FAQ do OpenSEF: Problemas comuns/acesso negado/conflito com extenções

Moderator: ariadneduvessa

Locked
User avatar
fititnt
Joomla! Hero
Joomla! Hero
Posts: 2350
Joined: Sat Jul 15, 2006 1:41 am
Location: Porto Alegre - RS - Brazil
Contact:

FAQ do OpenSEF: Problemas comuns/acesso negado/conflito com extenções

Post by fititnt » Sun Apr 01, 2007 5:28 am

Não é muita gente que usa o OpenSEF para melhorar o visual e, em especial, a SEO de seu site, ainda que esse número venha crescendo. Não obstante esse c componente tem alguns detalhes que são facilmente resolvidos, porém podem dar uma dor de cabeça até descobrir isso. Pensando nesse fato, tem algumas ações que podem ser evitadas em sites com ele instalado. Por isso, se algo não está rodando legal, eu aconcelharia tentar esses passos primeiro.

Esses passos partem do princípio que você tem algum conhecimento em joomla, e de que não esqueceu de algo mais simples ainda e que é corriqueiro a qualquer um que conheça o sistema a algum tempo.


Problema: O OpenSEF aponta para artigos que não existem
Solução:
Olhe a lixeira do seu Joomla, e, caso haja conteúdo, delete todos.

Eu pessoalmente nunca vi grande utilidade para a lixeira, mas um dia ela me causou problemas. Parece quie eventualmente o OpenSEF pode acreditar que o item ainda está ativo, ou algo do gênero, quando está na lixeira, e isso pode causar alguns comflitos estranhos.


Problema: Artigos que tem permissão de serem vistos públicamente dão acesso negado aos visitantes
Solução:
Verifique se você está usando links diretos para os artigos, em vez de usar uma lista de seção. Se esse é seu caso, crie um novo menu, com um nome do tipo "menu_oculto" e nele crie um link para cada seção que tiver no seu site. Esse menu não precisa aparecer no seu site, apenas deve existir.

Esse problema pode acabar não afetando pessoas que não tem muitos artigos nem um site volumoso, mas, para um site maior, pode chegar a dar a má impressão de que o site é instável, pois, de fato, de um momento para o outro um artigo qualquer pode deixar de dar permissão pública! Da mesma forma, você pode deixar nesse menu oculto um link para categorias que tem seus artigos, mas, ao fazê-lo com seções, isso vai diminuir o retrabalho.


Problema: Um componente deixou de funcionar quando o OpenSEF está ligado
Solução:
Caso seu componente não tenha um link direto a ele de um menu, crie um novo menu, com um nome do tipo "menu_oculto" e nele crie um link para o componente com problema. Depois vá nas configurações do OpenSEF em [Administrator] >OpenSEF > Configurarion > Components e verifique que seu componente apareceu na lista, para ser possível ser usado um alias para ele; Em vez disso, experimente usar a opção Exclude para forçar o OpenSEF a não interferir com seu componente.

Note que conflitos com coutros componentes podem ser bem piores do que algo que possa ser resolvido com a medida acima. Porém, essa tentativa é um bom começo antes de postar em algum fórum perguntando o que fazer. Esse ação, por exemplo, e a mesma que deve ser usada para fazer o J! Reactions funcionarem sem problemas.



Vale a pena ver também este outro post com um .htaccess auto-explicativo, bem como a FAQ.
Last edited by fititnt on Mon Apr 16, 2007 12:37 pm, edited 1 time in total.
Emerson da Rocha Luiz
Moderador aposentado, 2008-2014 | Membro do JUGRS
http://www.fititnt.org

Locked

Return to “Componentes, módulos e mambots”