mas isso é solucionável.

A ferramenta não possui mais do que 6 dúzia de arquivos php, mas para quem não domina (meu caso) os códigos não dizem muito.
O desenvolvedor do componente recebeu meu e-mail e me respondeu:"poste sua dúvida no forum do componente". Quando cheguei lá, me deparei com apenas 2 posts com a mesma dúvida e sem resposta do desenvolvedor.


Baixem o arquivo e percebam sobre o que estou falando.
Então é isso, espero que eu tenha conseguido explicar e que os nossos caros colegas possam dar uma luz sobre isto.

Abraços!

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Multisites - Explicando melhor !

Post by pedrorenan » Mon May 22, 2006 2:22 pm

albedis wrote:
4 - O único problema que vejo, mas de fácil solução, é que na hora que for instalar algum componente/modulo para um site novo, visto que há uma única instalação, o joomla irá acusar que o arquivo já existe no diretório. Mas isso é solucionável.

Isso é realmente um problema...  8)
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

albedis
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 9
Joined: Sun Apr 23, 2006 5:08 am

Re: Multisites - Explicando melhor !

Post by albedis » Mon May 22, 2006 2:45 pm

Como disse, solucionável. Pois o problema vai ser apenas com o arquivo existente no diretorio e não na informação existente na base de dados, porque está estará utilizando conjuntos de tabelas difenciadas para o site em questão (prefixo).
Last edited by FaBMak on Wed May 24, 2006 3:07 am, edited 1 time in total.

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Mon May 22, 2006 2:50 pm

pessoalmente ainda não considero uma boa opção, mas vai da necessidade de cada um. Nunca testei.
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
bigodines
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2227
Joined: Thu Aug 18, 2005 11:10 am
Location: Floripa, Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by bigodines » Mon May 22, 2006 3:01 pm

Existe um projeto joomlamultisites (vi no forge esses dias...) talvez seja útil dar uma testada.

Eu implementei meu multisites em 1 semana hackeando o código (posso até te dar o caminho das pedras... só tenho que puxar um pouco da memória o que eu fiz :P) mas vai ser praticamente impossível vc atualizar de uma versão pra outra.

tia
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 14
Joined: Tue Jun 06, 2006 9:04 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by tia » Tue Jun 06, 2006 9:14 pm

Pessoal,

fiz o mesmo teste do http://forge.joomla.org/sf/projects/joomlamultisites em que o Albedis descreveu...Na parte da instalação é bem simples e tem a facilidade de controlar as tables, mas é justamente aí que pega....

Por exemplo, se eu possuir uma estrutura assim:

Portal, site1, site2...e quero que o Portal concentre todas as informações de site1 e site2, mas que site 1 e 2 não se enxerguem...Tem como?

Pelo que eu vi do multisites, ele tem um arquivo dbSiteRules.php em que manipulo as tables, mas não existe a possibilidade de se concentrar as informações em sitesó,  do tipo Portal... Só gostaria de saber se é isso mesmo e se tem alguma solução.... ???

Obrigada

Tia

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Mon Apr 23, 2007 11:31 pm

Eu sei que tô ressucitanto essa tread. Mas estou pensando em instalar algum componente de multisites para um caso em que terei pelo menos 4 joomlas diferentes.

Alguém mudou de opinião, ou ao menos tem uma opinião formada, se é mais lucro usar um componente multisite, ou se criar cada instalação 'no braço'?
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
Belini
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 354
Joined: Fri Nov 18, 2005 6:44 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by Belini » Tue Apr 24, 2007 6:55 pm

No meu caso eu utilizei o JACLPlus que é um componente que permite eu criar diversos perfis de acesso.

No meu caso tenho uma internet e uma intranet no mesmo Joomla. Daí funciona assim:

- Sem logon o usuário vê a internet
- Com logon ele vê tudo que tinha na internet+itens exlusivos da intranet, isso inclui (Notícias, seções, categorias, páginas estárcas, enfim tudo que tiver perfil intranet)

No teu caso parece mais complicado pois são 4 sites, mas daí eu pergunto. Porque quer tudo junto? Não é possível gerenciar 4 sites separados? estes 4 sites tem o mesmo conteúdo?

Explica melhor ae, o que tu precisa....

User avatar
bigodines
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2227
Joined: Thu Aug 18, 2005 11:10 am
Location: Floripa, Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by bigodines » Tue Apr 24, 2007 7:44 pm

minha opinião:

4 joomlas separados e ponto. :D

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Tue Apr 24, 2007 8:53 pm

Quero um para a pós graduação, um para o departamento DEQUI, outro para o OktoberFórum, um para as subdivisões de laboratório e um talvez para a Graduação. To correndo atrás agora é de fazer os templates no braço mesmo. Cada site vai ter conteúdo em separado. Creio que a principio no máximo alguma integração com RSS.

Ná prática, poderia ser menos instalações, só com JaCL ativo. Porém, tem mais agravantes, como templates diferentes, URLs meio divergentes. Não posso ter acesso ao root da URL, pois, como é um site que tem muitas subpastas mesmo, instalar o joomla no root ia ser uma bagunça daquelas, segundo o próprio administrador de rede. Nesse caso, eu também concordo. dai que estava pensando em Usar instalações diferentes.

O administrador da rede pediu para eu verificar se não era mais prático instalar uma solução multisite. Mas pelo que estou vendo, pode ser mais trabalhoso do que instalar diversos joomlas mas só integrar os users via LDAP.

Vou pesquisar mais, mas se mais alguém puder expor seu caso, e4steja a vontade.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org


Locked

Return to “Portuguese Forum”