Programas e extenções úteis ao programador da Web

Moderator: ariadneduvessa

Locked
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Programas e extenções úteis ao programador da Web

Post by fititnt » Sun Mar 04, 2007 4:36 pm

Sei que essa é uma pergunta pessoal, mas, não há nada como uma boa troca de experiências! Por isso, convido mais gente a postar que extenções usa em seu firefox, e quais os principais programas usa para desenvolver aplicações para a web. Vou começar:

Navegadores [Geralmente nessa ordem de preferência para debugar sites]
Firefox Uso também o  portable Firefox no pen drive
Internet Explorer (6 & 7) Já que +80% usa IE...
Opera

Editores HTML, CSS, JavaScript, PHP
Dreamweaver 8 É robusto e prático para quem quer criar templates joomla, ou trabalhar com HTML sem fazer trabalho Braçal
PHPDesigner 2007 Muito Bom para trabalhar direto com PHP, ou fazer pequenas alterações no código fonte

Banco de dados
PHPmyAdmin Qualquer servidor decente tem uma versão dele rodando. E ele faz seu papel muito bem
DBMananger Para quem quer criar BDs, ou tem sites instalados localmente

Servidor
EasyPHP Uso a muito tempo, mas estou pensando em migrar para o WAMP para poder debugar com o PHPDesigner

FTP
SmartFTP Mais completo que já vi até hoje; tem sistema de favoritos, abre vários FTPs ao mesmo tempo, tem um visual agradável, e é pt-BR

SSH
Putty Provém acesso via linha de comando com o servidor, algo excelente! Todos deveriam saber usá-lo!

Edição de Imagem
Fireworks MX 2004 + Fácil e prático de usar
Photoshop 7+ Melhor para fazer edições mais complexas

Extenções do Firefox

* CSSViewer Leve e útil; mostra os fonte usada, cor, estilo
    * del.icio.us Bookmarks Quem usa pcs diferentes usa essa extenção para ter favoritos em qualquer lugar
    * DOM Inspector Deixe instalado para usar com o Firebug
    * Firebug EXTREMAMENTE ÚTIL!, uso para alterar o código fonte e debugar em tempo real
    * Google Toolbar for Firefox Só uso mesmo a função de exibir o PR da página atual
    * GooglePreview Meio inútil, mas dá uma ajuda pra quem faz buscas no google
    * ImageBot Faz upload muito fácil para o sites de imagens; Util para postar imgs em fóruns
    * InfoLister Extenção que lista extenções, e que ajudou a mostrar essa lista
    * Live HTTP Headers Você pode alterar a forma como o navegador interage com a página.
    * MeasureIt ÓTIMA! serve para ver tamanho em pixels de itens na página
    * Mouse Gestures Essa é para os fans do Opera: faz inumeras ações no FF com araste do botão direito do mouse
    * Professor X Extenção bem leve, que mostra o cabeçalho das páginas sem entrar no código fonte
    * SEO For Firefox EXTREMAMENTE ÚTIL!, uso quando quero saber sobre SEO de um site
    * ShowIP Mostra o IP do site que você visita;
    * tabgroups Se você abre MUITAS abas, VALE a pena; Você consegue ter ABAS das ABAS
    * Verificação ortográfica pt-BR Faz a correção ortográfica do que você digita; tenho dificuldades pra ela funcionar no portable FF
    * Viamatic foXpose meio inútil; mostra miniaturas das outras páginas em uma aba
    * Web Developer EXTREMAMENTE ÚTIL!, uso para alterar o código fonte e debugar o site

Comentários adicionais

Tenho o Firefox Portable no Pen Drive e boa parte desses programas também para quando vou a qualquer lugar e quero alterar algo, realmente posso fazê-lo, sem problemas. Normalmente marco como editor padrão do SmartFTP o PHPDesigner, e ao editar e salvar, o SmartFTP faz o upload automático do arquivo sem eu precisar interferir, e, com o Firefox com a extenção Web Developer ativa na opção "no cache" posso ver em tempo real as alterações.

Bem pessoal, demorei vários meses para chegar e gostar de usar essas ferramentas, mas creio que são bem úteis para o serviço que se propõe, mas estou aberto a sugestões. Sempre é útil ter mais opiniões para ver se encontramos algo mais útil, mas para quem está começando, e não tem muita idéia, creio que seja uma boa dá uma olhada nessas para ver se gosta.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

bigodines
Joomla! Hero
Joomla! Hero

Re: Programas e extenções úteis ao programador da Web

Post by bigodines » Sun Mar 04, 2007 8:51 pm

eu uso:

Editores:
vim7
eclipse
(no windows eu usava SciTE)

Transferência de arquivos:
yafc
scp / sshfs

Controle de versão:
svn

extensões no ff:
web developer [2]
firebug [2]
imagezoom

pchardnet
Joomla! Ace
Joomla! Ace

Re: Programas e extenções úteis ao programador da Web

Post by pchardnet » Mon Mar 05, 2007 5:11 pm

Navegadores
  • Firefox
  • IE
  • Opera ( o melhor, na minha opinião )
Editores
  • EditPlus (The best)
  • DreamWeaver (raramente)
  • Eclipse ( php+java+uml = trabalhos de faculdade, oferece uma produção excelente )
Banco de Dados
  • PhpMyAdmin
  • MySQL Administrator
  • MySQL Query Browser
Servidores
  • WampServer
  • TomCat + Axis
FTP
  • FlashFXP
Editor de Imagem
  • Firewoks
Extensões do Firefox