Integração de usuários da comunidade Joomla

Moderator: ariadneduvessa

Locked
Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Integração de usuários da comunidade Joomla

Post by Hellio » Fri Mar 02, 2007 1:05 pm

Ao pesquisar na internet como divulgar "possíveis" cursos de Joomla, reparei que a comunidade está meio fragmentada.

Estou pensando em modos de integrar melhor todos os usuários, assim como facilitar a chegada de iniciantes. O problema é fazer isso sem criar um outro nível de fragmentação.  :laugh:

Uma idéia é criar uma lista de e-mail que sirva de ponto de entrada e de ajuda para iniciantes, mas que servirá não para conduzir discussões (para isso tem grupos e fóruns), mas para CANALIZAR os usuários para recursos mais adequados ou mais próximos de suas localidades. Ou seja, não uma lista de discussão, mas uma lista moderada para FILTRAR usuários e centralizar anúncios e comunicação da comunidade.

O que acham? Alguém tem alguma outra sugestão?

HW

vih
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Re: Integração de usuários da comunidade Joomla

Post by vih » Fri Mar 02, 2007 1:18 pm

legal a iniciativa, tipo seria legal quem quisesse participar, deixar os emails em um tópico aki no forum para que todos tivessem acesso.
sempre deixei o meu a disposição e não faço questão nenhuma de "tirar uma duvida" de ninguem.

o que as vezes me deixa irado  >:( é q tem gente q quer se aproveitar e quer q a gente faça praticamente todo o trabalho. essas listas bem como os emails e o forum, serve para que os usuarios possam retirar duvidas com outros mais experientes e tambem com outros que já passaram pelo mesmo problema, e não para que ninguem faça o trabalho d outra pessoa.

Pois se vc nao quer ter trabalho, quer tudo na mão, então contrate alguem para fazê-lo.

Bem, é isso que tenho pra dizer.

Meu e-mail é esse aki: viniciusmatiasdiniz at yahoo . com . br

quem quiser pode adicionar, só não esqueça de avisar que é daqui do forum.

vlwwww
Houston, I Have a Problem

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Fri Mar 02, 2007 2:22 pm

Cara, não é so tu que deseja isso, dá uma olhada nesse tópico de tradução de compoentes http://forum.joomla.org/index.php/topic,124947.0.html, em que até o ronildo e o pchardnet estavam planejando ter um outro site, para unificar e centralizar informações e, claro, ajudar a cooperação em grupo para outras atitudes também.

Se você for ver o tópico de usuáários, tem um comentário que fiz que acho que até criou uma certa raiva num primeiro momento, pois estavam querendo fazer um site para cada grupo de usuários [ coisa que NÃO é problema é é ideial realmente fazer], mas a forma como esses sites se interligariam seria importante para não descentralizar informações.

Na minha opinião, deveria haver um local em comum onde a informação poderia ser centralizada. Fóruns, praticamente conheço dois MAIS ativos, ainda que na prática  nesse é que eu participo. Também ma minha opinião, eu incentivo a criação de um site do estilo webtutoriais, só que voltado exclusivamente para o joomla, e se criei esse tópico de Lista de Links para tutoriais e FAQ's Joomla foi para já começar justamente a centralizar informações em português. Ter um site desse estilo com links para outros sites, ajudaria a eliminar em grande parte a descentralização, e, ao mesmo tempo, não faria a comunidade perder com a criação de grupo joomla por região.

Desde já, todos aqueles que tem tutoriais ou sabem responder dúvidas comuns no fórum, se querem que a informação seja divulgada, as respondam de forma bem organizada, e muito bem explicada, como se fosse para alguém mais novo, mesmo que o nível de conhecimento  de que a pediu parece ser mais avançado, e depois disso me manda uma mensagem privada que eu coloco lá na FAQ, até que alguém ou a comunidade crie um logal específico para centralizar informações

PS.: Hellio, eu sõ realmente não gosto da idéia de lista de email, para retirar dúvidas, já tenho experiência de outros projetos e, por mais que lista de email acabe fazendo com que alguns problemas individuais seja respondidos até mais rápido [ coisa que nem sempre acontece] tem o grande problema de serem piores do que fóruns quanto a questão de fazer busca, seja indo de tópico em tópico, ou usando o busca avançada.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by Hellio » Fri Mar 02, 2007 2:44 pm

A "lista" que proponho não iria conduzir nenhuma discussão nem tirar dúvidas, apenas canalizar/guiar usuários para os diversos recursos JÁ EXISTENTES no Brasil. Também poderia servir para divulgar anúncios "oficiais", FAQs, links e uma newsletter da comunidade.

Helio

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Fri Mar 02, 2007 8:39 pm

Hellio wrote: A "lista" que proponho não iria conduzir nenhuma discussão nem tirar dúvidas, apenas canalizar/guiar usuários para os diversos recursos JÁ EXISTENTES no Brasil. Também poderia servir para divulgar anúncios "oficiais", FAQs, links e uma newsletter da comunidade.

Helio
Fora a parte de FAQs, ao menos ao meu ver, até pode ter uma lista de anuncios, e poderia ser sim bem vista. Mas, se ela for pública, certamente vai ter gente volta e meia desesperada postando algo como "MEU SITE PAROU DE FUNCIONAR" e outras atrocidades, e desvirtuaria do propósito. Por isso teria que ser bem moderada. Aliás, quem seria responsável por escolher o que é útil para ser repassado para os outros, e o que não é útul o suficiente para merecer ser lido?
Emerson da Rocha Luiz

Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by Hellio » Fri Mar 02, 2007 9:18 pm

fititnt wrote: Fora a parte de FAQs, ao menos ao meu ver, até pode ter uma lista de anuncios, e poderia ser sim bem vista. Mas, se ela for pública, certamente vai ter gente volta e meia desesperada postando algo como "MEU SITE PAROU DE FUNCIONAR" e outras atrocidades, e desvirtuaria do propósito. Por isso teria que ser bem moderada. Aliás, quem seria responsável por escolher o que é útil para ser repassado para os outros, e o que não é útul o suficiente para merecer ser lido?
Teria que ser moderada de forma bem restrita.

E sem dúvida teria que ser criada uma mini-comissão, para aprovar o conteúdo a ser divulgado. É só criarmos um "charter" com regras simples, sem burocracia. Por exemplo, se a mini-comissão for composta por três membro, dois teriam que aprovar via e-mail qualquer conteúdo. Se for composta por quatro, a aprovação teria que ser feita por três membros. Acho que mais do que quatro já começa a emperrar. Acho que essa comissão deveria ser composta pelos membros ativos da comunidade oficial, Bigodines e FabMak, mais um ou dois membros da comunidade de usuários. Tendo critérios bem claros e transparentes, o trabalho dessa comissão seria pequeno, tudo feito via e-mail.

Poderíamos usar o Google Groups (mais rápido do que o yahoo groups), para "rodar" a lista e publicar os FAQs, links para grupos de usuários, sites, etc.

Uma prática comum como já sabemos é a de criar um e-mail quinzenal ou mensal, contendo uma newsletter com anúncios "oficiais" e até mesmo classificados, claro que selecionados, editados e aprovados pela comissão (assim todos poderiam anunciar seus serviços, cursos e eventos relacionados ao Joomla etc sem "empestear" os grupos de discussão).

Claro, um canal de comunicação "oficial" como esse só funcionaria se houvesse empenho coletivo para divulgá-lo e utilizá-lo sem distorção.

samp
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Post by samp » Sat Mar 03, 2007 2:37 am

ué? porque não incentivar todo mundo a usar este fórum ao invés de criar um outro grupo?  :pop
Quem não deve.... não teme! ;)

Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by Hellio » Sat Mar 03, 2007 2:46 am

samp wrote: ué? porque não incentivar todo mundo a usar este fórum ao invés de criar um outro grupo?  :pop
Você não leu o thread. Se leu, não entendeu.

A idéia não é criar outro grupo, nem fazer alguém frequentar este fórum em detrimento de outros. Você sabia que existem vários sites nacionais , grupos de usuários, etc, todos dispersos? Tenho certeza de que você sabe disso.

Se você acha que vai convencer algumas pessoas a frequentar mais este fórum do que outros, boa sorte.

O que estou propondo é achar um mecanismo para fazer um comunicado que alcance a maior parte dos usuários, sem ter que ficar entrando em todos os fóruns.

Talvez uma newsletter em que os moderadores de cada grupo se comprometam em veícular em seus sites e fóruns, ou algo assim. Isso facilitaria, pois bastaria passar o comunicado para certas pessoas chave.

E por fim, que tal dar sugestões PRÁTICAS ao invés de criticar, ou melhor, tirar sarro?  8)

Helio

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Sat Mar 03, 2007 1:45 pm

ahahahaah. Isso ainda vai virar uma flamewar. Só não vai ser pior do que vários meses atrás no orkut numa comunidade qualquer.

Bem, eu concordo plenamente que se deve unificar  a informação, porque a decentralização certas vezes deixa mais fraco. Tem até estratégia de guerra ao estilo dividir e conquistar.

Do jeito que está estruturado joomla do Brasil, não se pode simplesmente chegar e dizer: pessoal, vamos parar de usar todos os outros fóruns e usar só um . Pode esquecer isso. Você também deve propor opções às pessoas de onde fazer o que desejam. Isso ocorre igualmente em outras [spam] de CMSs, dentro de fora de pt-BR.

O que eu proponho, é um local que fosse centralizado informações, tutoriais, e outras coisas mais, e que fosse o mais próximo possível de livre administração entre os grandes centralizadores de informações joomla do Brasil. Simples. As pessoas não deixariam de postar em seus sites, apenas juntariam tutoriais como um webtutoriais.com.br da vida. Isso simplesmente ia AJUDAR até mais na divulgação das [spam], em vez do quase caos agora de tanto o iniciante quanto alguém mais experiente em joomla tem dificuldade de encontrar informações já feitas em vez de entupir foruns com a mesma pergunta!

PS.: Tem mais gente nesse fórum, e se ninguem mais postar vai ficar praticamente só um chat essa tread. Se alguém mais tem opinião, a fale!
Last edited by fititnt on Sat Mar 03, 2007 1:48 pm, edited 1 time in total.
Emerson da Rocha Luiz

Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by Hellio » Sat Mar 03, 2007 2:03 pm

fititnt wrote: Do jeito que está estruturado joomla do Brasil, não se pode simplesmente chegar e dizer: pessoal, vamos parar de usar todos os outros fóruns e usar só um . Pode esquecer isso. Você também deve propor opções às pessoas de onde fazer o que desejam. Isso ocorre igualmente em outras [spam] de CMSs, dentro de fora de pt-BR.
Onde você ouviu ou leu alguém propor essa idéia de "parar de usar todos os outros fóruns e usar só um"?

Vejam só, eu proponho algo como uma "newletter oficial", ativamente divulgada pelos membros da comunidade, independente de grupos de usuários, fóruns, listas de e-mail etc e só aparece gente criticando e, pasme, sugerindo a criação de mais um outro site...  8)

Eu proponho criar uma newsletter "oficial" da comunidade e centralizar todos esses FAQs, tutoriais, links na página web dessa mesma newsletter.

HW

francodefelice
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by francodefelice » Sat Mar 03, 2007 8:24 pm

Bom... pessoal, dps de ter lido as idéias e ironias, tomei coragem para dar a minha opinião!

Há dois anos apenas comecei à trabalhar com webdesign, não sou programador, sou designer. No meu segundo ano de estágio (nível que ainda estou) passei por 3 cms's, PhpWebsite, Xoops e agora Joomla!. Desde o começo garimpava mt em fóruns e sites de tutoriais para descobrir o que eu queria fazer, pois como já disse sou designer e não programador.  E desde de sempre msm hoje que a web 2.0 está à toda força, não encontro nenhum site q seja organizado de maneira à facilitar nossa vida.

Na minha opinião, o ideal seria fazer um site, como o Imaster. Se vc puder reparar no conteudo do site vc vai ver que ele é bem organizado até a parte onde diz respeito ao nível de experiência do usuário, digo: iniciante, intermediário ou avançado.

Então, chega de discussão e churumelas, mãos-a-obra e vamos começar à trabalhar pq o tempo urge e a comunidade sente necessidade de um site para coletar as informações de forma mais facilitada.

Se quiserem minha ajuda, estou aqui desde já me habilitando à meter a mão na massa. E seja o que Deus quiser...

att., Franco De Felice

Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by Hellio » Sun Mar 04, 2007 12:08 am

Nada impede que tenhamos um site que centralize tutoriais e FAQs etc e uma newsletter.

HW

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Sun Mar 04, 2007 1:30 am

Ótimo, francodefelice, pelo menos já mais gente está pensando em algo.

Vamos lá, pessoal, leiam esse tópico, e expressem opiniões, do que acham que pode ser feito ou não, e o quanto estão dispostos a contribuir!
Emerson da Rocha Luiz

Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by Hellio » Sun Mar 04, 2007 2:19 am

Vou administrar a NEWSLETTER Joomla Brasil

Notem que eu não vou decidir o conteúdo nem a periodicidade. É preciso criar um grupo/comitê de administração. Mas o trabalho braçal eu faço.  8)

Se alguém tem alguma sugestão sobre as "regras" e administração, sou todo ouvidos.

A newsletter vai existir simultâneamente tanto no Yahoo! e no Google groups:

http://br.groups.yahoo.com/group/grupo_joomla_brasil/

http://groups.google.com/group/joomla-brasil

HW
Last edited by Hellio on Sun Mar 04, 2007 3:00 am, edited 1 time in total.

pedrorenan
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Post by pedrorenan » Sun Mar 04, 2007 7:08 am

Bom, espero nao criar polêmica, mas lá vai. Quando conheci o Joomla! e esse forum aki não sabia nada sobre o assunto e atraves de pesquisa no forum e conversa com os participantes consegui aprender o inicio e iniciar minha auto aprendizagem... esse forum tem conteudo pra caramba, a galera e ativa nas respostas e os membros estão sempre dispostos a ajudar. O problema é a galera que nao usa a busca, que não fuça e q qr tudo na mão... Não acho interessante criar uma ferramente pros iniciantes... já tem coisa demais... agora quanto a uma centralizaçao de arquivos isso seria interessante.
Pedro Renan
Grupo de Usuários Joomla! - TO

bigodines
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by bigodines » Sun Mar 04, 2007 8:40 pm

2 centavos do bigo:

Não tem como fazer um imasters do joomla pelo simples fato da falta total e absoluta de colaboradores. Basta entrar em QUALQUER dos sites que falam sobre Joomla! e você vai ver que são sempre as mesmas pessoas que acabam escrevendo material.

A únca função que eu vejo para a newsletter é enviar anuncios de novas versões e eventos. Nada que uma pessoa que venha ao forum frequentemente precise (porém pode ser bastante útil para pessoas que não frequentam o forum).

Sobre a diversidade de foruns/sites sobre o mesmo assunto: cada um frequenta o local onde se sente melhor. Mesmo assim, eu só conheço dois lugares com objetivo de tirar dúvidas dos usuários: aqui e no joomlabrasil.

Concordo que existem muitos sites de joomla no Brasil e que o conteúdo acaba ficando espalhado, mas já estamos pensando em alguma solução pra isso. A nossa sorte é que existeo Google, que olha em todos os sites e tem todas as respostas. Cabe a cada um aprender a utiliza-lo.

Nota 1: Não sou o dono da verdade, esta é a minha opinião.
Nota 2: Favor manter a thread em um nível aceitável de civilidade e respeito.

samp
Joomla! Guru
Joomla! Guru

Post by samp » Mon Mar 05, 2007 5:37 am

Hellio wrote:
samp wrote: ué? porque não incentivar todo mundo a usar este fórum ao invés de criar um outro grupo?  :pop
Você não leu o thread. Se leu, não entendeu.

A idéia não é criar outro grupo, nem fazer alguém frequentar este fórum em detrimento de outros. Você sabia que existem vários sites nacionais , grupos de usuários, etc, todos dispersos? Tenho certeza de que você sabe disso.

Se você acha que vai convencer algumas pessoas a frequentar mais este fórum do que outros, boa sorte.

O que estou propondo é achar um mecanismo para fazer um comunicado que alcance a maior parte dos usuários, sem ter que ficar entrando em todos os fóruns.

Talvez uma newsletter em que os moderadores de cada grupo se comprometam em veícular em seus sites e fóruns, ou algo assim. Isso facilitaria, pois bastaria passar o comunicado para certas pessoas chave.

E por fim, que tal dar sugestões PRÁTICAS ao invés de criticar, ou melhor, tirar sarro?  8)

Helio
claro que eu li e entendi. só dei minha opinião de que acho que não precisa e que acho que este fórum resolve o que vc propõem. eu critiquei ou tirei sarro? foi para mim a mensagem....  ???
Quem não deve.... não teme! ;)

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Mon Mar 05, 2007 6:00 am

Ainda vão acabar fechando essa tread. Melhor manter no assunto.

Bem, o pedrorenan já deu sua opinião. Mas gente pode fazê-lo também, mas creio que tornar a conversa mais 'pessoal' não vai acabar em algo muito produtivo. Ja sei como essa história termina de CMS's passados... eita.

bigodines wrote: Não tem como fazer um imasters do joomla pelo simples fato da falta total e absoluta de colaboradores. Basta entrar em QUALQUER dos sites que falam sobre Joomla! e você vai ver que são sempre as mesmas pessoas que acabam escrevendo material.
Isso é bem verdade; quem acompanha o fórum a muito tempo ou leu posts anteriores tem a impressão absoluta disso, só se não reparou: são poucos que se movimentam realmente. Eu me deparo cada vêz mais com sites joomla espalhados por aí com um código fonte vomitado e sem qualquer cuidado nem com o próprio site, imagine então com a comunidade entonces, de uma forma bem mercenária.
Last edited by fititnt on Mon Mar 05, 2007 6:14 am, edited 1 time in total.
Emerson da Rocha Luiz

Hellio
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by Hellio » Mon Mar 05, 2007 11:49 am

bigodines wrote: A únca função que eu vejo para a newsletter é enviar anuncios de novas versões e eventos. Nada que uma pessoa que venha ao forum frequentemente precise (porém pode ser bastante útil para pessoas que não frequentam o forum).
A impressão que eu tenho é que existe bastante gente que não frequenta nenhum fórum, só visita de vez em quando. Ningúem vive sem e-mail, portanto uma newsletter seria útil para tentar entrar em contato com todo mundo rapidamente. Mas essa newsletter tem que ser adotada e divulgada ativamente. Pelo jeito, isso nunca vai acontecer na comunidade brasileira.

Outra atividade importante é a de encontros de usuários. Mas se a rapaziada tem preguiça até de assinar uma newsletter, quanto mais a de ir a um encontro real.  8)

Um dos problemas é de comunicação e marketing.

Um outro é o de criar um ambiente amigável para iniciantes (desenvolvedores e usuários/clientes) de forma eficiente.

Outro problema é "profissionalizar" (notem as aspas), de forma geral, o uso do Joomla aqui no Brasil. O primeiro passo para isso é criar uma comunidade mais dinâmica e ao mesmo tempo mais organizada.

fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Post by fititnt » Sat Mar 10, 2007 9:25 pm

Uma coisa é verdade: uma troca de emails só é boa para aqueles que realmente não entram muito no fórum. Sei que parece estranho para mim e para outros aqui, mas tme gente que só entra uma e outra vez a cada não sei quando tempo, e só quando dá m34d4 e não conseguie fazer seu sitezinho funcionar.

Hellio wrote: Outro problema é "profissionalizar" (notem as aspas), de forma geral, o uso do Joomla aqui no Brasil. O primeiro passo para isso é criar uma comunidade mais dinâmica e ao mesmo tempo mais organizada.
Criar uma comunidade mais dinâmica e organizada é o ideal, mas não sei se criar mais fóruns ou sites com a pretenção de serem TOTALMENTE independentes pra começar a se carnear, isso sim é um problema.

Por isso que tento dar uma força aqui no forum sempre que posso, e se tivesse mais tempo estaria também ajudando outros projetos joomla, tanto de documentação e suporte, quanto de criação/adaptação de componentes, mais do que já faço ou tento fazer em conjunto com outros.

De qualquer forma convido a todos a ajudarem a manter o fórum mais em ordem, não só esse como os outros, e dar um apoio aos moderadores. Os caras tem que ficar muito tempo online e resolvendo problemas, e isso não é para qualquer um.
Emerson da Rocha Luiz

lselbach
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by lselbach » Fri Jul 16, 2010 2:35 am

Oi pessoal,
Honestamente não li todo o post, estou na finaleira de um projeto grande.

Pra apoiar, fiz um tutorial de inserção de imagens com JCE e coloquei no [youtube]
http://www.[youtube].com/watch?v=fqm9XGL9lDA

Já resolveram essa parada?
Aonde vai ser o JPlace pra postar todas as contribuições?

Abraço
Lucas

velazquez
Joomla! Intern
Joomla! Intern

Post by velazquez » Fri Jul 16, 2010 12:22 pm

Hello World!

Sou obrigado a concordar com o Pedro,(sei que to meio sumido hehe)e a ideia de centrar os arquivos e materiais,acho que a ideia de newsletter pode vir a ser interessante mas tem um detalhe,quem vai montar ela?quem vai administrar?sei que o Hellio se propós a administrar,mas quem vai montar o conteudo que vai nela?sera que a ideia de se montar um grupo em nivel nacional para administrar isso não seria interessante?

(Se tiver alguma asneira aqui é só dizer!)

PS e Off-Topic:Vejo vcs em Brasilia!
Comunidade,Comunidade,Comunidade
http://www.cezarvelazquez.com.br

lselbach
Joomla! Apprentice
Joomla! Apprentice

Post by lselbach » Fri Jul 16, 2010 1:22 pm

Legal Velazquez,
Concordo também com o Pedro.
Acho q podemos postar em qualquer lugar ([youtube], provedor, scribd, etc) e depois linkar aqui. Isso vai estimular a galera a fazer buscas.
Na real eu estou cadastrado no fórum e cai nesse post pelo google, ou seja o spider tá funcionando.
Falando nisso, alguém fez algum tutorial recente (ou livro) sobre criação de templates para 1.5?
valeu
Lucas

paulories
Joomla! Enthusiast
Joomla! Enthusiast

Post by paulories » Mon Jul 19, 2010 7:54 pm

Caracas ... o tópico é de 2007 ..... blz .... fui procurar o grupo do google .... e ... pimba! 3 posts ....

É por isso que não funciona .... querer reinventar a roda ..... na boa .... falta perna pra isso galera!

Eu acredito, se é que isso é relevante depois de 3 anos .... kkkk, que o estímulo deve ser em [spam] regionais sim. A partir dali haveria a produção regionalizada de compomentes, traduções e etc ..... em seguida, com estes grupos mais sólidos .... deveria haver o compartilhamento de tudo aquilo que é produzido ..... e aí sim num site nacional ... se for o caso ... mas comunidade de verdade, com colaboração, e isto não é fácil de obter, sejamos justos!

Cabe lembrar que tudo poderia ser incluído no extensions do Joomla.org .... é centralizado internacionalmente .... eu mesmo ñ procuro extensões em outro local.... só mesmo as traduções.

Newsletter, site, grupo de emails .... acho que o forum deveria suprir esta necessidade. Como o Fit disse, se o cara não quer colaborar assim tá pensando só na grana....
--
Paulo Ries
Gerente de projetos | Designer de Interfaces
Trídia Criação | Membro da JoomlaCalango

Locked

Return to “Portuguese Forum”