DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Moderator: ariadneduvessa

Locked
User avatar
djfeliz
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 04, 2009 5:37 pm
Location: Poços de Caldas - MG

DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by djfeliz » Thu May 07, 2015 11:22 pm

Pessoal, uma dica simples, que vai evitar dor de cabeça.
Se você fez atualização do Joomla! 3.1.x ou Joomla! 3.2.x e teve algum problema do tipo tela branca (back-end e front-end) ou alguma mensagem de erro... Não se desespere.
Tenha sempre o pacote completo da última versão Joomla (última versão estável), e envie para o servidor todas as pastas e arquivos (sobrescrevendo os arquivos existentes) onde você fez a instalação, apenas tome o cuidado de não enviar a pasta /installation ...
Depois deste procedimento, acesse o administrador, e vá no menu Extensions -> Extension Manager, clique em Database e clique no botão "Fix" apenas para corrigir as tabelas do banco de dados (como mostra na imagem, o banco de dados já foi corrigido)...
E pronto !!! Seus problemas acabaram e seu site estará atualizado.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

manoelsantos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 19
Joined: Wed Dec 08, 2010 2:36 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by manoelsantos » Tue Aug 18, 2015 1:46 am

Amigo, procurei mais não encontrei nada mais parecido como meu problema do que este tópico. Não sei se fiz a procura errada e se esta mensagem terá que ser trocada de lugar. Se isto tiver que ocorrer, peço desde já sinceras desculpas.
Será que esta sua solução serve para o seguinte caso?

Atualizei uma versão 2.5.28 para a última versão do Joomla. Não deu erro algum. Reinstalei todas as extensões de plugins de antes, mas agora com todas as novas versões.

São dois os problemas.

1) Só vejo a atualização do site se reinicio o navegador. está acontecendo no Chrome, Firefox e Internet Explorer. Quer dizer, se posto um novo artigo, ele só aparece se eu entrar com outro navegados de cache limpo. O mesmo se dá na administração, quando estou logado.

2) Uso o JCE Editor. Escrevo o artigo normalmente. Quando salvo o artigo, abre a página inicial do site. Clico na tela de voltar, no navegador, e o arquivo não está no gerenciador de artigos. Abro o site em outro navegador e o artigo está publicado. Clico no link administrator (salvo na barra de favoritos e lá está o artigo.
Mais um detalhe. Se salvo o arquivo sem fechar o editor JCE ele avisa que o artigo está salvo, mas não está. Tenho que clicar novamente, aí ele salva. No entanto, quando clico no ícone estrela, para que aparece na frontpage, abre a página inicial e o artigo não aparece salvo na administração de artigo, mas ele foi salvo pois consigo vê-lo em outro navegador.

Pode parecer confuso e meio maluco isto, mas é o que está ocorrendo.
Já desabilitei o cache do Joomla, já desabilitei o modrewriter do apache e já desabilitei a URL amigável.

O que pode ser, amigos?

User avatar
djfeliz
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 04, 2009 5:37 pm
Location: Poços de Caldas - MG

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by djfeliz » Tue Aug 18, 2015 2:22 pm

Bem... vamos separar os procedimentos entre migração e atualização.

Atualização ocorre quando o usuário está utilizando uma mesma versão, por exemplo: Atualizar Joomla! 2.5.20 para Joomla! 2.5.28 (que é a última atualização); Atualizar Joomla! 3.3.0 para Joomla! 3.4.3 (que é a última atualização).

Migração ocorre quando o usuário deseja mudar de versão mais antiga para uma mais nova, por exemplo: Migrar Joomla! 1.5x para Joomla! 2.5x; Migrar Joomla! 2.5x para Joomla! 3.x (aqui houve mudanças entre as versões 3.0 até a 3.4)...

No seu caso, fazer uma "Atualização" pode ocorrer muitos erros, até estruturais de tabelas de banco de dados, incompatibilidade entre as extensões... enfim.

Se você efetuou a "Migração" conforme tutorais disponíveis, não deveria ter tantos problemas... no entanto, no link abaixo está um Tutorial de "Migração" de Joomla! 2.5 para 3.x:

https://docs.joomla.org/Joomla_2.5_to_3 ... tion/pt-br

manoelsantos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 19
Joined: Wed Dec 08, 2010 2:36 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by manoelsantos » Tue Aug 18, 2015 7:30 pm

Obrigado pela resposta, djfeliz.

A primeira vez que tentei fazer a migração para a versão atual do Joomla, fiz de orelhada e acabei por quase perder todo o conteúdo do site.
Como havia feito backup pelo Cpanel, antes de proceder àmigração, deu para restituir o site para uma data dois dias antes.

Um técnico do meu provedor me passou um link apontando para este mesmo tutorial indicado por você. Fiz um arquivo pdf com todas as instruções e, desta vez, fui seguindo todos os passos que ali estão recomendados. ´

Antes de fazer a migração fiz um backup com o Akeeba e restitui o site em localhost com wampp. Consegui indentificar que três plugins (Vinaora contador de visitas), Edocs e Freichat estavam impedindo que o Joomla se atualizasse em localhost.
Retirados os plugins, deu erro com o template joomspirit-19. Sanado este último erro, a migração se deu sem qualquer espécie de erro e está funcionando perfeitamente. Mas máquina local não é como em um servidor real.

Porém, ao fazer a migração no servidor remoto, decidi tomar uma atitude drástica. Desinstalei todos os módulos e plugins de terceiros e até mesmo módulos html que criei, deixando a instalação com módulos e plugins exclusivos do Core do Joomla.

Abri, em segundo plano, este tutorial por você recomendado, salvo em arquivo pdf, como te falei, e fui seguindo passo a passo o que nele está dito.

A instalação ocorreu sem qualquer problema. Nada. Tudo normal. Até que fui postar um novo arquivo e me deparei com a situação narrada anteriormente.

A pergunta que faço é a seguinte.

Antes de restaurar de um backup feito pelo servidor será que uma reposição de arquivos, como dito no seu post original, resolveria o problema?

Ou diante do quadro atual não há uma solução que não seja restaurar cópia anterior.

Detalhe: REINSTALEI TODOS OS MÓDULOS E PLUGINS COM VERSÕES PARA A VERSÃO 3.4 DO JOOMLA.
Já configurei tudo, inclusive a disposição de módulos no template joomspirit-99 feito para esta versão do Joomla.

Desculpe-me se me estendi demais. Mas até para meu conhecimento pessoal sobre o Joomla que uso em dois sites desde a versão 1.5, preciso entender o que pode ter acontecido.

Eu acredito que alguns arquivos possam ter se corrompido, ou na hora do download ou na hora da descompactação no servidor, pois, como leigo no assunto, não vejo outra explicação possível.

User avatar
djfeliz
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 04, 2009 5:37 pm
Location: Poços de Caldas - MG

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by djfeliz » Wed Aug 19, 2015 12:29 am

Então... em primeiro lugar, você fez o procedimento correto ao fazer backup total do site, muitos usuários não fazem backup, depois não adianta lamentar.
Voltando ao problema... Se você fez o procedimento no servidor local, e não te erros, você pode fazer backup usando o Akeeba e fazer a restauração no servidor remoto. Particularmente, eu prefiro fazer no meu micro antes de enviar ao servidor remoto, outro detalhe, veja a versão do PHP se corresponde aos requisitos básico para instalação de Joomla! 3.0...

http://www.joomla.org/technical-requirements.html

manoelsantos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 19
Joined: Wed Dec 08, 2010 2:36 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by manoelsantos » Wed Aug 19, 2015 12:41 am

Muito estranho.
Mas vamos lá:
Versão do Apache 2.4.12
Versão do PHP 5.4.38
Versão do MySQL 5.6.23
Arquitetura x86_64
Sistema operacional linux

Reitero: Creio que possa ter havido a corrupção de algum arquivo na hora de fazer a migração. Dei uma revisada em todos os links do painel de administração e todos funcionam direito. Somente os menus do gestor de arquivos é que apresenta este problema. Todos os outros funcionam direito.

Vou fazer mais um teste aqui em localhost vou sobrescrever a pasta administrator com os arquivos originais do Joomla, para ver o que acontece. Vou renomear a pasta para algo como administrator-bkp.
Se der certo aqui, vou tentar no provedor fazendo o mesmo procedimento.

Posto aqui o que aconteceu.

manoelsantos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 19
Joined: Wed Dec 08, 2010 2:36 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by manoelsantos » Wed Aug 19, 2015 2:37 pm

Bom dia amigos! Bom dia djfeliz!
Fiz, como prometido, a sobrescrição da pasta administrator. Renomeei a pasta do provedor para administrator-bkp e fiz o upload da pasta original da instalação do Joomla.
Antes nenhum dos links principais do administrador do gerenciador de artigos (salvar, salvar e fechar, salvar e novo) estava funcionando como deveria. Quase todos voltaram a funcionar, com exceção do SALVAR E FECHAR que continua abrindo a página inicial do site, ao invés de voltar para a página de gestão de artigos.
Continuou também a não funcionar os links do menu que fica à direita do editor de artigos, onde temos como opção a escolha da categoria, se vai ser ou não destaque e a configuração das Tags. Se algum deles for setado, abre a página inicial. Se publico o artigo sem setar nenhum destes links e clicando nos links superiores no link SALVAR, o artigo é salvo. Caso contrário não aparece na relação de artigos salvos do gestor de artigos.
Tomei então outro procedimento. Desliguei o cache nas configurações globais e o cache individual de componentes e plugins. Fiz este teste por que a página estava demorando muito para ser atualizada no navegador. Em qualquer dos que uso para testes. Surpresa.
Após clicar em SALVAR E FECHAR (MENU SUPERIOR DO GESTOR) e SETANDO TODOS OS CONTROLES DO MENU À DIREITA, abre a página inicial, mas o artigo é salvo. O que não acontecia antes.

Mais um detalhe. Se saio do Joomla (logout) e volto para o site, o navegador diz que "este site tem um lopp de redirecionamento" e não abre. Limpo o cache do navegador, clico no link da página inicial salvo em meu desktop e o site abre.

Bom, melhorou, mas continua agora, com pequenos problemas.

Alguma ideia sobre o que pode ser?

User avatar
djfeliz
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 04, 2009 5:37 pm
Location: Poços de Caldas - MG

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by djfeliz » Wed Sep 09, 2015 1:49 am

manoelsantos wrote:
Bom, melhorou, mas continua agora, com pequenos problemas.
Bem, vamos tentar resolver de outro jeito. Agora você tem seu Joomla! atualizado pela migração.

Veja se consegue resolver assim: Faça um backup (exporte as informações pelo phpMyadmin) do banco de dados... e salve o arquivo configuration.php da instalação que você fez migração, apenas para ter as informações sobre o banco de dados.

Após isto, você exclui tudo, apaga todos os arquivos e todas as tabelas do banco de dados. Faz uma nova instalação, utilizando a última versão Joomla!... e restaure (importe as informações pelo phpMyadmim) o banco de dados que você fez backup. Para não ter problemas, coloque as informações do banco de dados no configuration.php... e veja se resolve, ok?

manoelsantos
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 19
Joined: Wed Dec 08, 2010 2:36 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by manoelsantos » Wed Sep 09, 2015 2:23 am

Boa noite amigo.
Problema resolvido. Seguem as causas:

Por algum motivo algumas pastas da minha instalação tiveram as permissões mudadas. Ao salvar arquivos o Apache considerava violação e brecava.
Outra causa era o Login através do JCOmments. Já avisei ao criadores do Plugin.
Ainda uma terceira, gerando conflito com um script javascript versão 1.8 mini. Instalei o JQuery Easy e o problema foi resolvido.

Agora tudo está perfeito.

Fica a dica para caso aconteça com outros usuários de Joomla.

Abração e mais uma vez muito obrigado pela atenção e pelas dicas.

norbertogomes
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 1
Joined: Wed May 11, 2016 12:41 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by norbertogomes » Tue Jan 31, 2017 2:02 pm

Muito obrigado! Tão simples e funcional e não sabia que dava para fazer isso!
Atualizei para a versão 3.2.7 com sucesso! Muito obrigado pela sua resposta!

Norberto Gomes

User avatar
anabarcellos
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast
Posts: 152
Joined: Tue Jul 29, 2014 5:23 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by anabarcellos » Fri Feb 03, 2017 8:15 pm

@norbertogomes, desculpe a intromissão, mas posso perguntar por que você atualizou para a versão 3.2.7 em 31/1/2017 se estamos na 3.6.5? É importante que a versão do Joomla esteja sempre atualizada para mitigar vulnerabilidades.
Ou será que estamos com algum problema no fórum e este post entrou com delay?
Ana Barcellos
http://dicas.joomla.com
http://mulheres.joomla.com.br
Twitter: @AnimandoC

novato_em_web
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling
Posts: 1
Joined: Fri Mar 24, 2017 8:37 pm

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by novato_em_web » Fri Mar 24, 2017 8:45 pm

Boa tarde
eu sou novato de tudo com relação ao joomla
Aqui eu tenho guardado comigo um backup do site do dia 08/02/17, mas tinha dado algum erro de tabela de dados e agora dá um erro do servidor interno, alguém poderia me ajudar agora, neste exato momento?
Eu não sou o desenvolvedor do site e somente tinha acesso ao sistema administrador do joomla. A versão dele era 3.6.5 e usava a extensão k2, aprendi somente a inserir um novo artigo e uma nova notícia, mais nada.

Desde já agradeço a atenção

vittorg
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice
Posts: 6
Joined: Sun Aug 28, 2011 3:21 am

Re: DICA: Resolvendo problema de atualização do Joomla!

Post by vittorg » Fri Oct 27, 2017 6:15 pm

Estou tentando atualizar meus sites da versão 3.7.5 do Joomla para a versão 3.8.1, porém sempre atualizei normalmente até a versão 3.7.5 pela própria CMS em atualizar a versão do Joomla. Porém, com estas versões 3.8 não tenho conseguido atualizar, pois após acionar o backup via Akeeba ao final do backup o Joomla para numa tela vazia com a opção de retornar ao Painel de Controle. Fazendo o backup full do Akeeba pelo componente o mesmo funciona normalmente. Alguém conseguindo atualizar a versão 3.8.1? Alguém sabe o que ocorre comigo e quala solução?


Locked

Return to “Portuguese Forum”