Não é impossível, só preciso de ajuda!

Moderator: ariadneduvessa

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Tue Apr 24, 2007 11:36 pm

No meu trampo estamos fazendo o site que engloba três cursos em uma única instalação. Iremos usar o JACL somente para o envio de notícias e atualizações de páginas que ficará por conta de cada departamento.

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Tue Apr 24, 2007 11:56 pm

Você usa templates diferentes para cada setor? Usa muitos módulos diferentes para cada setor?

Pergunto isso porque já estou prevendo que a cada página criada, se tiver uma super instalação com 5 ou seis  'braços' a cada página criada, vai ser trabalhoso setar qual template e módulos setar. Não digo que isso seja para mim, mas estou imaginando isso para usuários comuns.

É complicado lidar com pessoas que apesar de ter doutorado em algo e saber não-se-o-que de uma coisa muito f#$% da área que dominam não tem quase nenhuma prática aproveitável com html ou noções de web. Creio que isso seja algo comum a qualquer desenvolvedor joomla por aí.

Estou pensando não só no que dá trabalho para mim, mas para todos que vão usar o sistema.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Wed Apr 25, 2007 12:04 am

São dois templates um para home e outro para internas.
Nas internas há uma condição no próprio template onde ele carrega um css diferente para cada departamento. A condição baseia-se em um módulo, ou seja, se o módulo de nome X estiver sendo exibido então carregue o css verde.

O problema de trabalhar com mais de dois templates causa realmente o que você descreveu.

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Wed Apr 25, 2007 2:47 am

humm... não tinha pensado na possibilidade de usar módulos para decidir qual CSS carregar... alguém com uma boa práica poderia fazer milagres, como no Zen Garden. Mesmo que não for para agora, vou fazer uma nota mental para issopara o futuro. Nunca se sabe =]


O problema é que serão vários templates, e sites diferentes. Reralmente estou achando que vale mais apena pegar, fazer um só codigo fonte, alterar o que tiver que alterar, e depois só instalar em ciam de cada joomla. Mesmo que fiquem várias instalações, se conseguir ao menos integrar os usuários, já vai ajudar.

Se ainguém tiver opiniãi diferente, ou apoia alguma de alguém aqui já dita na tread, pode dar um berro aí.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Wed Apr 25, 2007 4:51 pm

Se são vários templates acredito que seja mais fácil, seguro e rápido ter as instalações individuais.

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Wed Apr 25, 2007 6:51 pm

aqui temos uma situação semelhante, fazemos da seguinte forma, na index.php:

switch ("$option")
{
case "frontpage":
require_once (home.php);
break;
default:
require_once (interna.php);

}

cada um desses arquivos tem um layout diferente... talvez nao seja a melhor fomra, mas funciona muito bem
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Wed Apr 25, 2007 11:36 pm

humm, tá saindo comentários bem úteis daqui.

Bom saber também dos hacks.

O belini, você faz para diferenciar o template da página interna da intranet, e da parte externa do joomla?
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
Belini
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 354
Joined: Fri Nov 18, 2005 6:44 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by Belini » Thu Apr 26, 2007 1:11 pm

fititnt wrote: humm, tá saindo comentários bem úteis daqui.

Bom saber também dos hacks.

O belini, você faz para diferenciar o template da página interna da intranet, e da parte externa do joomla?
Grande fititnt,

Eu faço um hack no index.php do Joomla, incluindo a linha abaixo:

Code: Select all

if (strstr($my->jaclplus, '6')) $cur_template = "intranet";
Basicamente eu verifico se o usuário logado pertence ao grupo da Intranet(6).
Em caso positivo, modifico a váriavel do template para meu tema da intranet.

Você precisa usar o componente JACLPlus.

User avatar
mibdata
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 342
Joined: Tue Feb 21, 2006 12:43 pm
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by mibdata » Thu Apr 26, 2007 4:01 pm

nao tive tempo de ler tudo mas pelo que entendi é instalar duas ou mais vezes o joomla no mesmo dominio com o mesmo bd mas q cada um seja independente !!
Se for isso mesmo e so setar o bd por exemplo jo_user jo1_user jo2-user será q e isso !! ?

desta forma ira ter vario joomlas em um mesmo dominio e mesmo bd mas independente !! isso é para pessoas que tem so um bd disponivel em seu host !! espero ter ajudado !! :D
###################################
MIB Data - http://www.mibdata.com.br - Hospedagem de sites Joomla e Desenvolvimento Baseado em Joomla (Servidores no Brasil)
http://www.pagamentodigital.com.br/parceiros/mib
###################################

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Thu Apr 26, 2007 4:41 pm

Belini wrote:
fititnt wrote: humm, tá saindo comentários bem úteis daqui.

Bom saber também dos hacks.

O belini, você faz para diferenciar o template da página interna da intranet, e da parte externa do joomla?
Grande fititnt,

Eu faço um hack no index.php do Joomla, incluindo a linha abaixo:

Code: Select all

if (strstr($my->jaclplus, '6')) $cur_template = "intranet";
Basicamente eu verifico se o usuário logado pertence ao grupo da Intranet(6).
Em caso positivo, modifico a váriavel do template para meu tema da intranet.

Você precisa usar o componente JACLPlus.




prefiro fazer o hack como citei acima na index.php da template, assim nao mexo no core...
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Thu Apr 26, 2007 4:48 pm

@belini, tomei a liberdade de adicionar o que escreveu ao na área de templates. Caso tenha algum outro tópico explicando melhor, ou mesmo link externo, me avise.

@pedrorenan, pode explicar um pouco melhor como fez, e para o que fez o hack no teplate? É bom ter mais opções também. Qualquer coisa, pode até mesmo abrir um tópico novo só para falar do modo como fez também.
Last edited by fititnt on Thu Apr 26, 2007 4:58 pm, edited 1 time in total.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Thu Apr 26, 2007 4:56 pm

pedrorenan wrote: aqui temos uma situação semelhante, fazemos da seguinte forma, na index.php:

switch ("$option")
{
case "frontpage":
require_once (home.php);
break;
default:
require_once (interna.php);

}

cada um desses arquivos tem um layout diferente... talvez nao seja a melhor fomra, mas funciona muito bem
entaum fititnt está em um post mais acima...
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Thu Apr 26, 2007 5:00 pm

Em que caso isso se aplica? É para diferenciar quando é a página inicial usar um template, e quando não, usar outro?
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Thu Apr 26, 2007 5:56 pm

isso mesmo fititnt, vc pode ter um template para componetes diferentes, assim como pode atribuir por Itemid depende da necessidade.
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Thu Apr 26, 2007 8:53 pm

Seu exemplo é diferente do citado pelo do belini. No caso dele, ele fez um template que verifica no JaCLPlus se o usuário logado pertence à intranet, e, com isso, ele libera o template da intranet, bem como as respectivas notícias e funções.

Seu exemplo é diferente, mas seria interessante que se quer passar  adiante, não só colocar o código em si, mas explicar para o que serve exatamente, e, como usar.

Senão é certo que vão perguntar isso mais para frente. Não custa muito abrir um tópico aqui no fórum, ou mesmo ir em alguma das [spam] de joomla, e fazer um tutorial =]
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Thu Apr 26, 2007 9:49 pm

Não acho que seja necessário abrir um tópico para isso. Mas é uma opinião pessoal e eu posso estar extremamete enganado.

Tando eu quanto o belini fazemos da mesma forma, testamos alguma condição e dizemos ao Joomla! o que fazer quando esta condição for favorável ou não.

Tentando ser o mais claro possivel, vou dar um exemplo:

no meu pacote de template ao inves de ter somente o index.php tenho a seguinte estrutura:

index.php -> essa é a pagina que o Joomla! chama qdo a template está setada. Sendo assim, ele abre o arquivo, dentro dele eu tenho um switch (não preciso explicar para que serve um switch neh?! rs):
{code}
switch ($task){
  case "new":
  case "edit":
          require_once("arquivo_com_layout_para_quando_tiver_editor.php");
          break;
  default:
          require_once("arquivo_com_layout_para_o_resto_das_paginas.php");
          break;

}
{/code}

Assim: o Joomla! vai ler meu index.php vai cair dentro do switch. se eu tiver usando algum editor, ou seja, se tiver na $task "new" ou "edit" ele me chama um outro arquivo q contem uma layout mais limpo para que o editor se encaixe melhor. Caso contrario se eu nao tiver usando editor, a $task estará vazia entaum ele me chama o layout padrao para o site.

Desde já aviso que é uma situação hipotética, pode se testar por exemplo o Itemid ou mesmo o $my->username se vc quiser dar uma template para cada usuário.

;)
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace
Posts: 1888
Joined: Thu Aug 18, 2005 5:34 pm
Location: BH/MG - Brasil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pchardnet » Fri Apr 27, 2007 2:26 am

Legal a solução!
Mas eu não usaria o ItemID, pois ele é incremental e não é para fazer este tipo de controle.

User avatar
pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru
Posts: 557
Joined: Wed Feb 22, 2006 7:52 pm
Location: Goiânia - GO - BR

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by pedrorenan » Fri Apr 27, 2007 7:06 pm

pchardnet wrote: Legal a solução!
Mas eu não usaria o ItemID, pois ele é incremental e não é para fazer este tipo de controle.
Além do que... tem como fazer isso pelo admin... mas como eu disse tava supondo... rs
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Sun May 06, 2007 2:05 am

Pediram para que eu testasse soluções multisites, para poder apresentar um relatório de custo/benefício em usá-las ou não, embora eu tenha minha opinião pessoal quanto a isso.

Alguém aqui já conseguiu instalar o JoomMSites e fazê-lo funcionar?

Estou tendo problemas. Aparentemente ao instalá-lo o site principal deixou de ter seu frontend funcionando. Surge o erro:
Template File Not Found! Looking for template:
e nas urls do subsite:
Not Found

The requested URL /test/subsite was not found on this server.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
JCLins
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 90
Joined: Sat Jul 08, 2006 8:10 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by JCLins » Thu May 10, 2007 1:04 pm

Oi ALL, Sou newbee na comunidade e em Joomla.  ;) Mas o tema principal deste tópico me interessou. E creio que tenho um cliente que dá para exemplificar a utilização de um MultiSite. Hoje ele não está em Joomla e sim com um sistema proprietário (que eu dou manutenção e que dá um trabalhão).

O Site: http://www.brazilmedicaltourism.com (ele tem 3 linguas - port. esp. e ingl.)

Com a mesma estrutura fizemos mais 3 sites (todos acessando o mesmo BD): http://www.turismomedico.com.br (somente em portugues) http://www.medicaltourism.com.br (ainda não alterei mas seria somente em ingles  :P ) e http://viajedesalud.com (somente em espanhol) --> detalhe que para estes o site checa a lingua de seu navegador e te remete ao melhor site.

Estamos criando outros sites utilizando o mesmo BD, mas com outro template e com apenas as notícias relevantes para cada site.
Deixa eu tentar explicar melhor  :o :

Site: BrazilMedicalTourism
Artigos: Turismo, Cirurgia Bariátrica, Dentária, Plástica, Cosmética, etc.

Site: dentalhealthtravel.com
Artigos: Turismo e Dentário ( e não apareceriam os outros)

Site: plasticsurgerytravel.com.br
Artigos: Turismo e Plástica ( e não apareceriam os outros)

A grande vantagem disso é que alimento de artigos somente o site principal e os outros "retiram" somete as informações pertinentes que lhes interessam.

Compliquei muito? ??? Será que tem como fazer isso com o Joomla ?  ???

User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by fititnt » Thu May 10, 2007 1:23 pm

É isso que estou tentando ver.

Ainda estou esperando mais opiniões para poder formar a minha. Se alguém mais tiver idéias fale também.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

User avatar
Belini
Joomla! Explorer
Joomla! Explorer
Posts: 354
Joined: Fri Nov 18, 2005 6:44 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by Belini » Mon May 14, 2007 2:44 pm

fititnt wrote: É isso que estou tentando ver.

Ainda estou esperando mais opiniões para poder formar a minha. Se alguém mais tiver idéias fale também.
Poisé, alguma coisa é possível fazer com o próprio Joomla padrão.
Por exemplo, no início da implantação do nosso portal Web tinhamos a idéia de fazer com que cada serviço médico tivesse suas próprias notícias separadamente. Bem, para separar isso usaríamos seções e categorias.
De forma bem simples, quando um usuário clicasse no menu o seviço médico desejado ele chamaria a respectiva seção com suas notícias, podendo até trazer novo tamplate.... 8)

Levando o meu caso para o problema proposto no tópico a dificuldade sería como associar cada serviço médico a uma URL e chamar separadamente....

Sei que não trouxe uma solução, mas creio que abre outra perspectiva pra resolver o problema...

Continuamos de olho.... ;)

User avatar
Planta
Joomla! Intern
Joomla! Intern
Posts: 55
Joined: Fri Nov 18, 2005 5:01 pm

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by Planta » Fri Sep 28, 2007 3:22 am

Fala galera,

seguinte... to utilizando o multisite porque pretendo criar uma franqueadora, sendo assim o cliente criara seus proprios subdomains, por isso não posso usar joomlas diferentes, ao menos que eu queira que ele upe o joomla sempre e instale falando banco de dados e etc :D

Catei o multisite (versão original alpha0.8.2) ... lovely =D, recomendo que se tiverem o msm problema q eu utilizem o mesmo, apesar de estar lotado de bug ainda e ser bem chatinho de mexe no code pq e uma lokura q so.

Abraços

djfeliz

Re: Não é impossível, só preciso de ajuda!

Post by djfeliz » Mon Oct 01, 2007 2:44 pm

Multiple Sites

Bem pessoal, resolvi baixar novamente o componente Multiple Sites para testar. A versão que eu tinha do Multiple Sites não funcionou no Joomla 1.0.13, a mensagem me mostrava que funcionaria até o Joomla 1.0.12

http://extensions.joomla.org/component/ ... Itemid,35/

Apesar de ter feito uma instalação e teste rapido, parece que o componente está melhor.

Na parte da administração do componente, o usuario escolhe os componentes, modulos, plugins e templates que quer configurar isoladamente (para cada site) ou compartilhado.

O único por menor que achei, é que ele não cria um menu para escolher (estando dentro da administração) o site que quer trabalhar, necessitando entrar na administração em separado para cada site.

Por exemplo: criei uma pasta "english", e no Multiple Sites foi criado o site "English", para acessar é simpes: http://www.seusite.com/english

Para acessar a administração do site, tem que digitar, como entrar na administração do site principal: http://www.seusite.com/english/administrator, usando o mesmo login e senha do Super Administrador do site.

Se o componente criasse um menu para alternar entre os site, seria melhor, isto por que, apesar de utilizar o mesmo banco de dados, as tabelas criadas ou copiadas, são diferentes: Por exemplo: o site principal, possui prefixo de tabelas do BD: jos_, e o outro site configurei josen_

Vou continuar os testes, mais para ver se encontro algum bug...


Locked

Return to “Portuguese Forum”