Joomla 1.0.13 TOTALMENTE traduzido, agora também o conteúdo para latin/português

Moderator: ariadneduvessa

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Joomla 1.0.13 TOTALMENTE traduzido, agora também o conteúdo para latin/português

Post by fititnt » Mon Feb 05, 2007 12:47 am

Bem volta e meia aparece alguém mais novo querendo saber como faz o joomla ficar traduzido, mas não sabe por onde começar, então vou explicar umas coisas básicas.

1. Tradução da área administrativa

Na versão 1.0.x, não há uma versão oficial de tradução do joomla para a área administrativa. Se mesmo assim, deseja atualizar, veja este tópico AQUI. Note que foi feito pela lenaju, e que para baixar os arquivos, deve ir nessa página (o usuário deve se cadastrar para poder baixar o arquivo).

2. Tradução da púlica

Essa tradução é aquela que passa para o português do Brasil alguns dos textos que aparecem para o visitante, Por exemplo, na parte de login, o " Lost Password? No account yet? Register" é traduzido. Porém, os nomes dos menus, e o conteúdo não é traduzido. Para conseguir trauzir seu site, coloque o conteúdo do Traducao_frontend_1.0.12.zip em anexo nesse post.

3. Tradução do 'conteúdo'

Essa eu criei porque não gosto nenhum pouco do conteúdo de exemplo do joomla. Ele foi feito para quem fala inglês, e, por mais que boa parte do conteúdo seja em latin, eu passei todo o resto para latin, ou português, até para cada vez que fosse criar um novo site sem intuito de colocar conteúdo novo, que não ficasse meio feio aos que forem ver, porque está em inglês. Isso vai de cada um. Quem vai fazer o site rápido, não precisa disso, mas como eu passei umas duas horas fazendo isso, pensei em conpartilhar com o pessoal.

O que eu fiz:
Mudei o nomes dos menus e módulos. Exemplo: Home > Principal, Contact Us > Contato, e assim vai.
Alterei os links. Agora aponta para o google, gmail, terra, etc.
Mudei os Feeds para uns que o pessoal não-joomleiro veja mais. Exemplo: Feeds do Terra, da Globo.

Creio que esse pacote é bom para aqueles que querem ou deixar esse conteúdo por si só para demostrar algo para um cliente, ou o pessoal que quer, em cima desse conteúdo, alterar seu site, já que boa parte de nomes de menus já estão traduzidos. Todos aqui fazer a mesma coisa repetitiva ao criar um joomla, e, quem sabe, esses dbs economizem uma meia hora a uma hora de quem quiser =]

Como instalar a tradução do 'conteudo' para latin/portugues_brasil

Atenção: Só siga os passos abaixo para um joomla recém instalado, e sem qualquer componente diferente instalado. Mesmo que você faça algo errado nada demais vai ser perdido além de no máximo meia hora a mais.

1. Abra o phpmyadmin com seu usuário e senha e selecione uma base de dados. Faça o que está indicado em "2. Tradução da púlica" porque o banco de dados vai presumir que você já tem os rquivos no diretório.
2. FAÇA BACKUP! Nem que só por costume já que sua instalação é recente. Para isso, Com seu banco de dados selecionado vá em EXPORTAR, selecione todas as tabelas, e deixe a opção INSERT como está [ ela serve para criar novas bases de dados do zero] e exporte com algum tipo de compressao para ter o bacup em um arquivo.
3. Limpe sua base de dados. Isso mesmo, delete os dados e as tabelas também.
4. Importe um dos arquivos em anexo, ou o db_joomla1.0.12_latin_mysql5.sql.zip, ou o db_joomla1.0.12_latin_mysql4.sql.zip, conforme a versão do seu mysql. Para fazê-lo, selecione seu banco de dados joomla já vaziu, e vá em IMPORT, e então selecione um dos arquivos e dê OK. Só isso.

Eventualmente pode dar errado conforme a versão do seu phpmyadmin. Ás vezes dá erro por causa ods caracteres usados para comentar

Espero que gostem =]

//EDITADO:

Acrescentado traduções para a versão 1.0.13 do joomla. Créditos à lenaju ou de quem ela copiou tradução do frontend. Qualquer erro favor avisar. Observe que a senha do administrador já foi dita nessa tread.

Favor reportar qualquer erro.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
Last edited by fititnt on Thu Jan 03, 2008 1:16 am, edited 1 time in total.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

ronildo
Joomla! Virtuoso
Joomla! Virtuoso

Re: Joomla 1.0.12 TOTALMENTE traduzido, agora também o conteúdo para latin/português

Post by ronildo » Wed Feb 07, 2007 1:23 pm

Cara o arquivo "Traducao_frontend_1.0.12.zip.zip" está com problema no xml, ele ta pedindo os arquivos em ingles quando na verdade deveria ser os do portugues.

Code: Select all

<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<mosinstall version="1.0.0" type="language">
	<name>Portugues Brasil</name>
	<version>1.0.0</version>
	<creationDate>2004-09-20</creationDate>
	<author>Joomla! Project</author>
	<authorEmail>admin@joomla.org</authorEmail>
	<files>
		<filename>brazilian_portuguese.xml</filename>
		<filename>brazilian_portuguese.php</filename>
		<filename>brazilian_portuguese.ignore.php</filename>
	</files>
</mosinstall>
Ai está ele arrumado.
http://www.ronildo.com.br/blog/ pt-br | twitter: twitter.com/ronildo
http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=23&t=144443 - FAQ Joomla [pt]
Pessoal por favor não tiro dúvidas por e-mail nem mensagem privada, por favor não insistam.

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Re: Joomla 1.0.12 TOTALMENTE traduzido, agora também o conteúdo para latin/português

Post by fititnt » Wed Feb 07, 2007 3:20 pm

Obrigado ronildo. Arrumei e recoloquei no primeiro post.
Emerson da Rocha Luiz

leandro9000
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Re: Joomla 1.0.12 TOTALMENTE traduzido, agora também o conteúdo para latin/portu

Post by leandro9000 » Sat Feb 10, 2007 9:19 am

Fiz o cadastro no site para baixar a tradução, porém a ativação não chega no email! e sem ativação não consigo baixar o arquivo!

Alguém não poderia hospedar o arquivo em algum outro local para podermos baixar?

Obrigado desde já!

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Re: Joomla 1.0.12 TOTALMENTE traduzido, agora também o conteúdo para latin/portu

Post by fititnt » Sun Feb 11, 2007 9:22 pm

leandro9000, ainda não conseguiu? Qualquer coisa tenta se cadastrar denovo.
Emerson da Rocha Luiz

leandro9000
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by leandro9000 » Mon Feb 12, 2007 5:47 am

Não consegui mesmo... já fiz 2 cadastros no site e naum chega a confiramação de ativação pro email! deve estar com problema o site dela... eu jah até desisti e baixei o joomla em PT-PT...  :-\

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Mon Feb 12, 2007 11:45 am

OK. Já enviei para o seu email =]
Emerson da Rocha Luiz

brubrant
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling

Post by brubrant » Wed Feb 14, 2007 8:34 pm

Olá Fifitnt,

Obrigado pela tradução. Também tô precisando da tradução do back-end e não consegui me cadastrar no site.

Poderia me enviar também?

Desde já agradeço!

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Thu Feb 15, 2007 3:35 am

Sim, posso te enviar sim. Mas tenho a impressão que tinah alterado algo na versão que enviei ao leandro9000 como se eu fosse o administrador do site. Já tentei encontrá-lo no msn para resolvermos isso e dizer pra ele onde que se altera isso, mas não sei se ele o fez.

Brubat, qual o teu e-mail? Não o achei. Talvez fosse vantagem pedir a tradução do backend direto da lenaju, pois acho que como ela fez todo o serviço mais pesado, ela que deve distribuir as versões tbm. Tem de se ver se ela vai disponibilizar outro link ou nao
Last edited by fititnt on Thu Feb 15, 2007 3:36 am, edited 1 time in total.
Emerson da Rocha Luiz

brubrant
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling

Post by brubrant » Thu Feb 15, 2007 5:45 pm

Não consegui contato com a lenaju. Poderia me enviar?

brubrant no Gmail.

Obrigado!

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Thu Feb 15, 2007 11:45 pm

Cara, eu te enviel. Qualquer outro que não consiga contato com a lenaju dá um berro que eu envio. Basta que mandem um email para fititnt em gmail ponto com.

Pelo menos enquanto a lenaju não disponibilizar.
Emerson da Rocha Luiz

kmaster
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by kmaster » Sun Mar 04, 2007 7:25 am

fititnt wrote: Bem volta e meia aparece alguém mais novo querendo saber como faz o joomla ficar traduzido, mas não sabe por onde começar, então vou explicar umas coisas básicas.

Na versão 1.0.x, não há uma versão oficial de tradução do joomla para a área administrativa. Se mesmo assim, deseja atualizar, veja este tópico AQUI. Note que foi feito pela lenaju, e que para baixar os arquivos, deve ir nessa página (o usuário deve se cadastrar para poder baixar o arquivo).

2. Tradução da púlica

Essa tradução é aquela que passa para o português do Brasil alguns dos textos que aparecem para o visitante, Por exemplo, na parte de login, o " Lost Password? No account yet? Register" é traduzido. Porém, os nomes dos menus, e o conteúdo não é traduzido. Para conseguir trauzir seu site, coloque o conteúdo do Traducao_frontend_1.0.12.zip em anexo nesse post.

3. Tradução do 'conteúdo'

Essa eu criei porque não gosto nenhum pouco do conteúdo de exemplo do joomla. Ele foi feito para quem fala inglês, e, por mais que boa parte do conteúdo seja em latin, eu passei todo o resto para latin, ou português, até para cada vez que fosse criar um novo site sem intuito de colocar conteúdo novo, que não ficasse meio feio aos que forem ver, porque está em inglês. Isso vai de cada um. Quem vai fazer o site rápido, não precisa disso, mas como eu passei umas duas horas fazendo isso, pensei em conpartilhar com o pessoal.

O que eu fiz:
Mudei o nomes dos menus e módulos. Exemplo: Home > Principal, Contact Us > Contato, e assim vai.
Alterei os links. Agora aponta para o google, gmail, terra, etc.
Mudei os Feeds para uns que o pessoal não-joomleiro veja mais. Exemplo: Feeds do Terra, da Globo.

Creio que esse pacote é bom para aqueles que querem ou deixar esse conteúdo por si só para demostrar algo para um cliente, ou o pessoal que quer, em cima desse conteúdo, alterar seu site, já que boa parte de nomes de menus já estão traduzidos. Todos aqui fazer a mesma coisa repetitiva ao criar um joomla, e, quem sabe, esses dbs economizem uma meia hora a uma hora de quem quiser =]

Como instalar a tradução do 'conteudo' para latin/portugues_brasil

Atenção: Só siga os passos abaixo para um joomla recém instalado, e sem qualquer componente diferente instalado. Mesmo que você faça algo errado nada demais vai ser perdido além de no máximo meia hora a mais.

1. Abra o phpmyadmin com seu usuário e senha e selecione uma base de dados. Faça o que está indicado em "2. Tradução da púlica" porque o banco de dados vai presumir que você já tem os rquivos no diretório.
2. FAÇA BACKUP! Nem que só por costume já que sua instalação é recente. Para isso, Com seu banco de dados selecionado vá em EXPORTAR, selecione todas as tabelas, e deixe a opção INSERT como está [ ela serve para criar novas bases de dados do zero] e exporte com algum tipo de compressao para ter o bacup em um arquivo.
3. Limpe sua base de dados. Isso mesmo, delete os dados e as tabelas também.
4. Importe um dos arquivos em anexo, ou o db_joomla1.0.12_latin_mysql5.sql.zip, ou o db_joomla1.0.12_latin_mysql4.sql.zip, conforme a versão do seu mysql. Para fazê-lo, selecione seu banco de dados joomla já vaziu, e vá em IMPORT, e então selecione um dos arquivos e dê OK. Só isso.

Eventualmente pode dar errado conforme a versão do seu phpmyadmin. Ás vezes dá erro por causa ods caracteres usados para comentar

Espero que gostem =]

Olá
Instalei o pacote completo, tudo certo.
O problema esta quando vou insatalar o 'conteudo' para latin/portugues_brasil , exclui todas a tabelas do BD para substituir, mas o problema é que não consigo entrar no Admin depois disso... porque ele não aceita a senha...
É claro, ela foi substituida juntamente com as novas tabelas inseridas...
Como faço para mudar a senha do Admin? ou seja, descobrir qual é a senha para entrar na administração?

OBrigado

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Sun Mar 04, 2007 12:53 pm

Só confirma para mim se são essas as senhas mesmo:

SUPERADMINISTRADOR: admin
SENHA : webdesigndemo

para mudar a senha, se tiver acesso ao painel administrativo, pode ser mudado lá. Eventualmente, caso não consiga, entre no banco de dados e coloque na tabela jos_users no campo password sua senha em um hash md5.
Emerson da Rocha Luiz

kmaster
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by kmaster » Sun Mar 04, 2007 9:00 pm

fititnt wrote:
SUPERADMINISTRADOR: admin
SENHA : webdesigndemo

para mudar a senha, se tiver acesso ao painel administrativo, pode ser mudado lá. Eventualmente, caso não consiga, entre no banco de dados e coloque na tabela jos_users no campo password sua senha em um hash md5.
A senha é essa mesma, perfeito!
So não entendi o esquema do hash md5, mas tudo bem.. ta funcionando perfeito!
Valeus!

rickrios
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling

Post by rickrios » Mon Mar 19, 2007 2:21 pm

show de bola, até que enfim consegui uma tradução.
Estou mergulhando neste universo do CMS mas o joomla era em ingles e muita coisa eu não estava entendendo.
Graças a Deus e ao amigo que teve a iniciativa de traduzir a parada pra gente.

Brigadão.

Tiago Cruz
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by Tiago Cruz » Mon Mar 19, 2007 7:19 pm

Cara,

muito bom, meus parabéns...
só não consegui manter minha base de dados dos meus usuários funfando
voce sabe se eu tenho que manter algo mais do que a tabela jos_users?

Grato!  ;D
"The box said: Requires MS Windows or better, so I installed Linux"

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Mon Mar 19, 2007 10:56 pm

humm... não tenho certeza.

Mas a tradução do banco de dados para latin é so para instalações novas, como nos casos em que a pessoa quer fazer um site de desmotração, ou quer começar um site do zero e não pretende ter que renomear o nome dos módulos para português.

Não vejo grande vantagem em usar a tradução do bd para sites já em uso. o.Ô
Emerson da Rocha Luiz

edyrio
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling

Post by edyrio » Tue Apr 03, 2007 7:59 pm

*********************************************************************************************************

*********************************************************************************************************

Estou com problemas no arquivo joomla_1[1].0.12_estavel_br_completa.zip que baixei do site da lenaju... quando tendo fazer o upload do arquivo com a tradução pelo installers --> languages aparece XML setup file is not for a "language"

Alguém sabe como devo proceder? Fazer o upload via FTP e sobrescrever os arquivos existentes?

Abraço a todos.
Last edited by edyrio on Tue Apr 03, 2007 8:00 pm, edited 1 time in total.
Edney Alessandro
jahjahweb.com.br

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Tue Apr 03, 2007 10:08 pm

o arquivo joomla_1[1].0.12_estavel_br_completa.zip , é a versão estável do joomla 1.0.12, em português do Brasil, COMPLETA. Ela é o joomla todo, não só um pacote de tradução.

Você deve descompactar na raiz de seu site e sobrescrever todos os arquivos do seu joomla.
Emerson da Rocha Luiz

rfigueira
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by rfigueira » Fri Apr 13, 2007 1:11 pm

Fala gurus,

Baixei a tradução do frontend e consegui fazer a instalação, em princípio, na boa.

No entanto quando seleciono o idioma "Portugues Brasil" e clico em publicar ele retorna o seguinte erro auto-explicativo:

Error!

Nada mal han!? Já verifiquei permissões de diretórios, e mais um monte de coisa e nada.

Alguém tem uma luz?

Abraços e obrigado desde já!

rfigueira
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by rfigueira » Fri Apr 13, 2007 1:15 pm

Olá... Fui iluminado...  :laugh:

Se você estiver com o mesmo problema citado acima, verifique as permissões do configuration.php, ele provavelmente estará "unwriteable".

Depois tudo funciona... Impressionante...

:D

rogerio.soares
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling

Post by rogerio.soares » Thu Apr 19, 2007 8:14 pm

Galera me registrei no site, mas nao chega o link para ativacao da conta, alguem pode me enviar o pacote para o meu e-mail?

Opa.. só para constar, eu quero o arquivo Joomla 1.0.12 versão completa pt_BR
Last edited by rogerio.soares on Thu Apr 19, 2007 8:22 pm, edited 1 time in total.

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Thu Apr 19, 2007 9:55 pm

Tente se registrar novamente. Vai ver foi só um erro momentâneo do servidor.

Se mesmo assim não conseguir, eu lhe passo.
Emerson da Rocha Luiz

rogerio.soares
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling

Post by rogerio.soares » Fri Apr 20, 2007 11:07 am

Nada feito... Tentei com outra conta de e-mail e tb nao chega o e-mail de confirmação. :-(

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Sat Apr 21, 2007 2:03 am

ih meu gmail tá dando pau. Não to mais achando com a mesma facilidade as coisas antigas! Os 23070 email tão dificultado para achar o arquivo.

Favor, se alguém mais do fórum tem o arquivo, mande para o rogerio.soares. Não to com ele de forma fácil de achar, e mais gente volta a meia me pede isso.
Emerson da Rocha Luiz

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Sun Apr 22, 2007 4:50 pm

Descupa pelo flood.

O Dj do joomlaBR tem um projeto no sourceforge. Caso alguém não esteja conseguindo baixar do site dela:

https://sourceforge.net/projects/joomlabr/
Emerson da Rocha Luiz

tonildo
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by tonildo » Tue May 29, 2007 12:01 pm

olah, estou com uma duvida... Eu instalei a tradução do frontend do joomla sem problema e muita coisa foi traduzida.. como por exemplo o formulario de login, os butões , etc... mas uma coisa não foi traduzida qd eu vou na seção de noticias as coisas ainda aparecem em ingles como por exemplo:
"Latest News"
"Select a news topic from the list below, then select a news article to read. "
"The latest news from the Joomla! Team"

só ta faltando isso pro meu site.

Espero q possam me ajudar, e obrigado desde jah

--------------------------------------------------------------------------------------------------
RESOLVIDO

Já resolvi o problema ... Valeu assim mesmo #)
Last edited by tonildo on Tue May 29, 2007 9:00 pm, edited 1 time in total.

kmaster
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Atribuir modulos somente em certo link.. erro...

Post by kmaster » Wed Jun 27, 2007 3:49 am

Olá amigos,

Estou postando aqui a minha duvida porque estou utilizando o joomla. 1.0.12 que diz respeito a esse topico, então, acredito ser aqui o lugar para postar.
O problema que encontrei é ATRIBUIR o modulo mod_newsflash para que seja executado somente em certos urls de menus...

Pois bem..  quando eu seleciono para que o mod_newsflash somente seja executado na pagina inicial ele aparece em todas a paginas, e não somente na selecionada.
Ele não aparece quando clico nos outros links do menu, isso esta correto... Mas, em qualquer outra url ele será acionado...

Alguém já notou esse bug?
Alguma ajuda?

No mais, estou satisfeito com essa versão...

Um grande abraço e Sucesso!!!

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Mon Nov 12, 2007 3:52 pm

Só para avisar que resolvi (finalmente) adaptar o script específico para a versão 1.0.13. Provavelmente a anterior devesse funcionar. Mas para não correr riscos ( e como eu já estava meio que fazendo uma no braço mesmo) resolvi postar aqui.

Qualquer coisa prendam o grito.
Emerson da Rocha Luiz

pdrodom
Joomla! Fledgling
Joomla! Fledgling

Re: Joomla 1.0.13 TOTALMENTE traduzido, agora também o conteúdo

Post by pdrodom » Fri Feb 22, 2008 3:45 pm

Olá!

Fiz a tradução do front-end, importei o sql para o banco de dados, até aí tudo certinho. Acontece que ao acessar a home as palavras acentuadas ficaram com sinais "?" de interrogação no lugar dos acentos. O que pode ter ocasionado isso? Outro problema que surgiu foi que não consigo mais usar a senha antiga e nem a que foi passada aqui: user "admin" e senha "webdesigndemo". Ao tentar fazer logon retorna para a mesma página.
Acho que esse problema aconteceu com alguns aqui, se alguém souber a resposta por favor posta aí pra gente. Valeu!

Locked

Return to “Tradução”